A avaliação deverá se constituir em parte integrante do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em todos os componentes curriculares do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IF Baiano Campus Guanambi, procedendo de constante investigação a respeito dos resultados obtidos em relação ao que foi proposto em termos de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de competências/habilidades/atitudes/valores pelos educandos. Nesse sentido, a avaliação deverá ser contínua, desempenhando diferentes funções, como: diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes, os seus interesses e necessidades; detectar dificuldades de aprendizagem no momento em que elas ocorrerem, permitindo o planejamento de formas de superação destas.
A avaliação permitirá analisar o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva dos docentes e dos discentes. Para os docentes, oferecerá indícios dos avanços, dificuldades e entraves no processo, tanto no nível do coletivo dos discentes como do individual, permitindo redirecionamentos na sequência e natureza das atividades didáticas. Para os discentes, inferirá o seu desempenho em relação aos objetivos propostos para o componente/atividade curricular, em termos de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de aptidões, bem como indicará quais as dificuldades, abrindo espaço para o planejamento de estratégias de superação destas em parceria com o docente.
No processo de avaliação da aprendizagem devem ser considerados aspectos quantitativos e qualitativos, com suas possibilidades e
limites específicos, permitindo uma diversidade de instrumentos que devem corresponder às expectativas das disciplinas/atividades e às funções atribuídas à avaliação nos diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.
O processo de avaliação deverá ainda se adequar à legislação vigente e à Organização Didática dos Cursos Superior do IF Baiano.