Licenciatura em Ciências Biológicas
Corpo Docente
Última atualização: 17/08/2024 - 12:38 horas | Data de publicação: 15/10/2018 - 13:58 horas

Corpo Docente

Me. Alexandre Amaral Silvares
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2006), pos-graduação Latu Sensu em Matemática, pós graduação Strictu Sensu em Mestrado Profissionalizante em Matemática – PROFMAT pela Universidade Estadual de Santa Cruz, participou do curso de extensão universitária de Prevenção do uso de Drogas para educadores de Escolas Públicas, pela Universidade de Brasília (2011). Foi docente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, e na Faculdade do Sul da Bahia onde é Professor Efetivo das disciplinas de Cálculo Numérico, Estatística para Engenharia, Cálculo II e Equações Diferenciais, ministrou também os cursos de curta duração de Transformada de Laplace e Introdução ao Matlab. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano lecionando Matemática e Geometria na Especialização em Ensino de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplinas: Fundamentos da Matemática e Estatística Básica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6043034878783700

Dra. Aline Cristina da Silva Moraes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008). É Mestra e Doutora em Botânica (2015) titulada pela mesma instituição. Sua área de pesquisa abrange Ecologia de espécies vegetais de cerrado, floresta ciliar e campo rupestre, principalmente nos seguintes temas: fenologia, síndromes de dispersão e polinização, relações hídricas, trocas gasosas e atributos foliares. Já lecionou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO), Campus Guanambi entre 2013 e 2014, como professora efetiva nos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria e no Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. Foi Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), atuando como docente nos cursos Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática e superior em Análise e desenvolvimento de sistemas, ministrando Metodologia da Pesquisa. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO), Campus Valença, onde atua como docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação Funcional: Docente EBTT, Vice coordenação de curso
Disciplinas: Anatomia e Organografia Vegetal; Fisiologia Vegetal e Sistemática Vegetal; Estágio Supervisionado II
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7831076742350926

Dra. Cecília Nunes da Silva

Licenciada plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFES na área de concentração Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA – Integrante dos grupos de pesquisa HCEL/UFBA e GEDISEX/IFBaiano. Integrante do projeto de extensão Cia de Dança Andora-UFES. Membra do NEABI-IFBaiano (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e do GENI-IFBaiano (Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana ; Pesquisa e Prática Pedagógica IV
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0071208009590111

Dra. Célia Maria Pedrosa
Possuo graduação em Ciências Sociais Instituto de Ensino Superior e Pesquisa/Universidade Estadual de Minas Gerais (1989), graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (1995), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Fui professora da educação básica, pela Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais (1985/2013) e do ensino superior, pela Fundação Educacional de Divinópolis/Universidade Estadual de Minas Gerais, lecionando seguintes componentes curriculares: Sociologia, Metodologia de Pesquisa, Direito e Legislação Profissional, e Direitos Humanos e Legislação Social (2000/2013). Sou professora de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano desde 2013. Desenvolvo pesquisas no campo do trabalho, das políticas urbanas, desenvolvimento regional e agricultura familiar. Atuei como assessora jurídica na elaboração de planos diretores municipais.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Coordenadora de extensão
Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Curriículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9890343113554250

Me. Cleidiane Maurício dos Santos

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), no estado da Bahia, Brasil. Atua na área de Atendimento Educacional Especializado (Educação Especial), Inclusão Escolar. e Pesquisa e Prática Pedagógica. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Faz parte do Grupo de pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (GPEEPED) do IF Baiano. Possui graduação em Pedagogia (UNEB) e bacharelado em Direito (UNEB). Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (Universidade Cândido Mendes), Psicopedagogia (FIVARI), Política do Planejamento Pedagógico: Didática, Currículo e Avaliação (UNEB) e em Gestão Escolar (FAZAG). É mestra em Teologia (EST). Coordenou o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IF Baiano Campus Valença. Foi professora da Faculdade da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e da Faculdade de Tecnologia de Valença (FACTIVA). Atuou na coordenação geral de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação de Valença e na coordenação da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Autistas de Valença (AMA), em Valença-BA.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Professora EBTT
Disciplinas: Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Pesquisa e Prática Pedagógica II
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4055100128777346

