Ministério da Educação
Relatório de Gestão 2020




Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis
Última atualização: 28/05/2021 - 15:58 horas | Data de publicação: 03/02/2021 - 10:23 horas

Resumo da situação e do desempenho financeiro, orçamentário e patrimonial do IF Baiano

O IF Baiano atua em estrita observância aos preceitos legais que normatizam a gestão orçamentária, financeira e contábil no âmbito da Administração Pública. Dentre os principais normativos estão: Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei orçamentária anual (LOA), Manual Técnico do Orçamento (MTO), Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), Decretos 93.872/86, 9.428/18 e 9.896/19, Lei 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Normativos, Orientações Técnicas dos Órgão Superiores e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) IF Baiano.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece o orçamento do IF Baiano, cuja execução fica condicionada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Publicada a LOA e observadas as normas de execução estabelecidas para o exercício, tem-se o início da execução orçamentária. A quase totalidade de nossos recursos provém do orçamento público. Estes recursos visam suprir todas as categorias de despesas dispostas em lei, tais como custeio, investimento e pessoal. As despesas de custeio são aquelas que atendem os contratos e serviços continuados, materiais de consumo, diárias, passagens, bolsa de ensino, pesquisa e extensão. As despesas de investimento são aquelas destinadas para obras, materiais permanentes e softwares. As despesas de pessoal são para folha de pagamento de pessoal ativo, inativo e pensionistas.

Execução do orçamento do IF Baiano por grupo de despesa em 2020

GRUPOS DE DESPESADESPESAS EMPENHADASDESPESAS LIQUIDADASDESPESAS PAGAS
Grupo Despesa: 1:
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
273.356.953,05273.356.953,05253.781.753,58
Grupo Despesa: 3:
OUTRAS DESPESAS CORRENTES
66.398.079,7540.842.701,7139.467.257,56
Grupo Despesa: 4: INVESTIMENTOS6.310.051,111.505.757,141.463.848,38
R$ 346.065.083,91R$ 315.705.411,90R$ 294.712.859,52

Fonte: Pró-Reitoria de Administração e Planejamento


  • Valor empenhado: consiste na reserva de dotação orçamentária, ou seja, reserva de valores monetários autorizados para atender um fim específico;
  • Valor liquidado: consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, ou seja, será cobrada a prestação dos serviços ou a entrega dos bens, ou ainda, a realização da obra.
  • Valor pago: consiste na entrega de numerário ao credor e a autoridade competente determina que a despesa que foi liquidada seja paga, normalmente por meio de crédito em conta bancária do favorecido.
Saiba mais sobre execução da despesa na Administração Pública

As despesas com pessoal concentram a maior parte dos gastos da instituição, representando 78,9% do total empenhado. O grupo “custeio” representou 19,1% das despesas em 2020, enquanto que o grupo “investimentos” perfez 1,8% do total de gastos empenhados.



A redução nos valores de investimento e de custeio tem dificultado a consolidação da infraestrutura em muitos campi do IF Baiano, o que tem levado à limitação do atendimento que a instituição poderia oferecer, haja vista que ainda há a necessidade de estruturação de muitos ambientes de formação e de trabalho. O grande desafio é realizar a alocação estratégica dos recursos de forma a implementar a estratégia para alcançar os nossos principais objetivos, e que tem consistido na priorização as ações finalísticas na aplicação de recursos do orçamento discricionário, isto é, aquele destinado ao custeio das atividades (Outras Despesas Correntes) e à realização de investimentos.



Dentre as maiores despesas empenhadas para custeio, demonstradas acima, cinco envolvem diretamente as despesas de funcionamento da instituição, abrangendo a contratação de mão de obra terceirizada (vigilância, portaria, limpeza, manutenção e conservação predial), serviços de energia elétrica e de apoio administrativo. Perfizeram um total de R$ 30.718.104,08, representando 46,2% do total empenhado para custeio.

