Coordenação de Pesquisa
Cadastro de Projetos de Pesquisa Campus Catu
Última atualização: 19/03/2024 - 12:42 horas | Data de publicação: 19/02/2019 - 15:33 horas

NORMATIVA PARA CADASTRO DE PROJETOS DE PESQUISA NA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

As propostas deverão ser formuladas e registradas previamente a sua execução, no Sistema Unificado de
Administração Pública-SUAP (http://suap.ifaiano.edu.br) por meio do Edital de Fluxo Contínuo disponível na aba PESQUISA>Projetos> Submeter Projetos>, seguindo as diretrizes contidas nesse edital.

Obs: Caso o projeto de pesquisa tenha sido aprovado em agência de fomento externo, anexar o Projeto de Pesquisa e a comprovação dessa aprovação.

O prazo de execução dos projetos de pesquisa e inovação não vinculado a pós-graduação deverá ser de no mínimo 4 (quatro) meses e no máximo 12 (doze) meses. O prazo de execução dos projetos de pesquisa da Pós-Graduação deverá ser de no mínimo 12 (doze) meses e no máximo 24 (vinte e quatro) meses.

Após a aprovação do cadastro do projeto pela Coordenação de Pesquisa, o(a) coordenador(a) do projeto deve manter atualizado no SUAP os registros de execução das atividades do projeto, conforme o Manual de Execução e Monitoramento de Projetos de Pesquisa.

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Cadastro e execução de projetos – Editais Internos Propes

Para cadastrar o projeto na coordenação de pesquisa do IFBaiano – Campus Catu e solicitar uma bolsa de iniciação científica, o coordenador do projeto deverá submeter o projeto nos editais de seleção interna da Pro-reitoria de Pesquisa (PROPES). Os editais são lançados anualmente, a partir do mês de março. A duração da bolsa é de 12 meses. Existe as seguintes modalidades de bolsas no instituto:

– Bolsa Pibic: Para estudantes de graduação (valor: R$ 700,00/mês)

– Bolsa Pibiti: Para estudantes de graduação (valor: R$ 700,00/mês)

– Bolsa Pibic-EM: Exclusiva para alunos do Ensino médio (valor: R$ 300,00/mês)

As agências financiadoras são: FAPESB, CNPq

Após a aprovação do projeto, o(a) coordenador(a) do projeto deve manter atualizado no SUAP os registros de execução das atividades do projeto, conforme os documentos disponíveis no Guia de Procedimentos Propes.

A prestação de contas financeira deve seguir a regulamentação dada pela Nota Informativa nº 01, de 10 de março de 2023 PROPES / IF BAIANO.

Certificação: Os certificados de orientação e participação em projetos com bolsa serão emitidos pela Coordenação Pesquisa do IF Baiano – Campus Catu.

Voluntário

Tanto os projetos cadastrados no edital de fluxo contínuo como os projetos cadastrados nos editais internos, podem ter estudantes voluntários cadastrados no projeto, conforme interesse do(a) coordenador(a) do projeto, obedecendo a carga horária para cada modalidade. Neste caso, o(a) estudante também deve assinar um Termo de Compromisso via Suap.

Parceria com empresa Privada

Se o plano de trabalho for em parceria com empresa privada, será necessário anexar também um ofício (carta de intenção) da empresa em participar do projeto. Abaixo, segue, como exemplo, um modelo de ofício.

Alocação de carga horária

A carga horária deverá ser aprovada pela coordenadoria e não poderá exceder o plano individual de trabalho (PIT).

Certificação: Os certificados de orientação e de participação em projeto serão emitidos pela Coordenação de pesquisa.

Auxílio para participação em eventos científicos nacionais e internacionais

Servidor

O campus Catu tentará disponibilizar diária, transporte e reembolso de inscrição de acordo com a disponibilidade financeira, para servidores que irão apresentar trabalho em congresso (na forma de pôster ou oral). Para solicitar o auxílio o servidor deverá preencher:

  • Formulário de solicitação de diárias e passagens;
  • Preparar um memorando (justificando sua participação);
  • Resumo do Trabalho a ser apresentado;
  • Anexar a carta de aceite de apresentação de trabalho e cópias da página do evento e programação.

Os documentos deverão ser protocolados pelo próprio servidor no sistema SUAP tendo como destino a direção acadêmica do Campus Catu.

Discente

O campus também tentará disponibilizar auxílio para estudantes que irão apresentar trabalhos (na forma de pôster ou oral) em eventos. Neste caso, o estudante com auxílio do servidor orientador do projeto terão que preencher os seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação de ajuda de custos;
  • Memorando (justificando a participação do discente no evento);
  • Resumo do Trabalho a ser apresentado;
  • Três Cotações de serviços de hospedagem;
  • Três cotações em empresas de transportes (aéreo, terrestre ou marítimo);
  • Anexar a carta de aceite de apresentação de trabalho e cópias da página do evento e programação.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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