Dra. Cleidiene Souza de Miranda Fiuza

Servidora docente efetiva IF Baiano campus Valença. Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia (2008). Pesquisadora no grupo de pesquisa ATLASS Applied Thermodynamics Laboratory for a Sustainable Science – UFBA com parceria com IF Baiano campus Valença. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq por 3 anos, atuando no ” Desenvolvimento de Catalisadores Heterogêneos”. Estagiou em empresa no setor de óleos e derivados, atuando no setor de controle de qualidade e acompanhamento de processos industriais. Mestre em Engenharia Química na Universidade Federal da Bahia, na aréa de blendas e compósitos reforçados com fibras vegetais, especificamente, matrizes poliméricas oriundas de resíduos industriais (glicerina), resíduos urbanos pós-consumo de embalagens PET e fibras de piaçava, sisal, gravatá e dendê. Doutora em Engenharia Química na Universidade Federal da Bahia, no desenvolvimento de bionanocompósitos na matriz de amido e PBAT/amido incorporando lignina e nanowhiskers de celulose extraídos de resíduos de biomassas. Adicionalmente, para fins de aperfeiçoamento na área de docência, tem formação complementar em docência, com habilitação em Licenciatura em Química (Conclusão – dez/2016). Possui especialização interdisciplinar em ambiente, tecnologia e sustentabilidade na UFRB. Experiência em desenvolvimento de polímeros biodegradáveis a partir de resíduos de biomassas, destacando-se fontes de amido, fibras de piaçava e dendê.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Professora EBTT
Disciplina: Bioquímica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7353301247118502

Dra. Daniela de Almeida Anacleto

Daniela de Almeida Anacleto é formada em zootecnia pela FZEA/USP, tendo concluído o mestrado (2002) e o doutorado (2007) em entomologia pela ESALQ/USP. Participou de vários eventos no Brasil, publicou diversos artigos em revistas científicas e atua na área de Zootecnia, com ênfase em Apicultura/Meliponicultura, como docente/pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Valença-Ba. Exerceu função de coordenação do colegiado do Bacharelado em Zootecnia, no campus de Santa Inês, no período de 2011 a 2014. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: análise físico-química, análise polínica, abelhas sem ferrão, abelhas africanizadas, apicultura, Apis mellifera, mel, pólen, análise faunística e análise microbiológica.
Regime de trabalho: dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplina: Zoologia I
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1128739169406829

Dra. Dislene Cardoso de Brito

Doutora em Literatura e Cultura- Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Letras (UFBA); Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA); Graduada em Letras com Inglês (UNEB). Ministra aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – Campus Valença). Atualmente, é Diretora Acadêmica (Campus Valença- BA). Pesquisadora do grupo de pesquisa GLICAM (IF Baiano) e realiza pesquisas sobre Literatura e Formação Docente na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Educação de Jovens e Adultos e Língua Inglesa.
Regime de trabalho: dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Direção Acadêmica
Disciplinas: TCC I; Inglês Instrumental (Optativa)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1541480413001952

Dr. Eduardo Álvares da Silva Barcelos

Possui Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2018) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor efetivo do Curso Técnico em Meio Ambiente e do Programa de Especialização em Meio Ambiente e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Valença, Baixo Sul da Bahia. Integrante do Observatório Socioterritorial do Baixo Sul da Bahia (OBSUL). Parceiro e cartógrafo da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Desenvolve pesquisas nas áreas de geografia, cartografia temática, território, conflitos ambientais, mineração, saúde e ambiente, desenvolvimento rural, educação profissional e temas ambientais.
Regime de trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Professor E.B.T.T.
Disciplina: Saneamento Ambiental (optativa); Legislação Ambiental (optativa)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3357894793594121