Entre outros custeios encontram-se as aquisições de materiais de consumo e outros itens necessários à realização da missão institucional, tais como material de expediente, material educativo e esportivo, insumos para laboratórios e para as áreas de produção de campo, a assistência direta ao aluno na forma de bolsas, auxílios financeiros para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, fornecimento de alimentação entre outros.



As despesas empenhadas com investimentos: obras, móveis, equipamentos, entre outras aquisições, tiveram o objetivo de melhorar a qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como da ambiência e do atendimento prestado pelo IF Baiano, ao mesmo tempo agregando valor aos produtos gerados pela atuação institucional.

Acesse aqui, por trimestre, o detalhamento da execução orçamentária do IF Baiano em 2020.


CONTRATAÇÕES E LICITAÇÕES

Os processos licitatórios e a gestão das contratações no âmbito do IF Baiano são conduzidos em conformidade ao ordenamento jurídico estabelecido, sobretudo, pelas Leis nº 8.666/93, 10.520/02 e Decretos Nº 93.872/86, 10.024/19, 7.892/2013, e Instruções Normativas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), hoje Ministério da Economia, com destaque à Instrução Normativa nº 05/2017, que dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta.

No exercício de 2020, as contratações mais expressivas seguiram sendo aquelas relacionadas a pessoal, ao funcionamento administrativo, especialmente aos contratos de locação de mão de obra (apoio administrativo, limpeza, vigilância), material permanente e de consumo e manutenção dos imóveis.

Despesas por modalidade de contratação

TOMADA DE PREÇOR$ 779.470,34
DISPENSA DE LICITAÇÃOR$ 3.412.731,33
INEXIGIBILIDADER$ 917.005,66
NÃO SE APLICAR$ 295.564.421,00
SUPRIMENTO DE FUNDOSR$ 43.287,65
PREGÃOR$ 15.879.947,54
TOTALR$ 316.596.683,52*

* Considerados os valores liquidados de 2020



Entre as despesas que podem ser enquadradas em alguma modalidade de licitação, prevista na Lei Nº 8.666/93, observa-se que a modalidade pregão foi a que concentrou maior execução no ano de 2020, com maior volume de despesas na locação de mão de obra.

Despesas por modalidade de licitação*

Tomada de preçoObras e instalações779.470,34
Dispensa de licitaçãoMaterial de consumo528.650,10
Material, bem ou serviço para distribuição gratuita318.944,15
Serviços de consultoria67.540,00
Outros serviços de terceiros - Pessoa Física2.359,60
Locação de mão-de-obra439.040,20
Outros serviços de terceiros PJ- op.int.orc.1.861.908,70
Serviços de tecnologia da informação e comunicação - PJ7.353,71
Obrigações tributarias e contributivas11.697,36
Obras e instalações2.752,06
Equipamentos e material permanente172.485,45
TOTALR$ 3.412.731,33
InexigibilidadeOutros serviços de terceiros - Pessoa Física1.400,00
Outros serviços de terceiros PJ - op.int.orc.812.382,67
Serviços de tecnologia da informação e comunicação - PJ101.624,70
Obrigações tributarias e contributivas1.598,29
TOTALR$ 917.005,66
PregãoMaterial de consumo1.072.708,32
Material, bem ou serviço para distribuição gratuita56.448,49
Passagens e despesas com locomoção2.050,10
Locação de mão-de-obra11.860.938,62
Outros serviços de terceiros PJ- op.int.orc.1.715.330,22
Serviços de tecnologia da informação e comunicação - PJ430.333,19
Equipamentos e material permanente734.685,84
Despesas de exercícios anteriores7.452,76
TOTALR$ 15.879.947,54
TOTALR$ 20.989.154,87

*estão sendo consideradas as despesas liquidadas e que podem incluir recursos extra orçamentários


Despesas por modalidade de licitação


Quanto às despesas relacionadas às contratações nas quais não são aplicáveis o processo licitatório, se referem quase que na totalidade à folha de pagamento e às compras realizadas por meio de suprimento de fundos (cartão corporativo). Nesse grupo de contratações, destacamos os elementos de despesa Auxílio Financeiro a Estudantes e Auxílio Financeiro a Pesquisadores, que compõem diretamente a área finalística e resultam na geração direta de valor à sociedade, e que, juntos, perfizeram um montante de mais de 4,8 milhões de reais.

