Queremos saudar, em primeiro lugar, a nossa comunidade e agradecer por todo apoio ao longo do ano de 2023.
Socializaremos com vocês nossas principais atividades que representam os resultados construídos com empenho, dedicação, ajuda mútua e persistência de um trabalho realizado por muitas mãos, braços e mentes de estudantes, servidores e colaboradores e de cada um de vocês: nossa comunidade.
O IF Baiano é uma instituição federal de ensino, extensão, pesquisa e inovação, que tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atender às demandas da sociedade nas áreas de ciência, tecnologia e cultura, por meio de cursos profissionalizantes técnicos de nível médio, de formação inicial e continuada, cursos de graduação – tecnologia, bacharelados e licenciaturas – e cursos de pós-graduação.
E, significativamente, somos honrados e valorizamos a confiança que nos é dada para formar e desenvolver os nossos discentes e transformá-los em profissionais aptos para o mundo do trabalho, com feição crítica e sempre atinentes aos aspectos econômico e socio-ambientais. Ratificamos o sentimento de orgulho e pertencimento a esta Instituição conduzida por servidores(as) comprometidos(as) com a melhoria contínua da educação profissional, científica e tecnológica, pois aqui: SOMOS e SOMAMOS no IF BAIANO!
É preciso destacar as relevantes contribuições recebidas por meio de diferentes arranjos institucionais (concessões, parcerias estratégicas e emendas parlamentares, entre outras formas de colaboração) destinadas à melhoria da Educação ofertada pelo IF Baiano, que se somaram aos nossos esforços para viabilizar programas, projetos e ações com foco no desenvolvimento institucional, ensino, extensão, pesquisa e inovação tecnológica.
A atuação da Assessoria de Assuntos Externos promoveu um incremento significativo da representação do IF Baiano junto às bancadas federal e estadual, o que proporcionou mais visibilidade e apoio para as diversas ações planejadas.
Em 2023, passamos pelo recredenciamento da Educação à Distância (EaD), habilitando nossa Instituição para oferta de cursos de educação superior à distância. Também foi iniciado o funcionamento do novo espaço de apoio, João Batista Alves Novaes, em Salvador, com estrutura de estúdio de gravação, para realização de aulas da EaD. Além disso, houve o reconhecimento de cursos de graduação, pelo Ministério da Educação – MEC, os quais foram avaliados com notas 4 e 5 pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Incentivamos o esporte dentro e fora de nossa instituição, através dos jogos estudantis do IF Baiano, no campus Guanambi, e com o apoio à participação de nossos discentes nos jogos estudantis da Bahia, além de outros eventos de representação estudantil em vários Estados. Soma-se a isso, as ações institucionais no âmbito da permanência e êxito.
No âmbito do desenvolvimento institucional, ampliamos as oportunidades de parcerias e convênios por meio da articulação, representatividade e maior visibilidade do IF Baiano na Rede Federal, com a designação de representante para o Fórum de Assessores Internacionais (Forinter) da Rede Federal e da participação mais atuante no Fóruns de Desenvolvimento Institucional (FDI). A partir daí, efetuamos parcerias e ações de internacionalização.
Ademais, foram feitas reuniões junto aos gestores dos campi para orientar o planejamento da oferta de cursos e vagas, promovendo o fortalecimento das atividades finalísticas de pesquisa, inovação, extensão e ensino; prosseguimos com a elaboração do Regimento Interno dos Campi; realizamos o mapeamento dos processos de atividades de trabalho das Secretarias de Registros Acadêmicos de nossas unidades e elaboramos a Política Arquivística e a Política de Privacidade do IF Baiano.
Realizamos o IV Simpósio de Internacionalização (Sinter), com a participação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); criamos os Centros Línguas (CeLin), regulamentamos a Política de Internacionalização do IF Baiano e pactuamos o convênio de cooperação com Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ecole Pratique d’Agriculture de Binguéla (EPAB) em Cameroun, na África, com objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico, social e a troca de conhecimento entre os países participantes.
