Ministério da Educação
Relatório de Gestão 2020




Governança, Estratégia e Desempenho
Última atualização: 28/05/2021 - 15:56 horas | Data de publicação: 03/02/2021 - 10:22 horas

Estrutura de governança

O sistema de governança do IF Baiano indica como os atores diversos se organizam, interagem e procedem direta ou indiretamente para obter boa governança e gestão na tomada de decisão capaz de viabilizar o interesse social. O modelo vigente no Instituto envolve enquanto instâncias administrativas:

  1. Instâncias internas de governança que são as estruturas que respondem pela definição, avaliação e monitoramento das estratégias e políticas institucionais, direcionando a atuação do órgão ao atendimento do interesse público:
    • Colégio de Dirigentes;
    • Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE);
    • Conselho Superior.

  2. Instâncias internas de apoio à governança que são as estruturas que realizam a comunicação entre partes interessadas internas e externas ao IF Baiano, bem como avaliam e monitoram riscos e controles internos:
    • Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles (CGRC);
    • Comitê de Governança Digital (CGD);
    • Unidade Correcional;
    • Comissão de Ética;
    • Unidade de Gestão da Integridade;
    • Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos Técnicos Administrativos – (CIS/PCCTAE);
    • Comissão Própria de Avaliação (CPA);
    • Ouvidoria;
    • Unidade de Auditoria Interna (AUDINT);
    • Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais;
    • Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD);
    • Comitê de Acompanhamento e Avaliação de Flexibilização da Jornada de Trabalho;
    • Comissão Local de Assistência Estudantil.

  3. Instâncias em nível de gestão são estruturas que contribuem para a boa governança institucional: gestão estratégica, gestão tática e gestão operacional.
  • 3.1 Gestão estratégica: Corresponde à Alta Administração, responsável por avaliar, direcionar e monitorar internamente o órgão provendo seu direcionamento estratégico. No IF Baiano, compreende: a Administração Executiva Central, representada pela Reitoria (Reitor, Pró-reitores e Diretores Sistêmicos de TI e de Gestão de Pessoas), e as Unidades Administrativas (Campi) representadas pelos Diretores-gerais.
  • 3.2 Gestão tática: responsável por coordenar a gestão operacional em áreas específicas. No IF Baiano, compreende: Diretorias e Coordenadorias.
  • 3.3 Gestão operacional: responsável pela execução de processos produtivos finalísticos e de apoio. No IF Baiano, compreende: Núcleos e Unidades de apoio a Gestão.


Algumas principais ações e medidas da governança institucional realizadas em 2020 para apoiar o IF Baiano no processo de geração de valor em curto, médio e longo prazos, quanto a:


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

TOMADA DE DECISÃO

RISCOS E CONTROLES INTERNOS

RELACIONAMENTO COM SOCIEDADE E PARTES INTERESSADAS
Ações/medidasAtuação conjunta da Reitoria e dos 14 Campi na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e ações do Instituto.Implantar sistemática de geração, análise e disponibilização de dados e informações institucionais.Mapeamento de processos institucionais com tramitação eletrônica obrigatória.

Realização de reuniões do Comitê de Governança e Gestão de Riscos para análise de situação de risco e medidas de mitigação.
Atuação maciça da área de comunicação com ações que implicam em abertura de dados e divulgação de informações relacionadas ao Instituto;

Aperfeiçoamento dos setores que funcionam como canais de acesso a informação e relacionamento com público interno e externo (Serviço de Informação ao Cidadão, Ouvidoria e Unidade Correcional, Assessoria Processual).
ImpactoMelhoria na gestão e qualidade da execução orçamentária; Avanço na infraestrutura física e tecnológica da Reitoria e Campi.Maior segurança e alinhamento da Alta Administração no direcionamento estratégico do órgão.Avanço no mapeamento e na tramitação eletrônica de processos institucionais, sobretudo, nos relacionados a pagamentos, compras e licitações, onde os riscos de integridade são altos.Aperfeiçoamento do Sítio eletrônico do IF Baiano; Inserção do IF Baiano nas redes sociais;

Elaboração do Regimento Interno da Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão.

Principais resultados

Síntese dos resultados das principais áreas de atuação e/ou de operação/atividades do IF Baiano e dos principais programas, projetos e iniciativas, conforme a materialidade da contribuição dos segmentos na composição do valor gerado pelo Instituto.

ENSINO

No nível estratégico, as principais ações que foram geridas pela Pró-Reitoria de Ensino em 2020, no âmbito dos cursos técnicos de nível médio, dos cursos de graduação e dos cursos da educação a distância, para realização e alcance dos objetivos estratégicos institucionais, foram:

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 – CONSOLIDAR OS CURSOS OFERTADOS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Elaboração, Submissão, aprovação e implementação do Edital de Monitoria NorteadorConcluído- Foi realizada a seleção, mas, ainda, não foi possível mensurar o impacto da ação, haja vista que os bolsistas iniciaram as atividades no final de 2020.
Elaboração, Submissão, aprovação e implementação da Residência Pedagógica;Concluído- Incentivar o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.
- Fortalecer e ampliar a relação entre o IF Baiano e as escolas públicas de Educação Básica.
- Fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuras(os) professoras(es).
Elaboração, Submissão, aprovação e implementação do PIBID.Concluído- Incentivar o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.
- Fortalecer e ampliar a relação entre o IF Baiano e as escolas públicas de Educação Básica.
- Fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuras(os) professoras(es).
Produção de materiais, treinamento e capacitação dos servidores docentes, Técnicos Administrativos em Educação, Mediadores (colaboradores externos) e discentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA/MOODLE) no âmbito do IF BAIANO para implementação das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs)Concluído- Capacitação dos servidores para execução das práticas acadêmicas no ensino remoto.
- Capacitação dos discentes para acompanhamento das atividades acadêmicas.
I Seminário Online de Formação de Professores do IF Baiano “Diálogos sobre as Licenciaturas: As Diretrizes Curriculares em Questão”ConcluídoCapacitação dos servidores para execução das práticas acadêmicas no ensino remoto.
Seminário da Educação Profissional e Tecnológica em tempos de Pandemia: Atividades Pedagógicas não Presenciais no IF BaianoConcluídoCapacitação dos servidores para execução das práticas acadêmicas no ensino remoto.
Encontro de Pedagogos(as) e Técnicos(as) em Assuntos Educacionais - “Reflexão deliberativa sobre o campo de atuação do Cargo de Pedagogo/Área e de Técnico em Assuntos Educacionais no âmbito do Instituto Federal Baiano.”Concluído- Criação da Comissão de elaboração do documento norteador das atribuições da equipe técnico-pedagógica.
Suporte e orientações no processo de reformulação/ alteração dos PPCs dos cursos de graduação.Ação contínua- Elaboração de parâmetros e orientações a respeito da implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pela Resolução CNE/CP nº 2/2019 nos cursos de Licenciatura do IF Baiano.
- Adequação do PPC do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas para atendimento às legislações e normativas nacionais de educação.
Suporte e orientações aos campi que passarão por processo de reconhecimento de curso de Graduação: Teixeira de Freitas e UruçucaConcluído- Organização das atividades/processos acadêmicos que são requeridos no reconhecimento de cursos.
- Levantamento de ajustes/estruturação da infraestrutura necessária para o funcionamento e reconhecimento dos cursos.
Assessoria Pedagógica no Processo de criação e reconhecimento dos Cursos de GraduaçãoConcluído- Criação de novos cursos de graduação- Campus Itapetinga e Guanambi;
- Orientação para processo de reconhecimento de cursos buscando conceito acima do satisfatório- Campus Uruçuca e Teixeira de Freitas

Fonte das informações: Pró-Reitoria de Ensino


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Esse programa incentiva a formação prática nos cursos de licenciatura, promove a imersão dos estudantes nas escolas públicas de educação básica e permite que eles articulem os seus conhecimentos teóricos construídos ao longo do curso à prática, dentro da sala de aula.

  • Discentes dos cursos de licenciaturas para participação como residentes no Programa de Residência Pedagógica IF Baiano 2020-2022:  103 inscritos e 72 contemplados com bolsas.

Os chamados professores preceptores, que são professores da educação básica (rede pública) selecionados mediante processo seletivo, acompanham os nossos estudantes dos cursos de licenciatura, para orientá-los e instruí-los em suas residências pedagógicas.

  • Professores da educação básica para participação como preceptora(o) no Programa de Residência Pedagógica IF Baiano 2020-2022:  24 inscritos e 9 contemplados.

PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais de licenciatura que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

  • Iniciantes à Docência (PIBID) IF Baiano 2020/2022: 181 inscritos, 98 bolsistas e 24 voluntários.
  • Bolsistas supervisores (professores da educação básica) do PIBID IF Baiano 2020/2022: 30 inscritos e 12 contemplados.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 – EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS E VAGAS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Suporte e orientações na criação do curso superiorConcluído- Aumento do número de vagas na educação superior
- Funcionamento do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas- Campus Bom Jesus da Lapa.
- Funcionamento do curso de tecnologia em gastronomia- Campus Catu.
- Aprovação do curso de Ciências Biológicas- Campus Guanambi.
Fomento do processo de criação de cursos de licenciaturaEm andamento- Cumprimento do Termo de Acordo e Metas
- Cumprimento de Dispositivo da Lei nº 11.892/2008

Com a suspensão das atividades pedagógicas de ensino em virtude da pandemia de Covid-19, ocorreu um atraso nos calendários escolares o que afetou de forma negativa na oferta de vagas para o ano de 2021, considerando a necessidade de adequação no calendário, do modelo de aplicação do processo seletivo e demais ações necessárias para garantir a oferta da educação pública e de qualidade.


