O Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) é uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), organizada de maneira pluricurricular e multicampi. Nossa instituição está situada em dezenove territórios de identidade e em trinta e quatro municípios do estado da Bahia. A rede é composta por uma Reitoria, catorze campi, catorze polos de Educação a Distância (EaD), um polo de inovação e um Centro de Referência (CR).
Somos especializados na oferta pública e gratuita de educação profissional, científica e tecnológica, em todos os níveis, formas de articulação e modalidades da educação nacional. Ofertamos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de nível médio técnico nas modalidades de educação básica integrada à educação profissional e subsequente, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), de educação superior em tecnologia (cursos de tecnólogo), de licenciatura, de bacharelado e de pós-graduação lato e stricto sensu.
Somos uma instituição com atuação predominante na área agrícola, com atenção especial às demandas sociais locais e aos grupos e às comunidades tradicionais que nos circundam. Ofertamos formação e qualificação com vistas à atuação profissional no mundo do trabalho, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Nossas unidades educacionais estão constituídas por:
Possuímos natureza jurídica de autarquia do Poder Executivo, de administração indireta, e somos vinculados à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. De acordo com a Lei Nº 11.892/08, somos equiparados às universidades federais quanto à regulação, à avaliação e à supervisão dos cursos de educação superior, exercendo papel de instituição acreditadora e certificadora de competências profissionais.
Figura 01 – Mapa de localização dos campi e de seus polos de EaD, segundo os territórios de identidade do estado da Bahia
Nossa missão, visão e valores institucionais são conceitos estratégicos que reforçam nossa identidade, nosso propósito organizacional e os processos de trabalho para a entrega de valor ao nosso público-alvo: os(as) discentes e a sociedade.
Ofertar educação profissional, científica e tecnológica pública, gratuita e de excelência, em diferentes níveis e modalidades, voltada ao desenvolvimento humano, social, econômico, cultural, tecnológico e científico de todos e de todas, em diferentes regiões da Bahia e do Brasil.
Constituir-nos, nacional e internacionalmente, como instituição de referência em educação, especialmente no que se refere à formação de professores(as), à educação de jovens e de adultos(as) e ao desenvolvimento de tecnologias agrárias e ambientais.
Principais normas e regulamentos
A estrutura organizacional do IF Baiano está estabelecida no Regimento Geral, em que estão descritas as competências das instâncias administrativas, consultivas, deliberativas e das instâncias de assessoramento.
O reitor é o dirigente máximo da instituição. Ele é assessorado por unidades de ações de correição, por colegiados e por comissões permanentes, pela Auditoria Interna, pela Diretoria de Comunicação, pela Ouvidoria, por representantes da Procuradoria Federal e, também, pelos seguintes setores: Diretoria Executiva, Gabinete do Reitor, Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROPLAN), Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que o apoiam na gestão administrativa e acadêmica.
Os campi possuem uma estrutura composta, cada um, por uma Direção Geral assessorada pelo Gabinete do Diretor, por uma Diretoria Acadêmica e por uma Diretoria Administrativa, que, por sua vez, se desdobram em coordenações, em setores, em secretarias, em núcleos e em demais estruturas organizacionais de nível operacional que executam as atividades finalísticas e de suporte.
Figura 02 – Estrutura organizacional do IF Baiano
O principal valor gerado pelo IF Baiano é a educação profissional e tecnológica realizada por meio de ações de ensino, de pesquisa e de extensão.
Figura 03 – Geração de Valor do IF Baiano
Desse modo, apresentamos a descrição da cadeia de valor da Instituição:
Macroprocessos finalísticos do IF Baiano e seus principais processos e produtos
O quadro abaixo descreve resumidamente os nossos macroprocessos finalísticos, de acordo com a Lei Nº 11.892/2008 (Lei de Criação dos Institutos Federais), com o nosso Estatuto, com o nosso Regimento Geral e com o Plano de Desenvolvimento Institucional.
