Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
INSERÇÃO SOCIAL
Última atualização: 31/08/2021 - 14:04 horas | Data de publicação: 31/08/2021 - 14:04 horas

O ProfEPT é um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O curso visa tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos educacionais para a EPT, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. 

Com relação ao ingresso, às vagas oferecidas nacionalmente são destinadas aos servidores da Rede IF, à comunidade externa, bem como para as ações afirmativas. Uma vez selecionado pelo Exame Nacional de Acesso (ENA), o candidato deverá seguir uma trajetória formativa durante a qual ele desenvolverá uma investigação que termine com a dissertação e um produto educacional. Essa trajetória deverá acontecer dentro de uma de duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT ou Organização e Memória de Espaços Pedagógicos em EPT. 

No que se refere às produções, as dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do ProfEPT, buscam apresentar reflexões e alternativas aos diferentes contextos da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). As pesquisas abordam problemas relacionados às práticas educativas e à organização e memória de curso técnico integrado ao ensino médio, curso técnico subsequente, curso de formação inicial e continuada (FIC), entre outras possibilidades relacionadas à EPT. 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br