OBJETIVO ESTRATÉGICO 5 – CONSOLIDAR A IDENTIDADE E IMAGEM INSTITUCIONAL
AçãoStatusImpacto/Resultado
Orientações e criação de fluxo para a tramitação das ações de estágio no campusEm conclusãoPadronizar os fluxos de processos de estágio supervisionado nos campi do IF Baiano e ampliação da relação do Instituto com o seguimento empresarial que atuem nas áreas de formação dos discentes
I Congresso de Ensino e Pesquisa do IF BaianoConcluído- Difusão do conhecimento
- Diálogo entre o ensino e pesquisa no IF Baiano
Seminário do Programa de Residência PedagógicaConcluído
Seminário do PIDIBConcluído
Divulgação nas redes sociais e nos polos da marca EaD IF BaianoEm andamentoMaior divulgação dos cursos e eventos realizados pela EaD do IF Baiano
Participação no Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais – CNEaD (projeto em parceria com os Institutos Federais do Nordeste)Concluído

OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 – CONSOLIDAR AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E AFIRMATIVAS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Regulamentação do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (GENI)ConcluídoMaior visibilidade das atividades desenvolvidas
Regulamento de Atividades dos(as) professores(as) Atendimento Educacional Especializado (AEE)ConcluídoMaior visibilidade das atividades desenvolvidas
Reformulação do Regimento do Núcleo (NEABI)ConcluídoDesenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos artísticos e culturais das questões afro-brasileira e indígenas
Regulamento das Atividades desenvolvidas pelos profissionais Intérpretes de LIBRASConcluídoMaior visibilidade das atividades desenvolvidas
Processo de reformulação/atualização de toda Política de Diversidade e InclusãoEm andamento

Em alguns campi a instalação de uma infraestrutura adequada tem proporcionado uma melhor funcionalidade no atendimento aos estudantes que precisam de apoio nas políticas de afirmativas. Nesse sentido, o aumento do número de servidores, sala e equipamentos, têm possibilitado um atendimento satisfatório aos portadores de necessidade especiais. Por outro lado, alguns campi ainda necessitam de melhor estrutura, pois ainda se ressentem da escassez de pessoal, equipamentos e ambientes adequados. Medidas estão sendo tomadas, principalmente em razão do crescimento desse público que tem procurado cada vez mais o instituto para desenvolver suas atividades acadêmicas.


Diversidade e Inclusão

AçãoImpacto/Resultado
Atendimento Educacional EspecializadoMelhoria na qualidade de aprendizado dos estudantes com necessidades específicas.
Aquisição de equipamentos, livros e materiais específicosIncentivos para aperfeiçoar a metodologia de aprendizagem.
Cursos FIC e de Capacitação oferecidos para o público interno e externo nas áreas de Libras e AEEAmpliação de ofertas para matrículas de alunos com deficiência auditiva e outros transtornos.
Projeto de Sala Sensorial proposto por discentes durante a Semana Nacional de Ciência e TecnologiaInovação e alternativas de participação dos alunos com deficiência.
Atualmente os NAPNEs dos campi estão em processo de implantação da Sala Multifuncional, com objetivo de melhorar a atuação dos profissionais da área, como Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Revisor de Textos Braile, Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico/Atendimento Educacional Especializado e Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico/Licenciatura em Letras/Libras, Pedagogo e PsicólogoO ambiente com instalações apropriadas vai proporcionar um melhor desempenho das atividades dos profissionais que desenvolvem os trabalhos com estudantes possuem algum tipo de necessidade específica.


ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O planejamento das ações de assistência precisou ser reformulado de maneira integral posto que no mês de março, quando os calendários acadêmicos estavam apenas iniciando, houve a declaração de pandemia de Covid-19, sem que tenha sido possível a conclusão dos procedimentos relacionados à assistência, seguido pela suspensão das atividades presenciais em nossas unidades, o que gerou como consequência a suspensão dos serviços de residência estudantil.

Em pouco tempo, a medida se mostrou necessária e, diante desse novo cenário que se desenhava, o Conselho Superior do IF Baiano, logo em abril, aprovou a Resolução nº 65, que criou o auxílio emergencial com o objetivo de garantir proteção social aos nossos estudantes diante do novo quadro, contemplando mais de quatro mil alunos em situação de vulnerabilidade com parcelas de R$ 120,00, tendo sido aportado um total de R$ 2.221.633,00. A ação contribuiu para manutenção do vínculo institucional e colaborou com a permanência dos(as) estudantes. Ainda no mês de julho, buscando estender a proteção para todo o corpo estudantil, foi aprovada a Resolução Consup nº 71, garantindo o Auxílio de Inclusão Digital para os alunos da EaD. A medida alcançou mais de trezentos alunos com investimento de R$130.000,00.

Com o progresso e agravamento da pandemia, a manutenção das aulas em sistema remoto, estabelecido pelo CNE (Conselho nacional de educação), e com o objetivo de atender as demandas das APNPs (atividades pedagógicas não presenciais) que estavam prestes a ser implementadas, foi aprovada a Resolução nº 89 de outubro de 2020, através da qual foram criados auxílios para contratação de pacote de dados, serviço de banda larga e, ainda, um auxílio para a aquisição de equipamento, disponibilizadas mais de 5.000 vagas e um aporte de cerca de R$2.500.000,00. Ainda com o intuito de garantir proteção social aos alunos da instituição, o IF Baiano distribuiu mais de cinco mil kits alimentares, colaborando com a subsistência e buscando alcançar o maior número possível de alunos que precisavam desse suporte.

AUXÍLIODISPONIBILIZADOSCONCEDIDOSRECURSO APORTADO
Auxílio Emergencial - Resolução 693.7933.600R$ 2.221.633,00
Inclusão Digital EAD - Resolução 71342257R$ 128.520,00
Inclusão digital APNP - Resolução 89R$ 2.500.000,00*
Pacote de dados1.966440
Contratação de Wi-fi1.794932
Aquisição de Equipamento1.9141.424
Kits de alimentos5.3035.303

* aproximadamente


Desempenho em relação ao ingresso de estudantes – PROEN

TIPO DE CURSONº VAGAS OFERTADAS
2019
Nº VAGAS OFERTADAS
2020
DADOS DE INGRESSANTES
(Extraído dos Relatórios Recebidos dos Campi)
INSCRITOS
2020
EVOLUÇÃO (%)ANÁLISE (Avanços e dificuldades)
PROEJA18011052136Na oferta dos cursos proeja observou-se um decréscimo de vagas.Com a suspensão das atividades pedagógicas de ensino em virtude da Pandemia de Covid-19, ocorreu um atraso nos calendários escolares o que afetou de forma negativa na oferta de vagas para o PROEJA no ano de 2021. Considerando a necessidade de adequação no calendário, do modelo de aplicação do processo seletivo e demais ações necessárias para garantir a oferta da educação pública e de qualidade.
Cursos Técnicos Subsequentes1.2301.8651.1241.97251,62%
Observou-se uma ampliação na oferta de vagas.
Com a suspensão das atividades pedagógicas de ensino em virtude da Pandemia de Covid-19, ocorreu um atraso nos calendários escolares o que afetou de forma negativa na Oferta de Vagas para os cursos Técnicos Subsequentes do ano de 2021. Considerando a necessidade de adequação no calendário, do modelo de aplicação do processo seletivo e demais ações necessárias para garantir a oferta da Educação Pública e de Qualidade.
Cursos Técnicos Integrados1.6251.8001.8925.88610,76%
Observou-se o aumento da oferta de vagas com autorização de novos cursos e aditivos de vagas no andamento do processo.
Com a suspensão das atividades pedagógicas de ensino em virtude da Pandemia de Covid-19, ocorreu um atraso nos calendários escolares o que afetou de forma negativa na Oferta de Vagas para os cursos Técnicos Integrados do ano de 2021. Considerando a necessidade de adequação no calendário, do modelo de aplicação do processo seletivo e demais ações necessárias para garantir a oferta da Educação Pública e de Qualidade.
Cursos Superiores de Tecnologia240300148
(Dado do Suap)
Concorrência total cursos superiores: 7.189Observou-se uma ampliação de 25% na oferta dos cursos superiores em tecnologia, como reflexo dos cursos que foram aprovados no ano de 2019.A oferta dos cursos superiores através do SiSU 2020.1 e 2020.2 foram mantidas.
Cursos Superiores de Licenciatura320320292
(Dado do Suap)
Concorrência total cursos superiores: 7.189Manteve a ofertaA oferta dos cursos superiores através do SiSU 2020.1 e 2020.2 foram mantidas.
Cursos Superiores de Bacharelado200200144
(Dado do Suap)
Concorrência total cursos superiores: 7.189Manteve a ofertaA oferta dos cursos superiores através do SiSU 2020.1 e 2020.2 foram mantidas.
Cursos EaD3.60003.6110--

PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Entre as finalidades e características dos institutos federais, consta realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico (Lei 11.892/2008, Art. 6º); da mesma forma, consta entre seus objetivos: realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade (Lei 11.892/2008, Art. 7º).

No nível estratégico, as principais ações que foram geridas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação em 2020, que, além de supervisionar as atividades de pesquisa e de inovação, patentes e registros científicos e tecnológicos, também abrange a oferta de cursos de pós-graduação, para realização e alcance dos objetivos estratégicos institucionais, foram:

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 – CONSOLIDAR OS CURSOS OFERTADOS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Padronização de nomenclatura, com criação de e-mails, unidades nos campi, atualização de portarias e cadastro no e-MecFinalizadoMelhoria nas comunicações, fluxos de processos e geração de visibilidade para a Pós-Graduação.
Edital 105 - PROAP - Apoio a novos cursos e cursos que não haviam recebido recursos anteriormenteFinalizadoEstruturação de novos cursos e manutenção dos demais. Todos os cursos vigentes receberam convite de proposição ao PROAP entre 2019 e 2020.
Edital 107 - PROAP - Projetos verticalizadosFinalizadoImplantação de Bolsas de Pós-Graduação para o mestrado e especialização.

Fonte das informações: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação


OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 – FORTALECER E AMPLIAR AS AÇÕES DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
AçãoStatusImpacto/Resultado
Primeiro Seminário Institucional de Pós-GraduaçãoFinalizadoHouve apresentação dos trabalhos de mestrado e especialização do Instituto, além de palestra.
I Caravana de Pesquisa, Inovação e Pós-GraduaçãoFinalizadoUma série de duas semanas de duração com palestras e experiências com objetivo de apresentar a Revolução 4.0 e suas tecnologias, além dos Editais de Pesquisa disponíveis.
I Congresso de Ensino e Pesquisa do IF BaianoFinalizadoEvento realizado em dezembro com palestras, debates, comunicações científicas e apresentações culturais.
Regimento dos grupos de PesquisaEm andamentoGrupo de trabalho para elaboração do Regimento dos Grupos de pesquisa no IF Baiano.
Chamada Interna Propes nº 02/2020 - Chamada aos campi para credenciamento previsto da Lei de InformáticaEm andamentoCredenciamento junto ao CATI/MCTIC para executar atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) junto às empresas habilitadas pela Lei de Informática, conforme trata o I do § 1º do art. 11 da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Permite que empresas desse segmento direcionem recursos para os projetos de pesquisa e inovação.
Polítca de Inovação do IF Baiano- Resolução 73/2020 - OSCONSUP/IFBAIANO, DE 29 DE JUNHO DE 2020FinalizadoPermite desenvolver e apoiar pesquisas e empreendimentos de Base Tecnológica.