Quadro 01 – Macroprocessos Finalísticos
Macroprocesso Finalístico | Objetivos (Art. 8º Lei 11.892/08) | Principais Processos | Principais Produtos |
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Ensino | Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da Educação de Jovens e Adultos | • Dimensionamento, estruturação e oferta de cursos • Processo de ingresso • Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso • Viabilização do reconhecimento de curso • Processo de registro e manutenção de Matrículas • Processo de Certificação • Validação interna e externa dos cursos | • Assistência Estudantil • Cursos técnicos • Cursos de graduação • Cursos EaD • Cursos PROEJA • Eventos acadêmicos • Projetos Pedagógicos de Curso • Diretrizes • Bolsas • Programas • Ações Afirmativas e Inclusivas • Capacitação • Qualificação • Diplomas • Certificados |
Ministrar em nível de educação superior: a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia; b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional; c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento | |||
Pesquisa e Inovação | Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. | • Fomento de projetos de pesquisa • Registro de propriedade intelectual • Prospecção de canais de estímulo à pesquisa | • Projetos de Pesquisa • Patentes • Pesquisa Aplicada |
Ministrar em nível de educação superior: d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológicos. | • Transferência de conhecimento | • Iniciação Científica • Grupos de pesquisa • Bolsas de pesquisa • Eventos de pesquisa • Artigos científicos • Periódico | |
• Processo de ingresso • Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso • Oferta de Curso • Viabilização do reconhecimento de curso • Processo de registro e manutenção de Matrículas • Processo de Certificação • Processo de Diplomação | • Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu • Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu • Capacitação • Qualificação • Diplomas • Certificados | ||
Extensão | Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. | • Fomento de projetos de extensão • Prospecção de canais de estímulo à extensão • Promoção de relações externas | • Bolsas de Extensão • Iniciação à Extensão • Projetos de Extensão • Programas de Extensão • Eventos de Extensão |
Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores(as), objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. | • Processo de ingresso • Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso • Oferta de Curso • Viabilização do reconhecimento de curso • Processo de registro e manutenção de Matrículas • Processo de Certificação | • Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) • Capacitação • Qualificação • Diplomas • Certificados |
O IF Baiano consolida-se como uma instituição multicampi e de referência, no que tange ao ensino agrícola no estado da Bahia, que tem proporcionado a interiorização da educação profissional e tecnológica. A instituição também contribui para o desenvolvimento socioeconômico local e regional, principalmente, em razão da sua inserção em diversos territórios de identidade. Nosso Instituto é o único no país que possui todos os seus campi com formações destinadas às áreas de Ciências Agrárias e Ambientais (cursos, ensino médio técnico, pós-médio, graduações e pós-graduações).
O convívio e a observação de nossa comunidade permitem ao IF Baiano conhecer as ameaças e as oportunidades existentes, possibilitando alinhar as características particulares do ambiente externo e verificar a melhor forma de atuação, para obter sucesso de forma mais eficiente, eficaz e efetiva. Nesse sentido, destacamos alguns dados, gerais e mensuráveis, que nos indicam linhas de abordagem e de ação para o alcance de nossa missão institucional:
Perfil populacional: é essencial conhecer esse perfil, para realizar o dimensionamento das demandas das comunidades que nos cercam, bem como para definir os quantitativos da oferta de vagas em nossos cursos, o processo de ingresso, os contingentes por gênero, por etnia, os indicadores de vulnerabilidade socioeconômica, a ocupação ou o ciclo geracional e a proposição de projetos e de programas específicos;
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): permite avaliar os quesitos de desenvolvimento locais que apresentam algum grau de deficiência, para que possamos estabelecer estratégias e planos que contribuam com a superação desse cenário, tais como projetos de pesquisa e de extensão, tecnologias sociais e abordagens pedagógicas;
Territórios: o olhar sobre os territórios de abrangência do IF Baiano auxilia no processo de planejamento e de execução das ações desenvolvidas no Instituto que resultam na vinculação com o território e com a população que nele habita, permitindo reorganizar as nossas práticas educativas em atenção às necessidades da comunidade;
Atividades econômicas: auxiliam na construção de um bom diagnóstico para a oferta de cursos pelo IF Baiano e permitem observar as potencialidades e as fragilidades da estrutura econômica local e territorial, a fim de criar condições para a inserção de nossos(as) estudantes no mundo do trabalho. A observação dessas atividades possibilita a celebração de parcerias, como convênios de estágio para os(as) estudantes e desenvolvimento de pesquisas e de formação profissional voltada para o fortalecimento dos arranjos produtivos.
Ambiente Externo
Figura 04 – Dados da Bahia em 2021
População e IDHM:conforme publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no documento Estimativas da população 2021, a população estimada da Bahia passa de 14,9 milhões de habitantes, mais precisamente, 14.985.284 pessoas. Em 2020, o número era de 14.930.634 habitantes. O IDHM é um indicador de qualidade de vida de uma população, que considera a expectativa de vida ao nascer, o nível de escolaridade e a renda per capita. O IDHM entre zero e 0,499 é considerado baixo; entre 0,500 e 0,799 é considerado médio e, acima de 0,800, o nível de desenvolvimento é alto. Na Bahia, o último IDH – Índice de Desenvolvimento Humano apurado (PNUD, 2010) foi de 0,660, considerado médio;
Territorialização:uma das principais formas de regionalização aplicadas ao estado da Bahia ocorre por meio dos Territórios de Identidade, adotados pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) através da Lei Nº 10.705, de 14 de novembro de 2007, abrangendo todos os 417 municípios do estado, com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável das regiões. A partir de então, os territórios de identidade tornaram-se unidades de gestão para a formulação do planejamento estadual em todas as dimensões, incluindo a realidade urbana e as atividades dos setores econômicos. Ao todo, a Bahia apresenta vinte e sete Territórios de Identidade, sendo que o IF Baiano está presente em catorze deles e em quinze municípios, por meio de seus campi, da Reitoria e do Centro de Referência, que, somados aos polos de Educação a Distância, alcançam outros catorze municípios e mais cinco territórios. Dessa forma, a zona de atuação do IF Baiano engloba cerca de 70% dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Vale ressaltar que o total estimado da população desses territórios, conforme o IBGE, é de 11,9 milhões de pessoas, e o IDHM médio é de 0,598.