Me. Gabriel Vidinha Corrêa

Doutorando em Crítica Cultural, na área de Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Estudos de Gênero e Sexualidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professor da área de Letras-Libras do Instituto Federal Baiano – Campus Valença. Tem experiência na área de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa; Literatura, Paisagem e Infância; Literaturas Negras; Memória, Identidade e Cultura; Tradução Literária Língua Portuguesa/Libras. É integrante do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura – GEPLIT/UFMA, do Grupo de Estudos em Lingua(gem) e Crítica Cultural – UNEB e vice-líder do Laboratório de Estudos em Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano – LIDAH/IF BAIANO. É bolsista Capes na tutoria acadêmica do curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), polo Salvador.
Regime de Trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional:
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais – Libras; Educação Inclusiva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7278106375088969

Dra. Gabriela Belo da Silva
É Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e é Graduanda em Letras com habilitação em Libras pela UNIASSELVI. É Especialista em Leitura e Ensino pela UFG e Especialista em Gênero e Sexualidade na Escola, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora em Linguística Aplicada e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é professora do Instituto Federal de Educação Baiano (IF Baiano). É coordenadora-geral da Graduação do IF Baiano e do Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no campus Valença. É membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). É Avaliadora do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É Professora Pesquisadora convidada da Universidade Federal do Ceará (UFC) e faz parte do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC). É Coordenadora Institucional do Programa Parfor Equidade no IF Baiano. É Líder do Laboratório de Estudos em Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (LIDAH). É Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas; interacionismo sociodiscursivo; formação de professores; processos de textualização; letramento acadêmico no ensino superior e na educação básica, profissional e tecnológica; análise discursiva; produção e análise de materiais didáticos.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situaçãp funcional: Coordenadora Geral de Graduação
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica I
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4865721637376456

Dr. Gilson Antunes da Silva

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Católica do Salvador (2004) e em Letras Vernáculas (Licenciatura) pela Universidade do Estado da Bahia (2009). É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2007) pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia , em Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (2017) pela Universidade Metropolitana de Santos e em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana (Instituto de Psicanálise da Bahia/ Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública). Mestre em Letras e doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Estuda a obra de Clarice Lispector sob uma perspectiva interdiscursiva, entrelaçando Literatura, Psicanálise e Filosofia. Debruça-se sob os seguintes aspectos: representação, desejo, falta, retorno, repetição e devir. Participa do Grupo de Pesquisa Literaturas, Culturas e Ambientes (GLICAM) no Instituto Federal Baiano (Valença) e atua na linha de pesquisa Literatura e Cultura do Baixo Sul da Bahia, investigando as produções literárias dos autores dos municípios que integram essa região. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa voltados para o mapeamento das Literaturas do Baixo Sul da Bahia, com o intuito de escrever uma História Crítica das literaturas desse território de identidade.
Regime de trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica I
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7484310646564871

Ma. Gleisy Vieira Campos
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Especialização em Formação Pedagógica para Educação Inclusiva (2016) pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Especialização em Psicopedagogia Institucional Clínica e Hospitalar (2011) pela Faculdade Católica da Bahia, e Especialização em Educação Infantil (2004). É professora DE do Instituo Federal Baiano – Campus Valença/BA, atua no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no curso de pós-graduação em Leitura e Produção Textual na EJA. Tem experiência na área da Educação, Psicopedagogia e Teatro, investigando principalmente os seguintes temas: , Formação Docente, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar e Questões de Gênero. È membra do NAPNE (Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Específicas), do GENISEX (Grupo de Pesquisas e Práticas em Gênero, Diversidade e Sexualidade e do GESTO (Grupo de Estudo em Teatro do Oprimido).
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Professora EBTT
Disciplinas: Políticas Educacionais; Psicologia da Educação; Didática; Estágio Supervisionado III; Educação de Jovens e Adultos (Optativa)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1819156418353225