Fonte das informações: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação


OBJETIVO ESTRATÉGICO 5 – CONSOLIDAR A IDENTIDADE E IMAGEM INSTITUCIONAL
AçãoStatusImpacto/Resultado
I Congresso de Ensino e Pesquisa do IF BaianoFinalizadoCongresso contou com avaliadores e palestrantes externos, gerando maior visibilidade da instituição.

Fonte das informações: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação


OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 – CONSOLIDAR AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E AFIRMATIVAS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Levantamento de vagas e matrículas reservadas para ações afirmativasFinalizadoO IF Baiano aplica, em sua maioria, as vagas de pós-graduação destinadas às ações afirmativas.
Edital Nº 68, de 1º de junho de 2020 Chamada Interna PROPES Nº 06/2020 - PIBIC-Af - CNPq/IF BaianoFinalizado8 projetos contemplados com Bolsas PIBIC-Graduação e Taxas de auxílio ao pesquisador.





EXTENSÃO

Fonte das informações: Pró-Reitoria de Extensão

A Extensão é a forma de articulação entre o Instituto Federal Baiano e a sociedade por meio de diversas ações. É o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o Instituto e a comunidade externa. No nível estratégico, as principais ações que foram geridas pela Pró-Reitoria de Extensão em 2020, que também abrangem os cursos de formação inicial e continuada, para realização e alcance dos objetivos estratégicos institucionais, foram:

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 – CONSOLIDAR OS CURSOS OFERTADOS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Implantação dos Cursos de Formação Inicial e
Continuada (FIC), na modalidade a distância, de Língua Brasileira de Sinais Intermediário e de Introdução à Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Programa Novos Caminhos
Em andamento- A oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica - EPT de curta duração para a população brasileira enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal em resposta à pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, Covid19.

- Qualificação dos cidadãos de acordo com as demandas dos setores produtivos locais e regionais.

Gráfico 1: Número de Vagas Ofertadas em Cursos de Formação Inicial e Continuada FIC nos últimos três anos

No ano de 2020 o progresso das metas estabelecidas ficou comprometido devido à pandemia causada pelo COVID-19 que impossibilitou a realização dos cursos presenciais, ocasionando na suspensão de alguns cursos e em um decréscimo no número de vagas ofertadas. No entanto, como forma de enfrentar a atipicidade, foram implementados novos cursos na forma – FIC’s EaD.
Assim, conseguimos assegurar a oferta de 12 cursos em 6 campi, proporcionando 2.812 vagas de qualificação profissional e ampliar nossa região de atuação para outras regiões do país. Destacamos a participação de discentes de aldeias indígenas e zonas rurais de diversos estados do Brasil.


Gráfico 2: Número de matrículas atendidas e concluintes de Curso FIC EaD em 2020

Foram 1.575 alunos matriculados neste primeiro ano de implantação dessa modalidade (Fic-Ead), com 77,9% de concluintes, demonstrando que essa modalidade de ensino foi bem aceita pelos participantes.


OBJETIVO ESTRATÉGICO 5 – CONSOLIDAR A IDENTIDADE E IMAGEM INSTITUCIONAL
AçãoStatusImpacto/Resultado
Implementação de projetos voltados para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavirus (sars-cov-2/covid-19)Em andamento- Proporcionar à sociedade soluções técnicas e tecnológicas de baixo custo, aderidas às demandas urgentes apresentadas pelas comunidades mais carentes, em decorrência do cenário de saúde pública do país, diante da pandemia ocasionada pelo coronavirus (SARSCoV-2/Covid-19).

- Fortalecer a imagem do Instituto Federal Baiano enquanto instituição referência em ciência e tecnologia perante a comunidade interna e externa, com ações significativas de combate à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (SARS-CoV-2/Covid-19)
Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF 2020Evento presencial
Suspenso em virtude da
Pandemia De Covid-19, contudo, foram realizadas etapas virtuais pelos campi.
Fortalecer as bases socioculturais e artísticas ao contemplar as diversidades existentes nos territórios nos quais estão instalados os 14 campi e reitoria.
Publicação de livros eletrônicos - E-BookEm andamentoApoiar a publicação de livros eletrônicos (e-books), em formato de coletânea de textos acadêmicos/científicos, que agreguem a produção acadêmica do IF Baiano.
Implantação do Minuto Extensão no InstagramEm andamento- Fortalecer a imagem do IF Baiano junto à comunidade interna e externa, por meio da divulgação dos projetos que são executados nos Campi da Instituição.

- 9 episódios publicados no Instagram com relevante número de acessos.

Gráfico 3: Edital 07/2020 – Incentivo a publicação de e-book

Gráfico 4: Ações de Extensão registradas no Edital de Fluxo Contínuo nos últimos dois anos

Gráfico 5: Ações para enfrentamento do COVID-19

OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 – CONSOLIDAR AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E AFIRMATIVAS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Implantação de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, de Língua Brasileira de Sinais Intermediário e de Introdução à Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Programa Novos Caminhos.Em andamentoEnsinar pessoas ouvintes a se comunicarem com pessoas surdas, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para que o Instituto possa consolidar as suas políticas inclusivas, promovendo a formação de profissionais habilitados para acolher surdos em várias outras instituições e segmentos da sociedade. O curso proporcionou o acesso de pessoas do Brasil inteiro, inclusive do exterior. Destacando a participação de discentes de aldeias indígenas e zonas rurais.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 3 – FORTALECER E AMPLIAR AS AÇÕES DE EXTENSÃO
AçãoStatusImpacto/Resultado
Publicação do Edital 52/2020- Projetos voltados para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavirus (sars-cov-2/covid-19).Em prestação de contas (finaliza em dezembro/2020)Foram aprovados 17 projetos cujo objetivo é propiciar soluções para a prevenção e/ou o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (SARS-CoV-2/Covid-19).
Publicação dos Editais PIBIEX – JúniorExecução de atividades, iniciadas em novembro/2020Foram aprovados 38 projetos com um bolsista cada
Publicação dos Editais PIBIEX – SuperiorExecução de atividades, iniciadas em novembro/2020Foram aprovados 45 projetos com um bolsista cada.
Realização do FAMIF Virtual nos CampiConcluídoO fortalecimento das bases socioculturais e artísticas ao contemplar as diversidades existentes nos territórios nos quais estão instalados os 14 Campi e Reitoria.
Publicação de Livros Eletrônicos - E-BookEm andamentoO estímulo à pesquisa aplicada e a extensão tecnológica, em diálogo com a sociedade, levando em consideração a diversidade local e regional.
Regulamentação da curricularização da ExtensãoEm andamentoA inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos Técnicos e de Graduação, como parte obrigatória da formação humana de todos os discentes, sob a perspectiva de uma transformação social por meio de programas e projetos orientados por docentes e com possível colaboração de técnicos administrativos em educação do IF Baiano, junto à comunidade externa ao campus, nas regiões onde eles atuam.
Ampliação de oferta de Cursos FIC EaDEm andamentoÉ promover o ensino dinâmico à distância para discentes de todos os lugares e de todas as rendas por intermédio de recursos tecnológicos.

Não foram realizadas ações como o III SEIC, FAMIF Baiano 2020 (presencial) e Cursos FIC’s presenciais, devido ao enfrentamento do COVID-19. Além disso, houve um impacto na finalização dos projetos do PIBIEX 2019 e no início da execução do PIBIEX 2020, os quais foram retomados e iniciados, respectivamente em novembro/2020, com previsão de finalização da execução, o primeiro em julho/2021 e o segundo, em dezembro/2021.

PIBIEX – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão

O programa visa promover o envolvimento de estudantes e servidores em atividades de extensão que favoreçam a integração do IF Baiano com a sociedade através da busca da valorização da realidade local e regional com a produção de conhecimento. Na sua modalidade júnior o programa seleciona os estudantes do ensino médio integrado e/ou subsequente. Na modalidade superior o programa seleciona os estudantes dos cursos superiores.

Em relação a 2019 não houve alteração significativa no que se refere ao quantitativo de projetos selecionados.

  • Em 2019: 83 projetos selecionados.
  • Em 2020: 84 projetos selecionados.

Ações para enfrentamento do COVID-19

Esta ação foi fomentada especialmente para esta finalidade e gerou 17 projetos selecionados.

FAMIF – Festival de Arte e Música do IF Baiano

Em 2020 o FAMIF presencial não foi realizado em virtude da pandemia, havendo a possibilidade de ocorrer no formato virtual no primeiro semestre de 2021.

SEIC – Seminário de extensão, Inovação e Cultura do IF baiano

Espaço para divulgação e reflexão da produção extensionista realizada por discentes dos níveis médio e superior nos projetos contemplados nos Editais de Chamada Interna PROEX.

Em 2020 o SEIC presencial não foi realizado em virtude da pandemia, havendo a possibilidade de ocorrer no formato virtual no primeiro semestre de 2021.

Fluxo contínuo

Publicação do edital de fluxo contínuo para realização de cadastro de ações de extensão que não são fomentadas pela PROEX, com 56 eventos / projetos de ações extensionistas cadastrados. Houve um crescimento no número de propostas cadastradas no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública).

  • Em 2019: 13 propostas pré-selecionadas.
  • Em 2020: 57 propostas pré-selecionadas.

Revista TRILHAS

Ação iniciada em 2020

FIC – Formação Inicial e Continuada

Houve uma redução de 1.211 ofertas de vagas.

  • Em 2019 foram ofertadas 4.023 vagas em cursos de qualificação profissional.
  • Em 2020 foram ofertadas 2.812 vagas em cursos de qualificação profissional.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 7 – PROMOVER O ACOMPANHAMENTO DA SATISFAÇÃO DE EGRESSOS
AçãoStatusImpacto/Resultado
Elaboração de minuta de documentos e formulários.Pausada em virtude da pandemia e de demandas urgentes.Ainda não foi possível mensurar o impacto.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Como resultado do esforço em estruturar, ampliar e consolidar a internacionalização do IF Baiano, registramos em 2020 um aumento de 16% das ações de internacionalização em relação ao ano anterior. Houve aumento também na quantidade de participantes dessas ações: aumento de 126% no total de estudantes e de mais de 470% no total de servidores da instituição. Os crescimentos mais expressivos foram observados na quantidade de publicações em periódicos internacionais e na participação em programas de línguas.