Além dos campi, compõem a estrutura do IF Baiano a Reitoria, em Salvador no estado da Bahia, o Centro de Referência 2 de Julho, localizado na cidade de Salvador e ligado ao campus de Catu. Nele são ofertados cursos de formação inicial continuada (FIC), oferecidos pela PROEX, além de servir de polo presencial para as atividades da educação à distância (EaD) na capital.
A seguir, apresentamos o quadro x com a estimativa populacional e o índice de desenvolvimento humano dos territórios de identidade onde nossas unidades estão inseridas.
Tabela 02 – Unidades do IF Baiano em 2021 (Campi/Reitoria/Centro de Referência)
Território de Identidade | Município | Presença IF Baiano | População estimada 2020 | IDHM (2010) |
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Baixo Sul | Valença | Campus | 97.233 | 0,623 |
Extremo Sul | Teixeira de Freitas | Campus | 162.438 | 0,685 |
Irecê | Xique-Xique | Campus | 46.523 | 0,585 |
Litoral Norte e Agreste Baiano | Alagoinhas | Campus | 152.327 | 0,683 |
Catu | Campus | 54.970 | 0,677 | |
Litoral Sul | Uruçuca | Campus | 20.413 | 0,616 |
Médio Sudoeste da Bahia | Itapetinga | Campus | 76.795 | 0,667 |
Metropolitana de Salvador | Salvador | Reitoria e CR | 2.886.698 | 0,759 |
Piemonte do Paraguaçu | Itaberaba | Campus | 64.646 | 0,62 |
Piemonte Norte do Itapicuru | Senhor do Bonfim | Campus | 79.424 | 0,666 |
Recôncavo | Governador Mangabeira | Campus | 20.762 | 0,643 |
Sertão Produtivo | Guanambi | Campus | 84.928 | 0,673 |
Sisal | Serrinha | Campus | 81.286 | 0,634 |
Vale do Jiquiriçá | Santa Inês | Campus | 10.606 | 0,574 |
Velho Chico | Bom Jesus da Lapa | Campus | 69.662 | 0,633 |
3.908.711 | 0,648 |
Polos Educação à Distância – EaD
A EaD está presente em diversos municípios. No total, atendemos 19 cidades com cursos à distância nas áreas de (anotar áreas dos cursos), em 11 territórios de identidade. Desse modo, estamos levando cada vez mais educação para o interior do estado, possibilitando a permanência dos sujeitos, a formação e qualificação dos(as) trabalhadores(as) e o desenvolvimento local.
A seguir, apresentamos a tabela 03 com dados sobre os polos de educação a distância.
Tabela 03 – Unidades do IF Baiano em 2021 (Polos de Educação a Distância)
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A população total estimada dos municípios em que há atuação do IF Baiano (campi, Reitoria, polos de EaD e Centro de Referência) é de 4.384.373 pessoas, o que corresponde a 29,3% da população do estado, sendo que esses números poderiam ser ainda maiores, caso considerássemos a população dos municípios do entorno dos polos e dos campi do IF Baiano.
A seguir, apresentamos as principais atividades econômicas de acordo com os territórios de identidade baiano.
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Tabela 04 – Principais atividades econômicas, conforme território de identidade
Observação sobre os dados estatísticos
Cabe salientar que, segundo informações publicadas pela SEI/BA, no ano de 2021, os indicadores dos setores econômicos do estado apresentaram, no geral, elevação se comparados aos do ano de 2020. O setor da Indústria registrou (-15,2%), Comércio (10,6%), Serviços (6,5%) e as Exportações (20%), esses dados mostrados acima reforçam o quanto o IF Baiano tem papel fundamental no contexto de retomada socioeconômica e de desenvolvimento das comunidades em que atua, por meio da educação, a instituição tem o potencial de transformar a realidade dos territórios de identidade, apoiando o seu crescimento ao oferecer cursos, capacitações, projetos de pesquisa e de extensão em suas áreas de expertise, de forma que dialogue com as demandas econômicas, culturais e sociais da região.
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