Inicio essa mensagem externando meus sentimentos mais profundos a todas as famílias que foram, de alguma forma, vitimadas pela pandemia causada pela Covid-19. Tenho a certeza que, mesmo adotando todos os cuidados necessários, fomos diretamente afetados(as) frente a esta situação, a qual nos forçou a conviver com as ausências permanentes de colegas, amigos(as), estudantes e de familiares. A privação do convívio diário presencial com os(as) estudantes e com o ambiente do trabalho modificaram nossa forma de desenvolver nossas atividades. Essa tragédia nos marcou e deixou uma lamentável dor. Registro nossa solidariedade.
Sabemos que isso tudo vai passar, mas ainda temos que ter forças para resistir a todas essas adversidades, sentindo saudades das pessoas que conhecemos e com quem tivemos o prazer e a honra de conviver e trabalhar no nosso dia a dia. Estamos lidando com uma nova noção de normalidade que exige de nós extrema união e força de vontade para seguirmos lutando pela vida e pelo nosso IF Baiano.
Tenho a esperança de que tudo dará certo, pois nossa união vencerá toda e qualquer adversidade!
Neste cenário, compreendemos o quão difícil e desafiador foi o ano de 2020. A situação atípica colocou as nossas resistências emocionais à prova. Tivemos que aprender a lidar com uma ameaça invisível e isso exigiu de todos nós a adoção dos procedimentos e cuidados sanitários instituídos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar o contágio e a proliferação do vírus e, assim, preservar a vida de nossa comunidade interna e externa. Dentro dos vários protocolos adotados, podemos citar o isolamento social e o trabalho remoto, ações que não tínhamos o costume de exercitar. Mesmo assim, não deixamos de ter, dentro de nossas possibilidades, o cuidado com as pessoas, evidenciado pelo trabalho dedicado de muitos(as) servidores(as) de nossa Instituição.
Neste sentido, o IF Baiano realizou um grande esforço coletivo para não interromper a nossa comunicação e buscou formas para implementar as aulas não presenciais. Foram muitas mãos e braços envolvidos, sendo esta a única alternativa possível para salvaguardar vidas e o papel do nosso Instituto. As tecnologias digitais passaram a ser ferramentas imprescindíveis nesse momento, pois nossos encontros se tornaram virtuais por meio das telas dos celulares e computadores, hábitos que se tornaram obrigatórios. As soluções digitais foram as alternativas imediatas e viáveis para continuarmos a trabalhar, ensinar, aprender e interagir.
Mesmo nessa situação tão desfavorável, nós não nos deixamos abater, iniciamos as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP); implantamos cursos de Libras (FIC) na modalidade a distância; lançamos editais de pesquisa, extensão e monitoria; criamos a revista “Trilhas da Extensão”; implantamos a biblioteca virtual; realizamos reformas infaestruturais em todos os campi do IF Baiano; adquirimos equipamentos; capacitamos servidores(as) para atividades on-line; distribuímos kits alimentares para os estudantes em maior vulnerabilidade socioeconômica; realizamos congressos virtuais; celebramos parcerias entre o IF Baiano e a rede estadual e municipal para produção de álcool; promovemos chamamento público para selecionar de uma Fundação de Apoio; concluímos e aprovamos o Plano de Desenvolvimento Institucional para o quinquênio 2021-2025; reestruturamos as unidades educativas de campo; reformamos e ampliamos os espaços esportivos; captamos recursos de emendas parlamentares; realizamos estudos de demandas para oferta de novos cursos; realizamos pela primeira vez em nosso IF Baiano as Reuniões de Avaliação da Estratégica (RAE) em todos os campi; realizamos contínuas nomeações, remoções, redistribuições e perícias médicas; emitimos diplomas e certificados sem interrupção; ampliamos o número de vagas da educação a distância; aderimos ao Programa de Inclusão Digital para conceder auxílios para aquisição de pacote de dados, banda larga (wi-fi) e compra ou manutenção de equipamento para os (as) estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, possibilitando condições mínimas de conectividade para desenvolver as atividades pedagógicas não presenciais (APNP), além disso, disponibilizamos serviço de correio eletrônico institucional acadêmico para nossos(as) discentes.
Vários processos foram ampliados e tramitados, via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), que teve papel preponderante para a manutenção das atividades e o cumprimento da missão do IF Baiano. Desse modo, para que pudéssemos trabalhar de forma remota, foram disponibilizadas, também, as pastas de trabalho em ambientes virtuais e o uso do recurso Meu Drive para o compartilhamento e armazenamento de arquivos. Todo esse empenho possibilitou o desenvolvimento das atividades institucionais dos(as) nossos(as) servidores(as) de modo a garantir o princípio da continuidade dos serviços públicos.
Por seu envolvimento com os 19 territórios de identidade do Estado da Bahia, o IF Baiano com os seus 14 campi participou ativamente do enfrentamento à Covid-19. Ao produzirmos e distribuirmos máscaras, protetores faciais, sabão, álcool gel, higienizadores de mão, kits de proteção e materiais de orientações a toda a comunidade, consolidamos a importância da educação pública no Estado e em nosso país. Além disso, realizamos acolhimento e apoio psicológico, criamos o Comitê de Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus para adoção de medidas proteção à comunidade do Instituto em todos os campi e Reitoria, ao qual registramos o nosso agradecimento especial. Além disso, divulgamos informativo de cunho preventivo e por meio de lives, podcasts, entre outros. De jeito nenhum ficamos de braços cruzados, nossa união e nosso trabalho colaborativo, utilizando os nossos conhecimentos e as habilidades, contribuíram sobremaneira em todas as ações concretizadas.