Dra. Helenadja Santos Mota

Helenadja Santos Mota é Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Doutora em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós – Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa de Pós – Graduação Interinstitucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membro do grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO-Darwin) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de ensino, com ênfase em Ciências Biológicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Ensino de Evolução Biológica, Linguagem e Ensino de Ciências. Atualmente é professora do Instituto Federal Baiano – Campus Valença.
Regime de trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Professora E.B.T.T.
Disciplinas: Metodologia do Ensino de Ciências; Metodologia do Ensino de Biologia; TCC II
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1750118774382170

Me. Igor José Chaves de Oliveira
Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004) e mestrado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, radônio, radiação e radioatividade ambiental. Atualmente é professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplina: Biofísica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4617713270007120

Me. Jaderson Danilo dos Santos

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase nos estudos da Geomorfologia. Também possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase nas discussões atuantes na Geopolítica Mundial. Atualmente atua como professor de Geociências no IFBaiano campus Valença.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação funcional: Professor E.B.T.T.
Disciplina: Geologia e Paleontologia
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7981682289746388

Me. Luciano de Araújo Pereira

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Especialização em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Profissionalmente atuou como Professor Auxiliar Substituto da Universidade Estadual de Alagoas, Campus I, Arapiraca, no curso de Ciências Biológicas no período de setembro de 2010 a setembro de 2012. Atuou também como professor de Biologia do Ensino Médio no Colégio Estadual Reis Magalhães, no município de Glória – BA, como servidor público, entre março de 2007 e fevereiro de 2013. Atuou também como Tutor Presencial do curso de Graduação em Química pela Universidade do Estado da Bahia. Atuou como tutor online do curso de complementação pedagógica em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco desde maio de 2018 a setembro de 2019. Atualmente atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Valença desde 2013, onde desenvolve projetos relacionados a identificação e posterior eliminação de criatórios do mosquito Aedes aegypti. Participa como presidente da comissão de implantação do curso integrado em meio ambiente. Tem experiência em Ecologia, com ênfase na área de ecologia comportamental de vetores.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Professor E.B.T.T. – Coordenador do PIBID
Disciplinas: Biologia Celular e Molecular, Genética, Histologia e Embriologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5809656771849201

Dr. Mário Jorge Mata
Possui graduação em Letras com Francês pela Universidade Católica do Salvador (2000) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na a área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1838113018830568

Dr. Miquéias Feliciano de Almeida
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo fitoquímico, kielmeyera cuspidata, manchas de frutos, hidrodestilação e infecção.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação Funcional: Coordenador de Pesquisa
Disciplinas: Química Geral e Química Orgânica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9078399436579537

Dra. Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2002) é Mestre em Ciências da Educação pela Université Lyon 2 ( França, 2004), Mestre em Cultura e Sociedade ( UFBA, 2009) e é Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO/ UFBA (2016). Coordenou o Grupo de Projetos Especiais (GPE) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores da Bahia, da Secretaria Estadual de Educação. O GPE foi responsável pelo Programa de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnicorraciais (implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 – que obrigam o ensino da História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas), premiado pela SEPPIR em 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação e Artes Visuais; Arte Afro-brasileira; Ensino Superior, com ênfase em Formação de Professores, Extensão universitária, Metodologia da Pesquisa Científica e Currículo; Cultura e identidade, com ênfase em Cultura Afro-brasileira e Relações Étnicorraciais. No IF Baiano, foi coordenadora dos núcleos de Inclusão e Diversidades do Campus Valença e da rede de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e coordenadora de Comunicação Social (Reitoria). É professora de Artes, coordenadora do Neabi do IF Baiano, campus Valença, e do Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Etnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO).
Regime de trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Coordenadora do Curso de Especialização
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica III
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5646855405404714

Dra. Patricia Oliveira dos Santos

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia / Rede Nordeste de Biotecnologia, na linha de pesquisa de Recursos Naturais. Mestre em Microbiologia agrícola, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Especialista em Biologia Celular e Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professora do Instituto Federal Baiano campus Valença, atuando no curso técnico em Meio Ambiente; docente na Especialização (Lato sensu) em Meio Ambiente e Agroecologia no referido Instituto; É docente do curso de graduação em Ciências Biológicas; e Docente no Mestrado em Ciências Ambientais.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplinas: Biologia Geral; Microbiologia; Estágio Supervisionado IV
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/010010201592988

