Bacharelado em Engenharia Agronômica
Perfil do Curso
Última atualização: 03/03/2017 - 15:30 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:43 horas

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a missão do IF Baiano é oferecer educação profissional de qualidade, pública e gratuita em todos os níveis e modalidades, preparando pessoas para o pleno exercício da cidadania; contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país, através de ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, fundamenta-se na busca da excelência acadêmica, melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, pluralidade, gratuidade do ensino e na gestão democrática. Este processo contempla ainda o rigor científico, a liberdade de pensamento e de expressão e a condição geradora de cultura a todos os segmentos sociais.

No Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, os avanços na área de ensino, pesquisa e extensão serão considerados, pois, tanto em relação aos objetivos como nas estratégias e campos de atuação, os referidos pilares que sustentam o ensino superior foram contemplados de maneira significativa. As atividades de ensino-pesquisa-extensão zelam pela formação educacional, profissional, ética e cidadã dos discentes, pela aproximação da comunidade interna e externa à instituição e pelo envolvimento dos mesmos do futuro campo de atuação.

A política de pesquisa, prevista no PDI do IF Baiano, propicia a aquisição de competências, o domínio de métodos analíticos, de múltiplos códigos de linguagens, possibilitando uma qualificação intelectual de natureza suficientemente ampla para constituir, por sua vez, base sólida para a construção contínua e eficiente de conhecimentos. Além disso, busca formar um cidadão transformador, pautado nos princípios investigativos, questionador e crítico, podendo intervir na sociedade de forma mais contundente. Assim, a pesquisa do IF Baiano é concebida, como princípio pedagógico, e objetiva a indissociabilidade da mesma com o ensino e a extensão.

As novas demandas da sociedade contemporânea exigem uma formação que articule as ações institucionais à extensão, com a máxima organicidade e competências científica e técnica, observando também a inserção política, a postura ética e cultural. O IF Baiano compreende que a extensão vislumbra a necessidade de ação relacional e de diálogo com a sociedade, enfatizando demandas sociais, compactuando com um modelo includente, para o qual o desenvolvimento deve ser igualitário, centrado no princípio da cidadania como patrimônio universal, de modo que todos os cidadãos possam compartilhar do desenvolvimento científico e tecnológico, para cumprimento de seu papel social.

Nesse sentido, as políticas institucionais no âmbito do curso, em organicidade com as diretrizes do PDI, vem fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na medida em que as atividades relacionadas à formação de profissionais, elaboração e execução de projetos de pesquisa e extensão são consolidados, estando, portanto, incorporados no próprio desenvolvimento do Curso.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br