Última atualização: 22/11/2021 - 15:51 horas |
Data de publicação: 23/09/2019 - 17:32 horas
Objetivo geral:
Formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental e Médio, em todas as suas modalidades, como professores de Ciências e Biologia, com conhecimentos técnicos, científicos e pedagógicos, e que contribuam na formação de cidadãos críticos e atuantes.
Objetivos específicos:
- Propiciar uma formação teórica diversificada e sólida em Ciências Biológicas;
- Sensibilizar os estudantes quanto às questões ambientais, tornando-os capazes de analisar e modificar suas próprias práticas em prol da sustentabilidade, em nível local, regional e global;
- Promover a educação científica, pautando-se na ciência como uma forma de compreender o mundo e seus processos naturais;
- Aproximar a sociedade civil do conhecimento acadêmico, científico e tecnológico;
- Atualizar os estudantes acerca dos novos conhecimentos/ tecnologias / serviços e produtos decorrentes do conhecimento em Ciências Biológicas;
- Ter capacidade de transpor o conhecimento específico das Ciências Biológicas em saber escolar;
- Formar profissionais capazes de trabalhar os componentes curriculares do curso de forma interdisciplinar;
- Oferecer ferramentas para que o licenciando consiga planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais didáticos aplicáveis ao Ensino de Ciências e Biologia, na Educação Básica e em espaços de Educação científica não formal;
- Proporcionar o uso, a aplicação e adequação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem;
- Formar educadores aptos a desenvolverem pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, tornando a vivência escolar um campo vasto para a investigação da prática pedagógica;
- Promover integração e interdisciplinaridade curricular, incentivando os estudantes a relacionarem os conhecimentos das Ciências Biológicas aos saberes da realidade social e cultural,
- Habilitar profissionais para desenvolver/liderar/supervisionar/participar de projetos de caráter científico, extensionista e/ou pedagógico;
- Possibilitar espaços de interação Comunidade-Instituto para que aspectos da biodiversidade do Baixo Sul da Bahia sejam debatidos e compreendidos à luz de teorias e vivências;
- Inserir o estudante nas instituições locais de Ensino Básico (Escolas de Ensino Fundamental e Médio da região), através dos componentes curriculares Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágios exigidos no curso (Observação; Coparticipação e Regência), bem como em espaços não formais de educação (museus, parques, trilhas ecológicas, dentre outros);
- Estimular os estudantes a desenvolverem outras atividades curriculares e extracurriculares de formação;
- Formar docentes reflexivos e autocríticos sobre a prática didático-pedagógica, além de atuantes e transformadores no contexto educacional que estejam inseridos;
- Sensibilizar os futuros educadores quanto ao seu papel na formação de cidadãos do ponto de vista educacional, social, ambiental e científico;
- Estimular a compreensão e o respeito à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etária e sociocultural.