Ainda podemos destacar ações como: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX), que contemplou propostas para modalidade júnior e superior; a revista de extensão “Trilhas”, que em dezembro, publicou um dossiê temático intitulado “Pesquisa e Extensão nos institutos federais brasileiros” em comemoração aos 15 anos do IF Baiano; o II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que agregou o VIII Seminário Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o III Seminário do Programa de Residência Pedagógica – PRP, que contou com oficinas/minicursos, palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos.
O IV Festival de Arte e Música do IF Baiano (FAMIF), em sua quarta edição, contou com etapas seletivas em cada campus e reitoria, e a grande final realizada no campus de Bom Jesus da Lapa; o Projeto Hortas Pedagógicas, em parceria com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e a Embrapa, visando a educação alimentar e nutricional, com a inserção desses produtos no cardápio escolar; e a parceria com a Marinha para capacitação de recrutas na perspectiva de emprego após o serviço militar.
Os nossos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concederam bolsas para o ensino médio e a graduação em todos os campi, fomentando a popularização da ciência e tecnologia; foi iniciada a implantação do Repositório Institucional, que tem como objetivo disponibilizar virtualmente a nossa produção científica e acadêmica. Também certificamos vários registros de propriedade intelectual. Apoiamos a realização da pesquisa que gerou o gel Cicatribio e protocolamos assinaturas de contratos de transferência de tecnologia. Assim, foi possível a criação da nossa primeira Startup geminada no IF Baiano. Um
grande passo de incentivo à inovação e ao empreendedorismo realizado pela nossa Instituição.
Outrossim, foi assinado o protocolo de intenções entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o IF Baiano, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para a concessão de dois lotes irrigáveis. Esta concessão visa à implantação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas (aroeira e angico) e mudas cítricas, bem como a instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado no Baixio de Irecê (BA), além da publicação do edital do concurso para o preenchimento de vagas para servidores técnicos administrativos e docentes.
Investimos recursos para a retomada das obras de construção dos blocos administrativos dos campi de Xique-Xique e de Itaberaba, que proporcionarão uma melhor organização da infraestrutura e permitirão, ainda mais, a ampliação das matrículas. Adquirimos usinas de energia solar fotovoltaica para instalação nos Campi Alagoinhas, Catu, Governador Mangabeira, Itaberaba, Santa Inês, Serrinha, Valença e Xique-Xique, como uma medida de economia e de respeito com as questões ambientais, demonstrando assim o nosso compromisso em buscar fonte de energia renovável e limpa que minimize o impacto ao meio ambiente.
Em 2023, o nosso trabalho continuou se multiplicando e reafirmando o compromisso que temos com a sociedade para a promoção de uma educação pública e gratuita de qualidade, mesmo diante dos sucessivos contingenciamentos orçamentários. Para gerenciar essa dificuldades requalificamos o orçamento das nossas unidades e assim conseguimos apoiar a reestruturação dos ambientes de desenvolvimento das atividades acadêmicas como: as quadras poliesportivas, laboratórios, unidades educativas de campo e as pavimentações das áreas externas de circulação.
Promovemos ações para fortalecer a qualidade de vida no trabalho, com a realização de seminários e de encontros para debates sobre várias temáticas, além de realizar atendimentos aos nossos servidores, primando pelo bem-estar no ambiente de trabalho. Para finalizar essas ações, proporcionamos os jogos dos servidores, no campus de Alagoinhas, que revelaram novos talentos do esporte e, o mais importante, promoveu a aproximação dos servidores. É desse modo, que expressamos o nosso compromisso, respeito e zelo com a comunidade interna e externa, e assim, colocamo-nos à disposição para oferecer nossos serviços, prezando pela qualidade da educação pública e gratuita.
Por fim, asseguro a integridade deste Relatório, construído com a participação das diversas áreas do nosso instituto e aprovado pelo Conselho Superior, como parte da prestação de contas relativa ao exercício de 2023.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br