TIPO DE AÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃOQUANTIDADE DE AÇÕESQUANTIDADE DE PARTICIPANTES
ESTUDANTESSERVIDORES
Publicação e participação em eventos com abrangência internacional1-1
Publicação e participação em eventos no exterior1-1
Programas de Línguas1508189
Participação em mesas de abertura de eventos de internacionalização117
Publicações em periódicos internacionais31136
Políticas de apoio à internacionalização1--
Organização de eventos internacionais177103
Revisão de periódicos internacionais2-2
TOTAL36587338

Fonte: Unidade de Relações Internacionais


Programas de Línguas: curso preparatório para o TOEIC*

CampusServidoresEstudantes
Alagoinhas547
Bom Jesus da Lapa1115
Catu1434
Governador Mangabeira1029
Guanambi1993
Itaberaba1530
Itapetinga1713
Reitoria201
Santa Inês1147
Senhor do Bonfim1564
Serrinha1223
Teixeira de Freitas1427
Uruçuca910
Valença950
Xique-Xique825
Total189508

*Test of English for International Communication (Teste de Inglês para Comunicação Internacional)

Fonte: Unidade de Relações Internacionais


As publicações em periódicos internacionais podem ser consultadas em:

Título do trabalhoDataTipoNome do periódico/eventoParticipantesCategoriaCampus
Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education against Covid-1909/2020Livro eletrônico (e-book)Mateus Melo da SilvaServidorReitoria
Influence of strain and fermentation time on the production, composition, and properties of xanthan gum13/01/20Periódico internacionalJournal of Applied Polymer ScienceAndrea Lobo MirandaServidor(a)Santa Inês
Structural and electronic properties of defective AlN/GaN hybrid nanostrutures29/01/20Periódico internacionalComputational Materials ScienceRenato Batista dos SantosServidor(a)Senhor do Bonfim
Development, rooting and nodulation of mororó (Bauhinia cheilantha) cuttings harvested in different seasons31/01/20Periódico internacionalTropical Grasslands-Forrajes TropicalesToni Carvalho de SouzaServidor(a)Alagoinhas
Determination of soil hydraulic properties and its implications for mechanistic simulations and irrigation management11/02/20Periódico internacionalIrrigation ScienceAlisson Jadavi Pereira da SilvaServidor(a)Governador Mangabeira
Chemometric tools applied to evaluation of fruit bioactive compounds extraction11/03/20Periódico internacionalFood Analytical MethodsMaria Celeste da Silva SauthierServidor(a)Governador Mangabeira
Heat transfer in fixed bed elliptic cylindrical reactor via two-phase model31/03/20Periódico internacionalDefect and Diffusion ForumAntonildo Santos PereiraServidor(a)Santa Inês
Didactic tool for experimental demonstration with ‘Gigante’ forage cactus pear15/04/20Periódico internacionalJournal of Educational Research and ReviewsSérgio Luiz Rodrigues DonatoServidor(a)Guanambi
Sampling plan of Tetranychus mexicanus on passion fruit vines10/04/20Periódico internacionalInternational Journal of Pest ManagementJulio Cláudio MartinsServidor(a)Teixeira de Freitas
Clones de nopal Oreja de Elefante Mexicana con potencial forrajero15/04/20Periódico internacionalRevista Mexicana de Ciencias AgrícolasToni Carvalho de SouzaServidor(a)Alagoinhas
Physiological and productive characteristics of the banana 'Prata-Anã' subjected to different irrigation intervals and emitter heights27/05/20Periódico internacionalActa ScientiarumAlessandro de Magalhães Arantes
Carlos Elízio Cotrim
Gabriel Gustavo Alves Lage
José Alberto Alves de Souza
Sérgio Luiz Rodrigues Donato
Servidor(a)
Servidor(a)
Estudante
Servidor(a)
Servidor(a)
Guanambi
Lettuce (Lactuva sativa L.) irrigated with domestic sewage treated in protected environment07/06/20Periódico internacionalInternational Journal of Engineering Research and ApplicationsClayton Moura de CarvalhoServidor(a)Serrinha
Determination of copper and cadmium in petroleum produced formation water by electrothermal atomic absorption spectrometry after cloud point extraction08/06/20Periódico internacionalJournal of the Brazilian Chemical SocietyQueila Oliveira dos Santos
Valdinei Santos de Souza
Servidor(a)
Servidor(a)
Itapetinga
Santa Inês
Reviewing tools to prevent accidents by investigation of human factor dynamic networks01/07/20Evento internacionalInternational Conference on Applied Human Factors and ErgonomicsCamila Pontes PenaServidor(a)Catu
Crude protein requirements in feeding for hybrid jundiara (Pseudoplatystoma fasciatum x Leiarius marmoratus)06/08/20Periódico internacionalResearch, Society and DevelopmentJoaldo Rocha LuzServidor(a)Uruçuca
Yield and survival rate of ‘Gigante’ cactus pear under regulated decit irrigation using wastewater24/08/20Delfran Batista dos Santos
José Alberto Alves de Souza
Sérgio Luíz Rodrigues Donato
Servidor(a)Serrinha
Guanambi
Guanambi
Application of indexes to evaluate the water quality of the Continguiba/Pindoba Irrigated Perimeter in Sergipe, Brazil01/09/20Periódico internacionalInternational Journal for Innovation Education and ResearchClayton Moura de CarvalhoServidor(a)Serrinha
The use of conflict mediation by the Sergipe River Basin Committee as a tool for implementing decentralised water resource management01/09/20Periódico internacionalInternational Journal for Innovation Education and ResearchClayton Moura de CarvalhoServidor(a)Serrinha
Development of a methodology based on extraction induced by emulsion breaking for copper determination in gasohol by graphite furnace atomic absorption spectrometry09/09/20Periódico internacionalJournal of the Brazilian Chemical SocietyValdinei Santos de SouzaServidor(a)Santa Inês
Freshwater fishes of the Bahia State, Northeastern Brazil21/09/20Periódico internacionalBiota NeotropicaFabiane Barreto SouzaServidor(a)Santa Inês
Determination of the phenolic, antioxidant and antimicrobial potential of leaf extracts of Pereskia grandifolia haw26/09/20Periódico internacionalResearch, Society and DevelopmentHeloísa Helena de Abreu MartinsServidor(a)Itaberaba
Unveiling practitioners awareness of android apps regression testing through an expert survey21/10/20Evento internacionalBrazilian Symposium on Software EngineeringSara Mendes Oliveira LimaServidor(a)Teixeira de Freitas
Soil attributes and the quality and yield of ‘Gigante’ cactus pear in agroecosystems of the semiarid region of Bahia14/10/20Periódico internacionalJournal of Arid EnvironmentsSérgio Luiz Rodrigues DonatoServidor(a)Guanambi
Effects of equine chorionic gonadotropin administered via the Baihui acupoint on follicular ovarian dynamics and the luteal function of cattle during an ovulation synchronization treatment regimen for fixed-time artificial insemination22/10/20Periódico internacionalAnimal Reproduction ScienceLilian Porto de Oliveira
Morgana Cardoso Brasileiro Borges Bastos
Servidor(a)
Servidor(a)
Catu
Hydraulic flow resistance of epigean and hypogean fish of the family Trichomycteridae (Ostariophysi, Siluriformes)23/10/20Periódico internacionalSubterranean BiologyFrancisco Alexandre Costa SampaioServidor(a)Santa Inês
Vascular epiphytes on licuri palms (Syagrus coronata (Mart.) Becc.) in a toposequence: Caatinga conservation indicator species27/10/20Periódico internacionalBrazilian Journal of BotanyAurélio José Antunes de CarvalhoServidor(a)Santa Inês
Water infiltration rate in the soil under different uses and covers in the Poxim River basin, Sergipe, Brazil01/11/20Periódico internacionalInternational Journal for Innovation Education and ResearchClayton Moura de CarvalhoServidor(a)Serrinha
Challenges in Youth and Adult Education (YAE) at Instituto Federal Baiano: the perspective of its employees11/11/20Periódico internacionalInternational Journal of Arts Humanities and Social Sciences StudiesMichele Sena da SilvaServidor(a)Reitoria
A dft study on the electronic structure of in-plane heterojunctions of graphene and hexagonal boron nitride nanoribbons07/12/20Periódico internacionalComputational Materials ScienceRenato Batista dos SantosServidor(a)Senhor do Bonfim
Spatiotemporal variation of fire occurrence in the State of Bahia, Brazil, between 2003 and 201910/12/20Periódico internacionalJournal of Hyperspectral Remote SensingBenjamin Leonardo Alves WhiteServidor(a)Xique-Xique
Quantum cosmology with dynamical vacuum in a minimal-length scenario16/12/20Periódico internacionalGeneral Relativity and Quantum CosmologyAndre Oakes de Oliveira GoncalvesServidor(a)Itapetinga
Revisor(a) de periódico internacionalCampusRevista
Aleciane da Silva Moreira FerreiraItaberabaAsian Research Journal of Agriculture (ISSN: 2456-561X)
Iug LopesBom Jesus da LapaExperimental Results (ISSN: 2516-712X)

Fonte: Unidade de Relações Internacionais


INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA

Os principais investimentos em obras de infraestrutura realizado no ano de 2020, que somaram R$ 1.353.768,29, como apoio à geração de melhores resultados finalísticos e atingimento dos objetivos estratégicos, foram:

InvestimentoCusto
Reforma da estrutura do telhado do bloco de salas de aulas do campus Itapetinga.R$ 91.515,74* - esse total foi executado no ano corrente, mas a obra iniciou em 2018, no montante empenhado de 2018NE800138 (R$341.316,18)
Reforma da guarita e fachada do campus, execução de projeto de acessibilidade em áreas internas e externas do Campus de Teixeira de Freitas.R$ 69.239,23* - vale salientar que este valor foi executado no ano corrente, mas as obras iniciaram em 2018. Montantes empenhados de 2018NE800194 (R$442.051,44), 2019NE800262 (R$ 29.829,53), 2019NE800280 (R$25.717,85) e 2020NE800064 (R$2.752,06).
Construção do refeitório do campus Itaberaba.R$ 402.795,75* - esse total foi executado no ano corrente, num total empenhado de R$ 815.493,40.
Obra da subestação elétrica e construção da quadra poliesportiva na unidade de Xique–Xique.R$ 216.186,03* - esse total foi executado no ano corrente, mas as obras iniciaram em 2018. Montantes empenhados de 2018NE800081 (R$355.536,59), 2019NE800050 (R$ 133.100,00) e 2020E800076 (R$ 163.902,63).
Reforma e ampliação do refeitório no Campus Guanambi.R$ 41.908,76* - esse total foi executado no ano corrente, num total empenhado de R$ 719.730,00.
Execução de reforma para adequação de acessibilidade no Campus Santa Inês.R$ 379.477,70* - esse total foi executado no ano corrente, mas as obras iniciaram em 2019. Montantes empenhados de 2019NE8000259 (R$364.636,88), e 2020E800094 (R$ 86.690,27).
Construção quadra Poliesportiva no Campus AlagoinhasR$ 152.645,08 - esse total foi executado no ano corrente, num total empenhado de R$ 152.645,08.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração e Planejamento