O contingenciamento orçamentário, como é sabido, limitou a nossa atuação e nos conduziu a concentrar o planejamento estratégico nos macroprocessos finalísticos: ensino, pesquisa e extensão. Para fortalecer esses macroprocessos, criamos a Unidade de Relações Internacionais (Urinter) na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e passamos a atuar efetivamente no Fórum de Internacionalização (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Como marco de nosso compromisso institucional com esse eixo estratégico, realizamos o primeiro Simpósio de Internacionalização (Sinter) em plataforma online, no qual fizeram parte técnicos(as), estudantes, docentes, comunidade externa e pesquisadores(as) nacionais e internacionais com destaque para a participação do México e dos Estados Unidos. Lançamos também edital para preenchimento de vagas em curso preparatório para o exame de proficiência em Língua Inglesa TOEIC Bridge, contemplando 699 pessoas entre estudantes e servidores (as) do nosso IF Baiano.
Queremos registrar que ao longo de 2020, muitos outros fatos, além dos citados, foram relevantes para a nossa gestão, e isso nos traz muito orgulho e sentimento de realização. São resultados que demonstram o nosso compromisso com a educação pública gratuita e de qualidade. Fazemos referência às atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para nossas premiações, fruto dos esforços de nossos(as) estudantes e professores(as), a exemplo do projeto de pesquisa sobre o controle de carrapatos em bovinos a partir dos extratos das plantas arruda e que foi premiado na ExporecercaJove, na Espanha, e também na 1° Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), em 1º lugar da categoria Ciências Agrárias, ganhando, ainda, o prêmio de Honra em Educação e Ciências da Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil.
Outra premiação, que muito nos orgulha, foi o de Produção de biomembranas e formulações farmacêuticas a partir do látex da mangaba (Hancorniaspeciosa) para auxílio na cicatrização de úlceras de perna em portadores do Diabetes mellitus”, contemplado em três categorias da FBJC: 1º lugar em Ciências Biológicas e da Saúde, o prêmio destaque em Rigor Científico e o de Excelência em Pesquisa. E mais, o 1° lugar da categoria Ciências da Saúde na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Entre tantos outros eventos exitosos que tiveram lugar em nossos campi, podemos citar: o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e o I Seminário Interterritorial de Sanidade Animal; a participação na Semana Nacional Territorial Norte-Nordeste, que reuniu eventos da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia que teve como tema central: “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Nossas unidades de Alagoinhas, Guanambi, Serrinha, Uruçuca, Santa Inês e Xique-Xique compartilharam o evento com o desenvolvimento de propostas locais em parceria com escolas e instituições de ensino das microrregiões dos territórios; I Congresso de Ensino e Pesquisa que integrou cinco eventos simultâneos em sua programação: a VII Mostra de Iniciação Científica – MIC 2020, o I Seminário Institucional de Pós-graduação – SIP, o I Seminário de Residência Pedagógica – SRP.
Igualmente evidenciamos três dos nossos projetos voltados ao enfrentamento da pandemia, selecionados pelo Conif. Foram eles: Investigação epidemiológica e padronização de método alternativo para detecção do SARS-CoV-2; Desenvolvimento de câmaras de higienização para mãos e o LibrasInterConect: Interconexão dos profissionais intérpretes de Libras com os profissionais da saúde no atendimento às pessoas surdas e no combate ao novo coronavírus, os quais receberam do Conif apoio financeiro para execução de suas atividades.
Outro resultado foi o reconhecimento da qualidade do aprendizado dos nossos discentes, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do ano de 2019, divulgado em 2020, o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, que demonstrou aumento das médias dos campi no ensino médio, ficando acima da meta estimada para o Estado que era de 4,5.
No que diz respeito à gestão institucional, continuamos a realizar o planejamento da gestão de riscos e governança, mediante o Comitê de Gestão de Governança e Gestão de Riscos, que teve papel relevante e de fundamental importância no contexto da pandemia, resultado da aproximação e do esforço coletivo de toda a gestão do nosso IF Baiano. Trata-se de uma via mão dupla, na qual devemos agradecer o trabalho de cada gestor(a) de nossa instituição, bem como de cada técnico, docente e estudante de nossa casa.
Seguimos com o nosso trabalho de forma consciente e acolhedora, buscando sempre a melhoria da gestão. Mesmo com os duros desafios impostos pela situação de excepcionalidade demandada pela crise sanitária, o IF Baiano continua desenvolvendo suas ações com responsabilidade.
Por fim, desejamos saúde a todos e todas e que em breve tenhamos nossas atividades reestabelecidas à normalidade!
Desse modo, asseguro a integridade deste Relatório, asseverada também pelos demais gestores responsáveis pelas informações que compõem este documento, construído com a participação das diversas áreas do nosso Instituto, e aprovado pelo Conselho Superior, como parte da prestação de contas do IF Baiano relativa ao exercício de 2020, nos termos da Resolução Consup nº 141, de 22 de junho de 2021, para que seja disponibilizado à apreciação da sociedade, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos demais órgãos públicos, conforme o previsto na legislação.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br