Licenciatura em Ciências Biológicas
Avaliação do Curso
Última atualização: 07/03/2024 - 22:16 horas | Data de publicação: 23/01/2023 - 12:20 horas

A avaliação do curso é composta de duas etapas: Avaliação Interna e Avaliação Externa. A Avaliação Interna (ou Autoavaliação) é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação da Instituição – CPA, com a participação de membros do NDE e do colegiado do curso, orientados pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES.

A Avaliação Interna é um processo participativo, dirigido ao social (estudantes, servidores docentes e técnicos) e destinado aos próprios sujeitos para efeitos de melhoria institucional, individual e coletiva. A cada dois anos, a avaliação busca compreender os significados do conjunto das atividades educativas do curso, compatibilizando informações produzidas internamente, bem como na Instituição. Ao final deste processo, a CPA deve produzir relatório final de avaliação interna e encaminhar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A avaliação interna garante a análise do PPC, assegurando que este seja modificado e melhorado de acordo com o surgimento de novas demandas pelo curso.

A Avaliação Externa, realizada por comissões do INEP, analisa três dimensões do curso: a organização didático-pedagógica; o perfil do corpo docente, discentes e técnicos-administrativos; e as Instalações físicas. A avaliação externa possui como objetivo identificar as condições de ensino oferecidas em relação à organização didático-pedagógica, corpo docente, discente e técnico-administrativo e às instalações físicas.

As avaliações de curso são realizadas mediante requisitos legais, tanto para aqueles ofertados na modalidade presencial quanto à distância. O instrumento de avaliação utilizado é único para todos os cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) presenciais e a distância, e seus resultados são fontes essenciais aos processos regulatórios de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Além dos procedimentos institucionais de Avaliação Interna e Externa, serão empregados procedimentos avaliativos que estarão intrinsecamente relacionados ao âmbito do curso. São, sobretudo, três: as reuniões periódicas do Colegiado de Curso, para avaliação constante das atividades desenvolvidas; acompanhamento do plano de ação do curso, realizado bimestralmente pela Coordenação do curso, pelo NDE e pela Diretoria Acadêmica, e; avaliação do curso pelos discentes e demais servidores que atuam no curso, uma vez por semestre.

Saiba mais: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/valenca/comissao-propria-de-avaliacao-cpa/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br