Objetivos estratégicos do PDI 2015-2019 (prorrogado para o ano de 2020)

Para o ano de 2020, os objetivos estratégicos, indicadores e metas foram os mesmos do planejamento estratégico que compôs o PDI 2014-2019, cuja validade foi prorrogada pela Resolução CONSUP Nº 51/2020, de 12 de fevereiro de 2020 (disponível em https://ifbaiano.edu.br/portal/resolucoes-2020/ ). Para o ano de 2020 foram consideradas as mesmas metas estabelecidas para o ano 2019.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOSINDICADORES20152016201720182019
OBJETIVO 1:
CONSOLIDAR OS CURSOS OFERTADOS
Indicador 1 - Relação de Ingressos por Matrícula Atendida8%10%26%33%33%
Indicador 2 - Relação de
Concluintes por Alunos
9,08%11,80%-18%20%
Indicador 3 - Eficiência
Acadêmica de Concluintes
55%60%60%57%60%
Indicador 4 - Índice de Retenção do Fluxo Escolar18%16%14%18%18%
Indicador 5 - Ocupação de Vagas Presenciais50%55%-82%85%
Indicador 6 - Ocupação de Vagas da EaD49%68%70%*75%
Indicador 7 - Ações de
Internacionalização
---35
Indicador 8 – Taxa de Evasão---10%8%
Indicador 9 – Matrícula nos Cursos Técnicos---50%50%
Indicador 10 – Matrícula nos cursos para a Formação de Professores e Licenciaturas---20%20%
Indicador 11 – Vagas e Matrículas PROEJA---10%10%
OBJETIVO 2:
FORTALECER E AMPLIAR AS AÇÕES DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRAGUAÇÃO
Indicador 12 - Evolução dos
Projetos de Pesquisa
---1ª Medição7%
OBJETIVO 3:
FORTALECER E AMPLIAR AS AÇÕES DE EXTENSÃO
Indicador 13 - Alunos Participando de Iniciação Científica/Extensão6,39,83%3,30%3,60%
Indicador 14 - Evolução dos Participantes das Ações de Extensão---8%9%
OBJETIVO 4:
EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS E VAGAS
Indicador 15 - Relação de Alunos por Docentes em Tempo Integral18,8520,17202020
Indicador 16 - Número de Vagas Ofertadas14%42%20%4%14%
OBJETIVO 5:
CONSOLIDAR A IMAGEM INSTITUCIONAL
Indicador 17 - Relação de
Candidato por vaga
6683,54
OBJETIVO 6:
CONSOLIDAR AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E AFIRMATIVAS
Indicador 18 - Matriculados
Classificados de Acordo com a Renda Familiar Per Capita
0 < RFPC ≤ 0,5 SM23652340-70%70%
0,5 < RFPC ≤ 1 SM883659-
1 < RFPC ≤ 1,5 SM326198-
1,5 < RFPC ≤ 2,5 SM13193-30%30%
2,5 < RFPC ≤ 3 SM---
FPC > 3 SM---
OBJETIVO 7:
PROMOVER A SATISFAÇÃO DE EGRESSOS
Indicador 19 - Satisfação dos Egressos23%31%40%50%60%
OBJETIVO 8:
APRIMORAR AS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
Indicador 20 - Execução
Orçamentária para Capacitação
82%92%94%95%97%
Indicador 21 - Técnicos
Administrativos Capacitados
46%56%56%60%65%
Indicador 22 - Docentes
Capacitados
36%46%10%12%15%
Indicador 23 - Titulação do Corpo Docente4%4,10%4,10%4,20%4,30%
OBJETIVO 9:
APERFEIÇOAR O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Indicador 24 - Cumprimento de Metas Associadas ao Orçamento75%79%85%92%97%
OBJETIVO 10:
GARANTIR A QUALIDADE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Indicador 25 - Gasto Corrente por Aluno17.879,5116.192,7615.545,0515.234,1514.929,47
Indicador 26 - Gastos com Pessoal63,06%64,80%-73%74%
Indicador 27 - Gastos com Outros Custeios81%77%75%72%70%
Indicador 28 - Gastos com
Investimentos
19%23%25%28%30%

Metas e os resultados alcançados

Esta seção tem a finalidade de apresentar sinteticamente os resultados obtidos pelo IF Baiano, em seu processo de geração de valor, em relação aos objetivos e metas institucionais. Nossos indicadores de desempenho servem como instrumentos de medição, que nos fornecem informações sobre o resultado da execução da estratégia, comunicam o alcance das metas e sinalizam a necessidade de ações corretivas, quando não alcançadas. O nosso sistema de indicadores reúne tanto aqueles estabelecidos pelo Acordão do TCU no 2.267/2005, quanto aqueles definidos no planejamento estratégico consolidado no Plano de Desenvolvimento Institucional.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: CONSOLIDAR OS CURSOS OFERTADOS
Indicador 1 - Relação de Ingressos por Matrícula Atendida (RIM)
Este indicador mede a capacidade de renovação do quadro discente.
Meta: 33%Resultado:
RIM = INGRESSANTES/MATRÍCULASATENDIDASx100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Ao longo dos anos, o contingente de estudantes do IF Baiano vinha se ampliando, com destaque para 2019 com a reestruturação da Educação a Distância (EAD), acarretando um impacto bastante positivo no indicador naquele ano, todavia, com advento da pandemia, teremos que analisar após a publicação dos dados pela PNP o impacto nesse contexto.

Considerando que os dados dos ingressantes não estão consolidados na Plataforma Nilo Peçanha, registra-se no SUAP 4.130 ingressantes em 2020, referente aos cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Proeja, e Cursos Superiores (não estão computados, portanto, os cursos FIC e de Pós-Graduação).



Indicador 2 - Relação de Concluintes por Alunos (RCA)
Este indicador mede a capacidade de alcançar êxito escolar.
Meta: 20%Resultado:
RCA = CONCLUINTES / MATRÍCULAS ATENDIDAS X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Os resultados desse indicador nos últimos anos têm alcançado e superado as metas, evidenciando estabilidade nos quantitativos de estudantes que concluem seus cursos. Os novos cursos recentemente ofertados, especialmente os que possuem ciclos de matrículas mais longos, ainda não tiveram impacto sobre o último resultado apurado. Com a conclusão do ano letivo, ainda em andamento, teremos condições de avaliar melhor o desempenho da instituição em relação aos concluintes e ao total de matrículas atendidas, bem como as consequências relacionadas à pandemia desencadeada em 2020.

A capacidade de alcançar êxito escolar, que apresentou estabilidade nos últimos anos, ficou pendente no ano de 2020, considerando que o ano letivo ainda se encontra em curso.



Indicador 3 - Eficiência Acadêmica de Concluintes (EAC)
Este indicador mede a capacidade de alcançar êxito entre os(as) alunos(as) que finalizam no prazo previsto.
Meta: 60%Resultado:
EAC = FINALIZADOS / CONCLUINTES X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Como o ano letivo de 2020 do IF Baiano está em andamento, mediante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais, aguardamos o resultado da publicação da PNP, para realizarmos uma análise crítica do exercício. Destacamos que o IF Baiano, no que diz respeito à relação entre matrículas finalizadas (evasão e retenção) e concluídas (estudantes que concluíram o seu ciclo de matrícula dentro do período), tem procurado alcançar as metas estabelecidas nos anos anteriores, com gradativa melhora nos quantitativos de estudantes que concluem seus cursos dentro dos respectivos ciclos de matrícula. As ações de combate à evasão e à retenção vem colaborando para a melhoria desse indicador.

Considerando que ano letivo de 2020 não foi finalizado dentro do ano civil, os dados dos concluintes e finalizados ainda não estão disponíveis.



Indicador 4 - Índice de Retenção do Fluxo Escolar (RFE)
Este indicador mede a relação de alunos(as) que não concluem seus cursos no período previsto.
Meta: 18%Resultado:
RFE = RETIDOS / MATRÍCULAS ATENDIDAS X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

A retenção escolar corresponde à situação em que os(as) estudantes permanecem matriculados(as) por um período superior ao tempo previsto para integralização de um curso, considerada a retenção global, sem distinção entre os ciclos dos diferentes tipos de curso.

A retenção do fluxo escolar, observada no período de 2017 a 2019, mediante todos os esforços institucionais, manteve-se dentro da meta estabelecida e, desde 2018, apresentou uma tendência de queda, principalmente em decorrência do aumento no quantitativo de matriculas atendidas no ano de 2019.

Em virtude do atraso do calendário acadêmico, o ano letivo 2020 ainda não foi finalizado, portanto, não há como mensurar para o ano em questão o índice de retenção.



Indicador 5 - Ocupação de Vagas Presenciais (OVP)
Este indicador mede a ocupação de vagas preenchidas em cursos presenciais.
Meta: 85%Resultado:
OVP = INGRESSANTES EM CURSOS PRESENCIAIS / VAGAS OFERTADAS EM CURSOS PRESENCIAIS X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

A ocupação das vagas presenciais conta com um esforço conjunto entre os campi e Pró-reitoras finalísticas para garantir que todas as vagas ofertadas sejam preenchidas. Ano passado tivemos uma pequena redução no percentual de ocupação em relação ao ano anterior. Para o ano de 2020, considerando o contexto da pandemia, esperamos que, com o desenvolvimento do calendário letivo por meio das APNP e a retomada do processo de ingresso de estudantes, possamos minimizar o possível impacto desse evento.

Houve um aumento de 3,9% na ocupação das vagas ofertadas em cursos presenciais em relação ao ano de 2019, indicando que os ingressantes dos cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Proeja, bem como nos Cursos Superiores, ocuparam quase a totalidade das vagas ofertadas.



