Licenciatura em Ciências Biológicas
Objetivo
Última atualização: 22/11/2021 - 15:51 horas | Data de publicação: 23/09/2019 - 17:32 horas

Objetivo geral:

Formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental e Médio, em todas as suas modalidades, como professores de Ciências e Biologia, com conhecimentos técnicos, científicos e pedagógicos, e que contribuam na formação de cidadãos críticos e atuantes.

Objetivos específicos:

  • Propiciar uma formação teórica diversificada e sólida em Ciências Biológicas;
  • Sensibilizar os estudantes quanto às questões ambientais, tornando-os capazes de analisar e modificar suas próprias práticas em prol da sustentabilidade, em nível local, regional e global;
  • Promover a educação científica, pautando-se na ciência como uma forma de compreender o mundo e seus processos naturais;
  • Aproximar a sociedade civil do conhecimento acadêmico, científico e tecnológico;
  • Atualizar os estudantes acerca dos novos conhecimentos/ tecnologias / serviços e produtos decorrentes do conhecimento em Ciências Biológicas;
  • Ter capacidade de transpor o conhecimento específico das Ciências Biológicas em saber escolar;
  • Formar profissionais capazes de trabalhar os componentes curriculares do curso de forma interdisciplinar;
  • Oferecer ferramentas para que o licenciando consiga planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais didáticos aplicáveis ao Ensino de Ciências e Biologia, na Educação Básica e em espaços de Educação científica não formal;
  • Proporcionar o uso, a aplicação e adequação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem;
  • Formar educadores aptos a desenvolverem pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, tornando a vivência escolar um campo vasto para a investigação da prática pedagógica;
  • Promover integração e interdisciplinaridade curricular, incentivando os estudantes a relacionarem os conhecimentos das Ciências Biológicas aos saberes da realidade social e cultural,
  • Habilitar profissionais para desenvolver/liderar/supervisionar/participar de projetos de caráter científico, extensionista e/ou pedagógico;
  • Possibilitar espaços de interação Comunidade-Instituto para que aspectos da biodiversidade do Baixo Sul da Bahia sejam debatidos e compreendidos à luz de teorias e vivências;
  • Inserir o estudante nas instituições locais de Ensino Básico (Escolas de Ensino Fundamental e Médio da região), através dos componentes curriculares Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágios exigidos no curso (Observação; Coparticipação e Regência), bem como em espaços não formais de educação (museus, parques, trilhas ecológicas, dentre outros);
  • Estimular os estudantes a desenvolverem outras atividades curriculares e extracurriculares de formação;
  • Formar docentes reflexivos e autocríticos sobre a prática didático-pedagógica, além de atuantes e transformadores no contexto educacional que estejam inseridos;
  • Sensibilizar os futuros educadores quanto ao seu papel na formação de cidadãos do ponto de vista educacional, social, ambiental e científico;
  • Estimular a compreensão e o respeito à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etária e sociocultural.

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