Despesas por contratações às quais não se aplica licitação*

Não se aplicaAposent.RPPS, reser.remuner. e refor.militar8.508.963,57
Pensões do RPPS e do militar3.895.218,24
Contratação por tempo determinado - pessoal civil3.501.790,47
Contribuição a entidade fechada previdência1.316.286,45
Outros benef. assist. Do servidor e do militar1.559.198,12
Vencimentos e vantagens fixas - pessoal civil212.611.871,52
Obrigações patronais42.493.364,86
Diárias - pessoal civil123.769,86
Outras despesas variáveis - pessoal civil577.488,14
Auxílio financeiro a estudantes4.311.788,05
Auxílio financeiro a pesquisadores526.061,32
Material de consumo9.992,73
Outros serviços de terceiros - Pessoa física322.189,26
Locação de mão-de-obra430.932,31
Outros serviços de terceiros PJ - op.int.orc.983.432,38
Serviços de tecnologia da informação e comunicação - PJ32.144,27
Contribuições62.750,00
Auxílio-alimentação9.361.004,24
Obrigações tributárias e contributivas22.649,72
Outros auxílios financeiros a pessoas físicas24.000,00
Auxílio-transporte1.085.187,24
Sentenças judiciais366.538,55
Despesas de exercícios anteriores258.855,96
Indenizações e restituições3.056.081,10
Ressarcimento despesas pessoal requisitado122.862,64
TOTALR$ 295.564.421,00
Suprimento de fundosMaterial de consumo38.370,35
Outros serviços de terceiros PJ - op.int.orc.4.252,30
Equipamentos e material permanente665,00
TOTALR$ 43.287,65
TOTALR$ 295.607.708,65

*estão sendo consideradas as despesas liquidadas e que podem incluir recursos extra orçamentários


Despesas em que não são aplicáveis o processo licitatório


As contratações que tiveram despesas mais elevadas relacionaram-se, sobretudo, ao pagamento de pessoal e ao provimento da infraestrutura física e tecnológica necessária para dar suporte às atividades finalísticas, tendo como resultado final a disseminação do conhecimento e a formação de profissionais, com inegável contribuição ao desenvolvimento social e econômico dos territórios.

Acesse aqui, por unidade gestora, os processos de licitações e contratos do IF Baiano.


PATRIMÔNIO

Obras mais relevantes em 2020*

Reforma da estrutura do telhado do bloco de salas de aulasCampus Itapetinga
Reforma da guarita e da fachadaCampus Teixeira de Freitas
Construção e reforma/ampliação de refeitóriosCampus Itaberaba
Campus Guanambi
Quadras poliesportivasCampus Xique-Xique
Campus Alagoinhas
Reforma para adequação de acessibilidadeCampus Santa Inês
Campus Teixeira de Freitas
Subestação elétricaCampus Xique-Xique
TOTALR$ 1.353.768,29

*Que tiveram orçamento executado no ano


Estratégias adotadas na gestão patrimonial

SobreEstratégia
Orçamento de investimento insuficienteBusca de recursos e de incorporações
Controle patrimonialLevantamento de bens com periodicidade reduzida
Qualidade dos bens adquiridosEstudo mais apurado e descrição mais adequada dos bens a serem adquiridos
Acessibilidade insuficientePromoção e expansão de acessibilidade nos prédios

O detalhamento da situação patrimonial do IF Baiano pode ser conferido nas demonstrações contábeis – Balanço Patrimonial e Notas explicativas.

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