Indicador 6 - Ocupação de Vagas da EAD (OVEAD)
Este indicador mede a ocupação de vagas preenchidas em cursos a distância.
Meta: 75%Resultado:
OVEaD = INGRESSANTES EM CURSOS A DISTÂNCIA / VAGAS OFERTADAS EM CURSOS A DISTÂNCIA X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Com a reestruturação da Diretoria de Educação a Distância, criação da normatização para oferta de novos cursos EaD e a celebração de parcerias com dezenas de municípios distribuídos nos territórios de identidade baianos, houve em 2019 uma grande oferta de cursos nesta modalidade. No ano de 2020, houve a continuidade dos trabalhos, para esse indicador aguardaremos a publicação dos resultados pela PNP, de modo a termos uma análise mais consolidada.

A Educação a Distância no Instituto Federal Baiano apresentou crescimento significativo nos 2015, 2016 e 2017. Em 2018 não houve ingresso em face da necessidade de reestruturação da equipe de servidores. Em 2019, a EaD voltou a crescer e, em 2020, teve seu desenvolvimento interrompido pelos impactos oriundos da pandemia da COVID-19.



Indicador 7 - Ações de Internacionalização (AI)
Este indicador mede o desenvolvimento da internacionalização, em número de ações de internacionalização promovidas.
Meta: 5Resultado: 36
AI = Nº ações de internacionalização

Em 2020 houve a continuidade do processo de aperfeiçoamento da gestão dos processos de internacionalização, reestruturada em 2019, com o objetivo de alinhamento, reorganização e maior incentivo ao desenvolvimento de ações neste âmbito. Destacamos a criação da Unidade de Internacionalização – Urinter, o edital para preenchimento de vagas no curso preparatório para o exame de proficiência em Língua Inglesa TOEIC Bridge, o I Simpósio de Internacionalização do IF Baiano – I SINTER, como principais realizações do ano de 2020. Mesmo em um ano atípico em razão da pandemia, conseguimos intensificar as ações de internacionalização e obtivemos um resultado favorável, com um incremento de 16% em relação ao ano anterior.



Indicador 8 – Taxa de Evasão (TE)
Este indicador mede o percentual de alunos(as) que abandonaram o curso, os que tiveram a matrícula cancelada, e os que se desligaram e se transferiram do Instituto.
Meta: 8%Resultado:
TE = MATRÍCULAS FINALIZADAS EVADIDAS / MATRÍCULAS ATENDIDAS X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Ao longo do período de 2017 a 2019, o IF Baiano tem buscado em meio a suas políticas de Assistência Estudantil, Permanência e Êxito, reuniões e ações do Conselho Superior, Colégio Dirigentes, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de gestão, acompanhamento psicossocial e pedagógico, planejamento estratégico das unidades, reuniões do comitê de governança, minimizar as taxas de evasão de nossa Instituição.

No mesmo período, observamos uma redução, como resultado das várias iniciativas elencadas para promoção da permanência e êxito dos estudantes em seus respectivos cursos. A expectativa, com essas iniciativas é de dar continuidade ao combate à evasão.

Para minimizar o impacto provocado pela pandemia, diversas ações foram implementadas, tanto em nível institucional quanto local, tais como a distribuição de kits alimentares para os estudantes em maior vulnerabilidade socioeconômica, atendimentos e atividades pedagógicas não presenciais.

A aferição da força de trabalho docente, considerando aos alunos equivalentes, ficou comprometida, haja vista que o cenário pandêmico atrasou o término do ano letivo de 2020 e, por conseguinte, a obtenção das matrículas finalizadas evadidas e validação dos dados na Plataforma Nilo Peçanha.


Não houve meta definida para o ano de 2017 e anteriores

Indicador 9 – Matrícula nos Cursos Técnicos (MCT)
Este indicador mede a quantidade de alunos(as) matriculados(as) em cursos técnicos.
Meta: 50%Resultado:
MCT = MATRÍCULAS EQUIVALENTES TÉCNICOS / MATRÍCULAS EQUIVALENTESO resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

A quantidade de alunos matriculados em cursos técnicos continuam sendo a grande maioria dos ingressantes no IF Baiano, 82%, superando por mais um ano a meta de 50% prevista na Lei Nº 11.892/08.



Indicador 10 – Matrícula nos cursos para a Formação de Professores e Licenciaturas (MCFPL)
Este indicador mede a quantidade de alunos(as) matriculados(as) em cursos de formação de professores(as) e Licenciaturas.
Meta: 20%Resultado:
MCFPL = MATRÍCULAS EQUIVALENTES FORMAÇÃO DE PROFESSOES E LICENCIATURAS / MATRÍCULAS EQUIVALENTESO resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

No tocante aos cursos de Licenciatura e Formação de Professores, os números continuam aquém do previsto na legislação de criação dos Institutos, tendo em vista que houve 7,8% das matrículas nessa modalidade, distante dos 20% apontados como mínimo.



Indicador 11 – Vagas e Matrículas PROEJA (VMP)
Este indicador mede a quantidade de alunos(as) matriculados(as) em cursos do PROEJA.
Meta: 10%Resultado:
VMP = MATRÍCULAS EQUIVALENTES PROEJA / MATRÍCULAS EQUIVALENTESO resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Apesar de ainda não ter atingido os 10% de matrículas nos cursos PROEJA, previstos no §1º Art. 2º do Decreto 5.840/06, registra-se o aumento de ingressantes nessa modalidade, elevando o percentual de 1,5% do ano de 2019 para 2,6% registrado em 2020.



Os percentuais de matrículas em cursos técnicos (mínimo de 50%) e em cursos de licenciaturas e/ou formação de professores (mínimo de 20%) estão estabelecidos no artigo 8º da Lei Nº 11.892/08. O percentual de matrículas em cursos da Educação de Jovens e Adultos, que, em nosso caso, ocorre através da oferta de cursos do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos) está previsto no §1º Art. 2º do Decreto 5.840/06.

Temos uma grande base de matrículas nos cursos técnicos de nível médio, o que vem permitindo a superação da meta prevista em lei. Os cursos de Licenciatura e Formação de Professores, assim como os cursos desenvolvidos na modalidade PROEJA ainda permanecem abaixo da meta necessária para atendimento da legislação.

Para nos aproximar cada vez mais das metas previstas, aprovamos em dezembro de 2020, o PDI 2021-2025, produto de um grande trabalho de planejamento coletivo e participativo, no qual projetamos um aumento de 14 cursos e 535 vagas na oferta de cursos de licenciatura, além de cursos de pós-graduação para formação de professores; para o PROEJA foi estimado aumento de 295 vagas distribuídas em 8 novos cursos (pg. 77 em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/PDI-2021-2025-antes-da-diagramacao-final.pdf)

OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: FORTALECER E AMPLIAR AS AÇÕES DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Indicador 12 – Evolução dos Projetos de Pesquisa (EPP)
Este indicador mede a evolução no número de projetos de pesquisa e de inovação desenvolvidos.
Meta: 7%Resultado: 50,3%
EPP = PROJETOS DE PESQUISA ANO ATUAL –PROJETOS DE PESQUISA ANO ANTERIOR / PROJETOS DE PESQUISA ANO ANTERIOR
EPP = (257 – 171 / 171 ) x 100

Em 2020 tivemos um acréscimo de 50,3% no número de projetos de pesquisa em andamento (86) se comparado ao ano anterior, com destaque para o crescimento no quantitativo de estudantes envolvidos nesses projetos, que totalizaram 344. Considerando todo o contexto da pandemia, este resultado positivo só foi possível pela iniciativa de ações articuladas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – Propes em conjunto com as coordenações de pesquisa localizadas em cada campus, que possibilitaram a continuidade e viabilização dos projetos. Entre estas ações, podemos citar: criação do protocolo para pesquisa durante a pandemia, aprovação da Política de Inovação do IF Baiano (Resolução Consup nº 73/2020), captação de recursos por meio de editais externos de apoio financeiro (Edital nº 35/2020 – Mec/IFs; Empreendedorismo; produtos e serviços para enfrentamento covid-19), realização de eventos on line: i. I Seminário Institucional de Pós-Graduação; ii. I Caravana de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; iii. I Congresso de Ensino e Pesquisa do IF Baiano.



OBJETIVO ESTRATÉGICO 3: FORTALECER E AMPLIAR AS AÇÕES DE EXTENSÃO
Indicador 13 – Alunos Participando de Ações de iniciação Científica em Extensão (APE)
Este indicador mede a relação de discentes participando de projetos e de ações de extensão.
Meta: 3,6%Resultado:
APE = ALUNOS PARTICIPANDO DE AÇÕES DE EXTENSÃO / MATRÍCULAS ATENDIDAS
APE = 2.043 /
A variável “matrículas atendidas” desse indicador será conhecida após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Por meio de nosso Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX, conseguimos desenvolver, no ano de 2020, um total de 83 projetos de extensão, que perfizeram um investimento na ordem de R$ 151.692,53, sendo 38 projetos aprovados nos editais do PIBIEX Júnior e 45 projetos aprovados nos editais do PIBIEX Superior.

Além desses, foram aprovados 17 projetos focados em soluções para a prevenção e/ou o enfrentamento da pandemia de Covid-19, por meio de edital específico orçado em R$ 85.000,00.

Tivemos 309 estudantes participando de projetos de extensão (47% a mais do que no ano anterior) e 1.734 estudantes matriculados em cursos de formação inicial e continuada (redução de 53,2% comparado ao ano anterior), o que resultou num decréscimo de 47,8% em relação total de estudantes participando de ações e de projetos de extensão. Os impactos da pandemia Covid-19 foram notadamente percebidos nas ações de extensão devido a sua natureza dialogal, de práticas e ensaios, e de proximidade com a comunidade externa. Com o isolamento social, muitas dessas ações e projetos tiveram que ser repensados (quando possível) ou até mesmo suspensos com o objetivo de preservar a saúde e a vida de todos(as) os(as) participantes.

Indicador 14 – Evolução do Número de Participantes nas Ações de Extensão (EOPE)
Este indicador mede a evolução no número de participantes em ações de extensão.
Meta: 9%Resultado: -33,5%
EOPE = Nº PARTICIPANTES ANO ATUAL –Nº PARTICIPANTES ANO ANTERIOR / Nº PARTICIPANTES ANO ANTERIOR
EOPE = (2.716* - 4.088 / 4.088) x 100

* Estão relacionados os servidores (673), estudantes (309) participantes de projetos de extensão e estudantes (1.734) dos cursos de extensão desenvolvidos no ano 2020.

