Coordenação de Pesquisa
Grupos de Pesquisa
Última atualização: 23/08/2024 - 1:44 horas | Data de publicação: 02/06/2020 - 22:53 horas

Segundo o CNPq, Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Há o envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

Grupos de Pesquisa são as unidades básicas para o planejamento e o acompanhamento das atividades de pesquisa na instituição e definem-se por abrangerem linhas de pesquisa definidas no interior de uma área de conhecimento. As atividades de pesquisa na instituição, individuais ou integradas, estarão inseridas em grupos de pesquisa previamente cadastrados.

São considerados grupos de pesquisa cadastrados aqueles registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e certificados pelo IFBaiano .

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se em bases de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. O Diretório mantém uma base corrente, em que informações são atualizadas, continuamente, pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza censos bianuais, que são fotografias dessa base corrente.

As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e aos padrões de interação com o setor produtivo.

O Diretório é hoje capaz de descrever com precisão os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil. Igualmente é capaz de fornecer aos interessados uma grande e diversificada massa de informação sobre detalhes de quem realiza as atividades, como e onde se realizam e sobre o quê pesquisam. Tem sido utilizado pela comunidade científica, tecnológica em geral e pelos comitês assessores do CNPq, como ferramenta de orientação para suas atividades.

O cadastro de Grupos de Pesquisa do IFBaiano no DGP/CNPq será efetuado pelo líder do grupo, que deve ser um docente Efetivo da Instituição e cadastrado pela PROPES junto ao CNPq. A partir do cadastro do grupo no DGP/CNPq, o líder do grupo é responsável por manter atualizadas todas as informações referentes ao grupo, inclusive linhas de pesquisa, recursos humanos e relações com o setor produtivo.

Requisitos e passos para registrar um grupo de pesquisa:

a) Ser Professor efetivo do IF Baiano;

b) Possuir título de Doutorado;

c) Até 10 linhas de pesquisa;

d) Até 10 pesquisadores;

e) Ter a presença de um Técnico;

f) Ter a presença de Estudante;

1. Inicialmente, o professor líder do grupo deve entrar em contato com a Coordenação de Pesquisa (Copes), esclarecendo o seu interesse na criação do grupo de pesquisa. A Copes fará o encaminhamento conforme detalhado aqui.

2. Os Líderes, depois de cadastrados pelos Dirigentes, passam a ter acesso ao sítio de Líderes de grupo. Nesse sítio, o líder tem à sua disposição um formulário on-line, a partir do qual ele pode cadastrar as linhas e projetos de pesquisa do grupo, e seus integrantes. O preenchimento e envio desse formulário é de responsabilidade do líder.

Link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil

Obs.: Para acessar o sítio de líderes é solicitado o CPF e a Senha de acesso do Líder de Grupo, que é a mesma Senha utilizada para acessar o Currículo na Plataforma Lattes (caso este não a possua ou a tenha esquecido, ele poderá obtê-la acessando o link “Sua senha”, na página inicial do sítio do CNPq).

3. Depois de preenchido o formulário e enviado ao CNPq, o Grupo será Certificado pelo IFBaiano. A certificação é perdida se o líder não atualizar as informações de seu grupo por mais de doze (12) meses. Portanto é de fundamental importância a atualização e inserção das atividades do Grupo de Pesquisa no Currículo Lattes . Segue baixo um manual de como fazer as adições das informações.

Grupos de Pesquisa Certificados pelo CNPq com atuação no Campus Catu

GEDISEX – Grupo de Pesquisas e Práticas em Gênero, Diversidade e Sexualidade

Este grupo tem como objetivo agregar estudos e pesquisas que acionem os conceitos de gênero, sexualidade e diversidade, considerando suas múltiplas formas de expressão e intersecções, no âmbito de atuação do IFBAIANO.

Produção vegetal e manejo de florestas

Muitos microrganismos têm comprovada ação no crescimento e proteção de plantas contra patógenos contribuindo assim para a sustentabilidade da agricultura e produção de florestas. Assim também uma pequena fração dos microrganismos é patogênica às plantas causando doenças e sendo responsáveis por grandes perdas. Espera-se que este grupo obtenha resultados que visem ao correto diagnóstico e estudo dos agentes causais e manejo sustentável de doenças e pragas, principalmente mediante a identificação de biocontroladores; ao manejo e produção sustentável de florestas nativas e plantadas.

Comunidades Virtuais-IF Baiano

https://labehgames.wixsite.com/memorialdoisolamento

As investigações do Grupo de Pesquisa irão repercutir nas ações que envolvem pesquisa, extensão, desenvolvimento e ensino. Para tanto serão realizadas investigações que dialogam com as áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia a fim de produzir ambientes interativos, ou interagir com os já existentes, que poderão atuar como locus de pesquisa e de ensino. As produções dos membros do grupo serão socializadas em periódicos qualificados nacionais e internacionais, em capítulos de livros produzidos em parceria com outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como em eventos das áreas de games, cultura digital e suas interfaces. O grupo já tem um site www.comunidadesvirtuais.pro.br onde é possível encontrar informações das ações que já foram desenvolvidas pelos pesquisadores, bem como as redes de cooperação que foram estabelecidas para fortalecer os conhecimentos que são produzidos na área da cultura digital, especialmente na área de jogos digitais e suas conexões.

