Bacharelado em Engenharia Agronômica
Matriz Curricular
Última atualização: 06/07/2018 - 11:05 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 14:25 horas

O Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IF Baiano Campus Guanambi possui uma matriz curricular organizada de forma a permitir um planejamento, em etapas, da formação intelectual/profissional, em que os componentes curriculares se integrem de forma interdisciplinar e flexível, promovendo a dinamização e significação da aprendizagem, em estreita vinculação com os objetivos específicos propostos para o Curso.

Além disso, regulamenta a existência de pré-requisitos entre alguns componentes curriculares, uma vez que existe a necessidade de que conceitos
trabalhados em conteúdos anteriores estejam fundamentados para o melhor aproveitamento do componente ofertado.

Neste sentido, o currículo do curso procura ser um corpo estruturado de conhecimentos que sirva de orientação aos estudantes, mostrando com clareza as relações entre as disciplinas, no qual pré-requisitos ou co-requisitos são estabelecidos para garantir o crescimento intelectual contínuo. Este abrangerá uma sequência de disciplinas derivada das seguintes linhas curriculares:

  • Ciências Sociais;
  • Engenharia Rural;
  • Fitossanidade;
  • Fitotecnia;
  • Ciência do Solo;
  • Recursos Ambientais;
  • Tecnologia de Produtos Agropecuários;
  • Zootecnia.

De acordo com a Resolução CNE/CES Nº 1, de 2 de fevereiro de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia, a matriz curricular está estruturada em três núcleos de conteúdos, os quais podem também ser conferidos na representação gráfica da integralização curricular:

  • Núcleo de conteúdos básicos: composto dos campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado.
  • Núcleo de conteúdos profissionais essenciais: composto por campos de saber destinados à caracterização da identidade do profissional. O agrupamento desses campos gera grandes áreas que caracterizam o campo profissional do agronegócio, integrando as subáreas de conhecimento que identificam atribuições, deveres e responsabilidades.
  • Núcleo de conteúdos profissionais específicos: inserido no contexto do projeto pedagógico do curso visando contribuir para o aperfeiçoamento da habilitação.

Consulte a Matriz Curricular do curso.

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