A redução de 53,2% no quantitativo de estudantes dos cursos de formação inicial e continuada, majoritariamente presenciais e de curta duração, observada no ano, impactou fortemente no resultado obtido, também como reflexo dos impactos do momento vivenciado com a pandemia. Diante desta nova realidade, a Proex precisou investir em estratégias diferenciadas, adaptando seus processos e modos de ação. Neste aspecto, foi implementado Edital para fomento a projetos voltados para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavirus (Edital nº 52/2020); realização da FAMIF Virtual nos campi; publicação de livros eletrônicos E-books; e promoção de cursos FIC na modalidade EaD.




OBJETIVO ESTRATÉGICO 4: EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS E VAGAS
Indicador 15 – Relação de Alunos(as) por Docente em Tempo Integral (RAD)
Este indicador mede a capacidade de atendimento pela força de trabalho docente.
Meta: 20Resultado:
RAD = MATRÍCULAS ATENDIDAS / DOCENTESO resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

O quantitativo médio de estudantes para cada professor(a) pode ser considerado como um dos indicadores quantitativos indispensáveis para se medir a carga de trabalho docente e, portanto, a qualidade educacional, dimensionada pela capacidade aproximada de apoio docente ao estudante em suas atividades letivas.

A expansão de vagas e cursos, presenciais e a distância, aliada à consolidação dos campi mais novos e nomeações de novos(as) professores(as), nos últimos anos, tem contribuído para manter o resultado do IF Baiano próximo à meta. O impacto da situação de pandemia vivenciada em 2020 será conhecido ao término do ano letivo e apuração desse quantitativo na Plataforma Nilo Peçanha.

No ano de 2020 foi mantida a RAD de 24 alunos por professor, já que o aumento expressivo de quase 37% das matrículas atendidas em 2020, em comparação a 2019, foi diretamente proporcional ao aumento do número de professores no Instituto, passando de 860 para 1.140 docentes registrados no SUAP.



Indicador 16 – Número de Vagas Ofertadas (NVO)
Este indicador mede a evolução na oferta de vagas.
Meta: 14%Resultado:
NVO = VAGAS OFERTADAS ANO ATUAL –VAGAS OFERTADAS ANO ANTERIOR / VAGAS OFERTADAS ANO ANTERIOR X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

A análise da evolução da oferta de vagas é uma das medições realizadas no objetivo estratégico que visa a expansão da oferta de cursos e vagas. Até 2019 foi observado aumento gradual nesse resultado, influenciado pela reorganização e oferta dos cursos na modalidade a distância, a contínua oferta de cursos de formação inicial e continuada, além da oferta de novos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em diferentes campi.

Em 2020, como forma de continuar o esforço institucional pela expansão de nossa presença nos territórios baianos, bem como pela qualificação das vagas e cursos ofertados, não obstante a situação de excepcionalidade provocada pela pandemia de Covid-19, dente outras ações ressaltamos:

  • Reformulação de 35 projetos pedagógicos de cursos ofertados em diversos campi*;
  • Revisão da Organização Didática dos Cursos de Graduação (Resolução Nº 64/2020)*;
  • Regulamento de Estágio (resolução Nº 84/2020)*;
  • Orientações pedagógicas sobre a reformulação curricular dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à luz da reforma do ensino médio*;
  • Implantação de 4 novos cursos: 1 curso Técnico Integrado (Resolução Nº 49/2020); 1 Licenciatura (Resolução Nº 100/2020; e 2 cursos de pós-Graduação (Resoluções Nº 54 – EAD e Nº 62)*.

* https://ifbaiano.edu.br/portal/resolucoes-2020/

Foram ofertadas através do Núcleo de Ingressos de Estudantes, 4.595 vagas, referentes aos cursos Técnicos: Integrados, Subsequentes e Proeja e Cursos Superiores, apontando crescimento com relação às 4.245 vagas oferecidas em 2019. (Não computados cursos FIC e de Pós-Graduação).



OBJETIVO ESTRATÉGICO 5: CONSOLIDAR A IDENTIDADE E IMAGEM INSTITUCIONAL
Indicador 17 – Relação de Candidatos(as) por Vaga (RCV)
Este indicador mede a oferta de vagas em relação à procura do público.
Meta: 4Resultado:
RCV = INSCRITOS / VAGAS OFERTADASO resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

A cada ano o IF Baiano vem intensificando a divulgação de sua atuação e da oferta de cursos nos territórios de identidade nos quais está presente, com a distribuição de material informativo, com o diálogo com a comunidade externa, com a veiculação em todas as plataformas e canais de comunicação disponíveis, e com a participação nos eventos locais (Feiras, Exposições, dentre outros), que permitam a apresentação do valor que entregamos à sociedade.

Com todas essas ações, que afirmam nossa imagem e identidade, além daquelas já mencionadas no indicador anterior sobre o processo de qualificação de nossos cursos e vagas, vínhamos conseguindo aumentar a atratividade nos nossos processos de ingresso. Em 2020, remodelamos boa parte de nossos processos de ingresso, para que não descuidássemos das recomendações das autoridades sanitárias sobre a preservação da vida e da saúde no que se refere à pandemia de Covid-19, tais como isolamento e distanciamento sociais, especificamente daquelas pessoas que, motivadas pela identidade, imagem e qualidade de nossa instituição, procuram ingressar em nossos cursos. Os resultados dessas medidas serão melhor conhecidos após a conclusão desses processos e consolidação desses dados na PNP.



Em 2020 foram ofertadas 4595 vagas através do Núcleo de Ingressos de Estudantes, em que foram inscritos 15.183 candidatos nos cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Proeja, e Cursos Superiores. (Não computados cursos FIC e de Pós-Graduação).

OBJETIVO ESTRATÉGICO 6: CONSOLIDAR AS POLÍTICAS INCLUSIVAS E AFIRMATIVAS
Indicador 18 – Matriculados(as) classificados(as) de acordo com a renda familiar per capita (MRF)
Este indicador mede a capacidade de inclusão social da instituição.
Meta: 70% (faixas 0 a 1,5 salário-mínimo) e 30% (faixas de 1,5 salário-mínimo acima)Resultado:
MRF = FAIXAS RENDA FAMILIAR / MATRÍCULAS ATENDIDAS X 100O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Entre as ações que o IF Baiano vem realizando para dar base a todas as outras inúmeras ações voltadas para a inclusão social de nossos(as) estudantes encontra-se a reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública, pretos(as), pardos(as), indígenas e estudantes em vulnerabilidade social, bem como para pessoas com necessidades específicas.

A Política de Assistência Estudantil é uma segunda grande estratégia institucionalizada para que esse público, captado pela nossa sistemática de reserva de vagas, tenha condições de realizar todo o seu itinerário formativo, sem que as dificuldades econômicas sejam impeditivas para a conclusão dos seus cursos.

Por desempenhar um papel primordial para a permanência e êxito desses(as) estudantes na instituição, em 2020 o IF Baiano concedeu também Auxílios Financeiros em caráter emergencial, em razão da pandemia causada pela COVID-19, por meio da Resolução Nº 65/2020. Além dessa ação, a Resolução Nº 89/2020 ampliou a proteção social promovida pela assistência estudantil através da criação de auxílios que visem contemplar a demanda dos(das) discentes regularmente matriculados(as) em cursos do IF Baiano a título de conectividade para participação nas APNPs, por meio de repasses financeiros para a aquisição de pacote de dados, contratação de serviço de banda larga ou mesmo aquisição de equipamento que possibilite o acesso, enquanto perdurar a excepcionalidade.

Os dados correspondentes ao indicador em epígrafe não estão disponíveis em virtude do atraso da atualização da Plataforma Nilo Peçanha.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 7: PROMOVER O ACOMPANHAMENTO E SATISFAÇÃO DOS(AS) EGRESSOS(AS)
Indicador 19 – Satisfação dos(as) egressos(as) (SE)
Este indicador mede a satisfação dos(as) egressos(as).
Meta: 60%Resultado: 84,1%
SE = EGRESSOSSATISFEITOS-EGRESSOSPARTICIPANTESDAPESQUISA X 100
SE = 10,1* / 12

* média do total de respostas dos egressos registradas como excelente e bom nas questões da pesquisa de qualidade

No ano de 2020 a Pesquisa da Qualidade continuou sendo o instrumento por meio do qual apuramos a satisfação dos egressos da nossa instituição. Houve enorme dificuldade para mobilizar esse segmento de nossa comunidade, por conta da dispersão provocada pela pandemia de Covid-19. Conseguimos, no entanto, a participação de 12 egressos, um número significativamente menor do que o da pesquisa realizada em 2019, mas um pouco superior à quantidade de egressos que participaram da pesquisa em 2018.

Se considerarmos apenas a satisfação com a qualidade geral, sem agregar a satisfação com outros aspectos da instituição, alcançamos 91,6% de satisfação entre os egressos que responderam a pesquisa. A qualidade dos cursos e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Instituto foram, pelo segundo ano consecutivo, reconhecidas como sendo os mais excelentes serviços prestados pela instituição, entre aqueles mencionados na pesquisa, alcançando, ambas, 66,7% de satisfação dos egressos.



OBJETIVO ESTRATÉGICO 8: APRIMORAR AS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
Indicador 20 – Execução Orçamentária para Capacitação (EOC)*
* Valores executados na Ação de governo 4572: CAPACITACAO DE SERVIDORES PUBLICOS FEDERAIS EM PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO, que abrange tanto a despesa com capacitação quanto com qualificação.
Meta: 97%Resultado: 99,4%
EOC=VERBAS ORÇAMENTÁRIAS UTILIZADAS PARA CAPACITAÇÃO /TOTAL ORÇAMENTÁRIO PREVISTO PARA CAPACITAÇÃO X 100.
EOC = (R$ 300.016,67 / R$ 459.960,20) x 100

O resultado foi bastante impactado pela suspensão de atividades de capacitação presenciais em razão da situação pandêmica.

Continuamos, porém, apoiando a qualificação dos(as) nossos(as) servidores(as), com elevação do nível de escolaridade dos servidores Técnico-administrativos em Educação e à qualificação para a docência dos(as) professores(as) EBTT, além de oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, contemplando todos os ambientes organizacionais. No total foram 199 servidores contemplados com o apoio à qualificação e 360 com cursos de capacitação no ano.

Além de realizações de cursos no exercício de 2020 com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), foram realizadas contratações com outras empresas promotoras de cursos de desenvolvimento. Vale ressaltar que no levantamento de necessidades de capacitação foi utilizado um módulo para melhor identificação das lacunas de competências, com a possibilidade de uma mineração de dados melhor para a tomada de decisão, dados esses que foram utilizados como base para a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IF Baiano (https://ifbaiano.edu.br/portal/servidor/wp-content/uploads/sites/5/2020/10/Pedidos-de-Capacitacao-2020.pdf ).

