Campus Bom Jesus da Lapa
Engenharia Agronômica
Perfil do Curso
Última atualização: 20/07/2018 - 10:30 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:43 horas

O curso superior de Engenharia Agronômica possibilitar aos sujeitos em formação uma qualificação humana, social e ética, capacidade crítica, criativa e transformadora, a fim de atenderem as demandas da sociedade, através de práticas pedagógicas de cunho social, visando a preservação do ambiente e a garantia da qualidade de vida para as gerações futuras.

O engenheiro agrônomo não trabalha apenas em fazendas e sítios. Sua atuação se estende a empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, alimentos e até mesmo a bancos de financiamento e investimento, na fiscalização da distribuição do crédito agrícola. Instituições de ensino e pesquisa são também locais de trabalho para o profissional.

Em um país como o Brasil, com forte potencial agrícola, o curso tem uma função social relevante: atualmente são 45.000 profissionais, a maioria a serviço de órgãos governamentais, projetando e executando instalações para o armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, sistemas de irrigação e drenagem, construções rurais, etc. Nas indústrias e em laboratórios, ele se dedica ao estudo e à pesquisa da composição das terras para o plantio, a natureza e adequação dos fertilizantes, os meios de combate a pragas e doenças de plantas e animais e as formas de aperfeiçoamento das espécies vegetais e animais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa

BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 3481-2521 / (77) 3481-4513
Diretor: Geângelo de Matos Rosa
E-mail: gabinete@lapa.ifbaiano.edu.br