Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Página do Processo de Ingresso
Processo de Ingresso de Estudantes 2018
Cursos ofertados (Integrado)
Última atualização: 29/08/2017 - 10:05 horas | Data de publicação: 23/08/2017 - 14:39 horas

Administração

Compreenda funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Estude também operação de sistemas  de informações gerenciais de pessoal e material e ferramentas da informática básica.

Atuação: Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.

Campus: Teixeira de Freitas

Agricultura

Saiba planejar, executar e monitorar etapas da produção agrícola;  acompanhar a colheita e pós-colheita das principais culturas e auxiliar na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola; identificar e aplicar técnicas para distribuição e comercialização de produtos.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas de consultoria agrícola. Instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Comércio do agronegócio. Indústrias de insumos agropecuários. Cooperativas e associações rurais. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

Campus: Bom Jesus da Lapa

Agroecologia

Compreenda os sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Saiba desenvolver ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais. Empresas de certificação agroecológica. Empresas de certificação orgânica.

Campi: Bom Jesus da Lapa | Serrinha |Valença

Agroindústria

Aprenda a operacionalizar o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Saiba também atuar na higienização e sanitização da produção agroindustrial, além de sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial.

Atuação: Agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas. Laboratórios de análises de alimentos. Consultorias. Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias. Instituições de ensino e/ou de pesquisa.

Campi: Governador Mangabeira | Guanambi

Agropecuária

Saiba como planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários e administrar propriedades rurais. Conheça os programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial e como fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais.

Campi: Catu | Guanambi | Itapetinga | Santa Inês | Senhor do Bonfim | Teixeira de Freitas | Valença

Alimentos

Compreenda o processo de conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Saiba como auxiliar no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor; realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas; controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados.

Atuação: Indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas. Indústria de insumos para processos e produtos. Laboratórios de análises laboratoriais e controle de qualidade. Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias. Serviços de alimentação. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

Campus: Catu | Santa Inês

Florestas

Entenda a produção de mudas florestais, extração e beneficiamento da madeira e como executar o processo de manejo sustentável e industrialização dos recursos de origem florestal; saiba também como orientar a prática florestal de menor impacto ambiental e administrar unidades de conservação e de produção florestal.

Atuação: Indústrias de papel e celulose. Instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Parques e reservas naturais. Indústrias de silvicultura e exploração florestal. Propriedades rurais.

Campus: Teixeira de Freitas

Guia de Turismo

Saiba como orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Saiba como estar apto para informar sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos de interesse do turista.

Atuação: Agências de viagem e operadoras de turismo. Organismos turísticos. De forma autônoma.

Campus: Uruçuca

Informática

Aprenda a desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Saiba utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.

Atuação: Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresas de assistência técnica. Centros públicos de acesso à internet.

Campi: Bom Jesus da Lapa | Governador Mangabeira | Uruçuca

Informática para Internet

Aprenda a desenvolver sistemas para web, aplicar critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade. Saiba desenvolver e realizar manutenção de sites e portais na Internet e na intranet.

Atuação: Empresas de desenvolvimento de sites para Internet.  Empresas de telecomunicações. Empresas de automação industrial. Empresas de prestação de serviços. Empresas de desenvolvimento de software. Empresas públicas. Empresas de desenvolvimento de jogos para consoles, celulares, tablets e computadores. Atividades de desenvolvimento de sistemas.

Campus: Guanambi

Meio Ambiente

Compreenda a coleta, armazenamento e interpretação de informações, dados e documentações ambientais, bem como a elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Entenda os programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem.

Atuação: Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresas de licenciamento ambiental. Unidades de conservação ambiental. Cooperativas e associações.

Campus: Itapetinga

Química

Aprenda a operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, bem como a avaliar atividades, controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos, realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas e desenvolver produtos e processos.

Atuação: Indústrias químicas. Laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins. Laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas. Empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos. Estações de tratamento de águas e efluentes.

 Campus: Catu

Zootecnia

Compreenda a criação de animais domésticos e silvestres. Saiba elaborar, aplicar e monitorar programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas de nutrição e reprodução animal. Instituições de pesquisa, assistência técnica, fomento e extensão rural. Clínicas veterinárias. Cooperativas agropecuárias. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

CampusSanta Inês

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento - E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br