Entre-colchetes – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Subjetividades, Fenomenologia e Ação Humana

A proposta do grupo é refletir sobre as percepções e subjetivações, imaginários, vivências e experiências inerentes aos processos formativos atrelados à Educação Profissional, possibilitando ações que envolvem a construção de diálogos entre sujeitos participantes destes processos.

GEOMAR BAHIA – Geografia Marinha da Bahia

O Paranoá é um Grupo de Pesquisa onde se encontram pesquisadores, professores e estudantes do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, para discutir os mais diversos elementos de pesquisa sobre ambientes costeiros e marinhos. Tal iniciativa busca fortalecer a pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e apoiar ações de formação, discussão e difusão de conceitos e instrumentos para a educação e o gerenciamento costeiro e oceânico. Por meio do Paranoá, o grupo de pesquisadores propõe projetos de pesquisa, busca parcerias técnicas e apoio financeiro; partilha dados; discute metodologias; elabora conjuntamente relatórios e artigos, dentre outras atividades. O principal objetivo deste Grupo de Pesquisa é estudar o Litoral Baiano de modo inter e multidisciplinar, com especial atenção nas praias e unidades de conservação, visando contribuir para uma gestão costeira integrada e sustentável, com ênfase nos preceitos da economia azul.

GPQUIF – Grupo de Pesquisa em Química do IF Baiano

Linhas de Pesquisa: Quimica Analítica e Ambiental, Síntese Orgânica, A síntese de compostos de coordenação visando aplicação biológica, Cinética Química e Catálise, Ensino de Ciências e da Química, Probabilidade e Estatística.

Grupo de Pesquisa e Extensão em Solos e Águas Tropicais

Linhas de Pesquisa: 1. Implicações ambientais do uso da terra agrícola e mudança no uso da terra.2 Solos e Nutrição de Plantas

Grupo de Pesquisa em Educação Científica GPEC

O grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC – https://ifbaiano.edu.br/portal/gpec/) congrega vários núcleos que desenvolvem projetos de pesquisa (na educação básica, técnica e superior) e abrange a Educação Científica em diversas áreas do conhecimento (multidisciplinar), com o foco na construção de uma cultura institucional de popularização das ciências e no desenvolvimento de pesquisas, recursos e metodologias ativas que possam contribuir para o ensino aprendizagem e a popularização das ciências na educação básica e profissional. O GPEC implantou o Programa de Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. Nos últimos anos seus pesquisadores organizados livros e também publicado diversos artigos e capítulos de livros. Tem orientado também estudantes de graduação, especialização e de mestrado com TCCs e dissertações voltados para a Educação Científica. Em 2021, o GPEC promoveu seu primeiro Seminário de Pesquisa sendo transmitido pelo seu canal no Youtube.

Grupo de Pesquisa em Sistemas e Computação (GPESC)

O grupo GPESC realiza pesquisas na área da tecnologia da informação e comunicação, de forma multidisciplinar, buscando integrar a academia e a comunidade com a intenção de promover soluções inovadoras e desenvolvimento científico.

Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridades & Tecnologias (Inter&Tec)

Este grupo de pesquisadores vêm desenvolvendo estudos de caráter interdisciplinar, desde 2002, relacionados à aplicação de tecnologias digitais nas áreas de saúde, educação e produção. Dessa forma, o Inter&Tec destina-se a realizar pesquisas sobre a importância das tecnologias digitais para a sociedade em que vivemos em todas as suas instâncias e perspectivas envolvendo pesquisadores de diversas áreas de conhecimento o que permite observar os temas abordados sobre eixos e prismas diferenciados. Destarte, o grupo tem caráter formador visando propiciar um ambiente pluralizado de aprendizado para iniciação científica de estudantes do ensino médio, graduação e pesquisas no âmbito da pós-graduação.

GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO ESCOLA IF Baiano – Laboratório de Estudos e pesquisas teóricas e experimentais em educação escolar e desenvolvimento humano

O grupo estuda as relações entre Educação Escolar, Trabalho Educativo, Desenvolvimento Humano e Sociedade, tomando como critério os condicionantes sociais objetivos. Repercussões nas práticas, nas políticas, na produção do conhecimento em educação e educação escolar.

Grupo de Pesquisa Memória, Instituições e Organização de Espaços Pedagógicos na EPT – GP MeIO IFBAIANO

Linhas de Pesquisa: Espaços pedagógicos na EPT, Agroecologia, Etnoconhecimentos; Espaços pedagógicos na EPT, mundo do trabalho e movimentos sociais; História e memórias no contexto da EPT: instituições, intelectuais e espaços pedagógicos.

Grupo de Pesquisa: Hospitalidade, Cultura e Meio Ambiente do IFBAIANO

Pensar a hospitalidade e o planejamento urbano e regional com o propósito de estimular a reflexão educativa no sentido de formar o caráter hospitaleiro e o desenvolvimento regional que tem como referência a temática o desenvolvimento da cultura e do meio ambiente por abranger vastamente as relações entre os sujeitos que se deslocam nas civilizações modernas. Percebe-se que são muitos os campos de atividade acadêmica que podem estabelecer uma base de pesquisa para os ritos do desenvolvimento regional e hospitalidade, do acolhimento e do vínculo humano, e a cultura e o meio ambiente são elementos chaves para a formação desses elos. Assim, a proposta do grupo é atuar em pesquisas referentes a grande área de desenvolvimento regional, hospitalidade, com eixos nas áreas de desenvolvimento, cultura e meio ambiente, configurando a interdisciplinaridade como aporte essencial para o conhecimento científico.

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – IF BAIANO

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – GEPEPT – Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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