Bacharelado em Engenharia Agronômica
Critérios de Avaliação
Última atualização: 03/03/2017 - 16:38 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:44 horas

A avaliação deverá se constituir em parte integrante do processo de ensino e aprendizagem  desenvolvido  em  todos  os  componentes  curriculares  do  Curso  de Bacharelado   em   Engenharia   Agronômica   do   IF   Baiano Campus Guanambi, procedendo de constante investigação a respeito dos resultados obtidos em relação ao que foi proposto em termos de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de competências/habilidades/atitudes/valores   pelos   educandos.   Nesse   sentido,   a avaliação   deverá   ser   contínua,   desempenhando   diferentes   funções,   como: diagnosticar   o   conhecimento   prévio   dos   estudantes,   os   seus   interesses   e necessidades;  detectar  dificuldades  de  aprendizagem  no  momento  em  que  elas ocorrerem, permitindo o planejamento de formas de superação destas.

A  avaliação  permitirá  analisar  o  processo  de  ensino  e  aprendizagem  na perspectiva dos docentes e dos discentes. Para os docentes, oferecerá indícios dos avanços,  dificuldades  e  entraves  no  processo,  tanto  no  nível  do  coletivo  dos discentes como do individual, permitindo redirecionamentos na sequência e natureza das  atividades  didáticas.  Para  os  discentes, inferirá  o  seu  desempenho  em  relação aos  objetivos  propostos  para  o  componente/atividade  curricular,  em  termos  de aquisição  de  conhecimento  e  desenvolvimento  de  aptidões,  bem  como  indicará quais  as  dificuldades,  abrindo  espaço  para  o  planejamento  de  estratégias  de superação destas em parceria com o docente.

No   processo   de   avaliação   da   aprendizagem   devem   ser   considerados aspectos  quantitativos  e  qualitativos,  com  suas  possibilidades  e
limites  específicos, permitindo   uma   diversidade   de   instrumentos    que   devem   corresponder   às expectativas  das  disciplinas/atividades  e  às  funções  atribuídas  à  avaliação  nos diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.

O  processo  de  avaliação  deverá  ainda  se  adequar  à  legislação  vigente  e  à Organização Didática dos Cursos Superior do IF Baiano.

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