Orçamento Executado para Capacitação dos Servidores do IF Baiano nos últimos 3 anos
201820192020
% Executado99,9%98,7%99,4%
% Meta Pactuada97%97%97%
Dotação Orçamentária495.430,00478.627,00435.173,00
Execução Orçamentária495.042,59472.519,22432.510,20


Indicador 21 – Técnicos-Administrativos Capacitados (TAC)
Meta: 65%Resultado: 92%
TAC = TECNICOS QUE REALIZARAM CURSO DE CAPACITAÇÃO ANO ATUAL/ TOTAL DE CAPACITAÇÃO ANO ATUAL / TOTAL DE TÉCNICOS X 100
TAC = (830/902) x 100

A parceria com a ENAP tem como principal objetivo desenvolver competências de servidores para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas. Tivemos grande quantidade de capacitação na área de planejamento estratégico, desenvolvimento gerencial e treinamentos específicos para a área do(a) servidor(a), como forma de melhorar cada vez mais o atendimento prestado por nossa força de trabalho e dar apoio qualificado às áreas finalísticas em seus processos de geração de valor.

Considerando o ano atípico em razão da crise sanitária, os cursos presenciais foram cancelados e não ofertados, sendo substituídos pelo ensino remoto, situação que demandou a sensibilização de servidores para o uso das tecnologias, ao mesmo tempo em que buscamos adaptar a carga horária e o melhor turno para oferta das turmas. Essas ações, aliadas a outras, resultaram em um aumento, em relação a 2019, de mais de 800% no total de servidores técnicos administrativos que realizaram capacitações.



Indicador 22 – Docentes Capacitados(as) (DC)
Meta: 15%Resultado: 7,72%
DC=DOCENTESQUEREALIZARAMCURSODECAPACITAÇÃOANOATUAL/DOCENTESX100
DC= (62/803) x 100

Em comparação ao ano anterior, tivemos um aumento de 24% no quantitativo de professores que realizaram capacitação em 2020, demonstrando que, embora em ano tão adverso, as ações para desenvolvimento de pessoal continuaram a avançar. A área de Educação teve a maior quantidade de docentes capacitados.



Indicador 23 – Titulação do Corpo Docente (TCD)
Este indicador mede a relação de alunos(as) que não concluem seus cursos no período previsto.
Meta: 4,3Resultado:
TCD = (G𝑥1)+(𝐴𝑥2)+(𝐸𝑥3)+(𝑀𝑥4)+(𝐷𝑥5) / 𝐺+𝐴+𝐸+𝑀+𝐷*

*onde: G=Graduação; A=Aperfeiçoamento; E=Especialização; M=Mestrado; D=Doutorado
O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Com mais de 80% de nosso corpo docente composto por mestres e doutores, segundo a última apuração feita pela PNP, a cada ano temos nos aproximado da meta de titulação. As ações de apoio à qualificação dos(as) professores(as) se dão principalmente por meio de afastamento do cargo efetivo para participação em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) no país ou no exterior.

O aumento na titulação do corpo docente, além de ter um impacto positivo na avaliação institucional e dos nossos cursos, vem beneficiando a formação de nossos(as) estudantes, na produção de conhecimento e no desenvolvimento de pesquisas.




OBJETIVO ESTRATÉGICO 9: APERFEIÇOAR O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

CMAO=QUANTITATIVOORÇAMENTÁRIOREALIZADO/QUNATITATIVOORÇA MENTÁRIOPLANEJADO X 100
Meta: 97%Resultado: 99,4%
CMAO=QUANTITATIVOORÇAMENTÁRIOREALIZADO/QUNATITATIVOORÇAMENTÁRIOPLANEJADO X 100
CMAO = (342.141.479,10 / 314.800.466,16) x 100

Ao considerarmos os valores empenhados nas despesas orçamentárias de 2020, tivemos um resultado de 99,4% em relação à dotação orçamentária atualizada.

O IF Baiano não poupou esforços para executar seu orçamento atendendo os princípios de eficiência, eficácia e economicidade para preservar sua atuação e o cumprimento de sua missão institucional. Nos últimos anos cada vez mais temos vinculado o orçamento ao processo do planejamento estratégico, relacionando as ações desenvolvidas às despesas empenhadas no orçamento, de forma a otimizar nosso processo de geração de valor. A previsão de gastos nos Planos de Ação Anual, registrados no sistema SUAP de acordo com objetivos estratégicos, indicadores e metas, tem se tornado um mecanismo para acompanhamento, dimensionamento e alinhamento entre a execução orçamentária e o planejamento.

O contingenciamento ou bloqueio orçamentário, observado nos últimos anos, vem acarretando atrasos na execução do orçamento e do planejamento. Para minimizar as consequências desse episódio, são realizadas reuniões com as unidades gestoras para alinhamento das tomadas de decisão com foco na obtenção de resultados mais eficazes. Com a Pandemia e redução orçamentária, foram realizadas diversas reuniões, revisões de contratos e diversos remanejamentos buscando o atingimento das metas.



OBJETIVO ESTRATÉGICO 10: GARANTIR A QUALIDADE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Indicador 25 – Gasto Corrente Por Aluno (GCA)
Meta: R$ 14.929,47Resultado:
O resultado desse indicador será conhecido após conclusão do ano letivo e com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

O Gasto Corrente por Aluno é calculado com base em todos os gastos do IF Baiano oriundos das diversas ações orçamentarias, exceto os gastos com Investimentos, com inativos/pensionistas e com inversões financeiras.

O GCA tem apresentado sucessivas quedas anuais, tendo chegado em 2019 ao menor nível de gastos por estudante dos últimos 5 anos, não obstante o aumento de matrículas observado no mesmo período. Em grande medida, a redução é decorrente dos contingenciamentos e até mesmo cortes orçamentários referentes às despesas de custeio.

O IF Baiano tem trabalhado, como já demonstrado em muitos resultados apresentados nesse relatório, para que essa redução no gasto por aluno não redunde em impacto negativo para a realização de sua missão e entrega de valor para seu principal público. No difícil ano de 2020, marcado pela crise sanitária, o IF Baiano procurou evitar a interrupção do valor desembolsado por aluno, tanto pela continuidade das atividades no formato não presencial quanto pela ampliação da assistência estudantil.



Indicador 26 – Gastos Com Pessoal (GCP)
Meta: 74%Resultado: 78,2%
GCP= GASPES/TOTGAS X 100O resultado desse indicador será consolidado com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

Em 2020, os gastos com pessoal representaram 78,2% de todas as despesas que empenhamos, de acordo com o Balanço Orçamentário. Os custos com pessoal são determinados por fatores tais como reajustes salariais, incentivos, progressões funcionais, entre outros, que pelo fato de serem regidos por lei, não estão sujeitos à discricionariedade dos gestores da instituição. Aguardaremos a consolidação desses totais na PNP para tecer uma análise mais bem contextualizada.


* Considera os gastos já consolidados na Plataforma Nilo Peçanha
** Considera os gastos empenhados no Balanço Orçamentário

Indicador 27 – Gastos Com Outros Custeios (GCOC)
Meta: 70%Resultado: 19,7%
GCOC=GASOUCTOTGASX100O resultado desse indicador será consolidado com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

O total empenhado com custeio em 2020 correspondeu a 19,7% do orçamento, de acordo com o Balanço Orçamentário. Aguardaremos a consolidação desses totais na PNP para tecer uma análise mais bem contextualizada.


* Considera os gastos já consolidados na Plataforma Nilo Peçanha
** Considera os gastos empenhados no Balanço Orçamentário

Indicador 28 – Gastos Com Investimentos (GCI)
Meta: 30%Resultado: 1,9%
CGI = GASINV/TOTGAS X 100O resultado desse indicador será consolidado com a publicação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha.

O total empenhado com investimentos em 2020 correspondeu a 1,9% do orçamento, de acordo com o Balanço Orçamentário. Aguardaremos a consolidação desses totais na PNP para tecer uma análise mais bem contextualizada.


* Considera os gastos já consolidados na Plataforma Nilo Peçanha
** Considera os gastos empenhados no Balanço Orçamentário


Indicadores de governança do TCU

Medidas adotadas em relação aos indicadores de governança e gestão, levantados, a exemplo dos que foram tratados pelo TCU nos Acórdãos 588/2018-Plenário e 2.699/2018-Plenário (ambos da Relatoria do Ministro Bruno Dantas)

Em decorrência dos reflexos da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) sobre as rotinas administrativas das organizações públicas federais, o levantamento de 2020 foi adiado para o ano de 2021.


Controle e correição

Principais ações de supervisão, controle e de correição adotadas pelo IF Baiano para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e na aplicação de recursos públicos.

TipoQuantidadeSituação
Processo Administrativo Disciplinar (PAD)0--
Processo de Responsabilização Administrativa (PAR)0--
Sindicância302 concluídas e 01 em andamento
Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)0--
Outros0--

Fonte: Gabinete da reitoria


Recomendações/Determinações do Tribunal de Contas da União no ano de 2020

Nº ProcessoNº AcórdãoData da ciênciaUnidade ou Subunidade destinatáriaDescrição da determinação/recomendação
TC 011.706/2014-72175/2020-TCU-Plenário21/09/2020DGPCancelar pensão de filha maior solteira somente quando ela venha a assumir cargo efetivo na Administração Pública Federal, contrair matrimônio, inclusive união estável, ou, ainda, se for beneficiária de pensão de viúva em qualquer regime previdenciário.
TC 016.757/2019-0389/2020-TCU-Plenário11/03/2020PROPLAN/DGTIElaborar plano de ação prevendo, em prazo não superior a um ano, a disponibilização nos sites dos órgãos na internet, com acesso público, de links para acesso ao inteiro teor dos processos eletrônicos que documentam suas licitações e execuções de contratos, autuados via Sistema Eletrônico de Informações – SEI ou plataforma similar, dando ciência a esta Corte de Contas, no prazo de 120 dias, da estratégia definida, acompanhada do detalhamento das ações a serem implementadas em cada etapa e do cronograma previsto (especificando datas de início e fim de cada ação e etapa), com a identificação (nome, cargo e CPF) dos agentes responsáveis pelas etapas e ações.

Fonte: Gabinete da reitoria


Recomendações/Determinações da Controladoria Geral da União no ano de 2020

Não houve recomendação ou determinação da CGU para o IF Baiano em 2020.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br