Dr. Perimar Espírito Santo de Moura

Licenciado em Biologia pela Universidade Católica do Salvador – UCSal (2000). Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2008) e Doutor em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores pela UFBA (2019). Experiência nas áreas de Ecologia, Zoologia, Pesca e Aquicultura, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia e Taxonomia de Peixes Neotropicais, Pesca e Aquicultura Familiar, Migrações Ontogenéticas, Conectividade de Estuários, Microquímica de Otólitos. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em regime de Dedicação Exclusiva, lotado no Campus Valença e ministrando as disciplinas de Biologia Geral para cursos integrados, Ecossistemas Aquáticos e Avaliação de Impactos Ambientais para o curso Subsequente de Técnico em Meio Ambiente, Zoologia II, Anatomia Animal Comparada e Ecologia Humana para o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atuação como colaborador do Laboratório de Ictiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Colaborador da Coleção Ictiológica do Museu de História Natural da Londres (Natural History Museum of London – NHML).

Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Professor E.B.T.T.
Disciplinas: Ecologia de Populações e Comunidades; Ecologia de Ecossistemas e da Conservação
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8371919677339768

Dra. Quezia dos Santos Lima

Doutora em Língua e Cultura pela UFBA. Mestre em Estudo de Linguagens pela UNEB. Graduada em Letras Vernáculas com Inglês pela UNEB. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO. Pesquisadora do GEDISEX – Grupo de Pesquisas e Práticas em Gênero, Diversidade e Sexualidade. Pesquisadora do Glicam – Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Meio Ambiente. Integrante da Coordenação colegiada do Geni (Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade) e integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IF Baiano campus Valença. Coordenadora da ASCOM do IF Baiano campus Valença. Fundadora do Laboratório de Linguagens e Comunicação do IF Baiano. Principais áreas de interesse: Análise de Discurso materialista, linguagens e comunicação, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e feminismos.

Regime de trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Docente E.B.T.T./ Coordenadora do GENI
Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4542322536290823

Dr. Rafael Oliva Trocoli

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, 2007), Mestrado em Microbiologia Agrícola (UFRB, 2009) e Doutorado em Ciências Agrárias com ênfase em Bioecologia e Manejo de Fitopatógenos (UFRB, 2013). Membro do Colegiado do Curso Superior em Ciências Agrárias e do Colegiado do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim). Membro do Colegiado do Curso Superior em Licenciatura em Ciências Biológicas (IF Baiano, Campus Valença). Integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e docente do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (IF Baiano, Campus Serrinha). Tem experiência nas áreas de Educação e Microbiologia, com ênfase nos temas: Estatística, Biologia Molecular, Genética Microbiana, Microbiologia Agrícola, Fitopatologia e Controle Biológico de Fitopatógenos.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (40h)
Situação funcional: Docente EBTT; Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
Disciplinas: Biotecnologia (optativa)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9443627453855564

Me. Rebeca de Carvalho Rosas

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus Juvino Oliveira. Pós Graduada em Educação Integral pela Faculdade Única. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Zootecnia da UESB, campus Juvino Oliveira, área de concentração em Produção de Ruminantes, linha de pesquisa de Forragicultura e Pastagens com ênfase em Fisiologia e Anatomia Vegetal. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Atuou como professora EBTT na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima e atualmente está como professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Valença, nos cursos Técnico em Agropecuária e Agroecologia e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Regime de Trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional:
Disciplina: Fisiologia Animal Comparada.
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/492861943111163
Dr. Rodney Alves Barbosa

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2020), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especializações em: Informática na Educação (2000), Gerenciamento de Micros e Pequenas Empresas (2001) ambas pela Universidade Federal de Lavras, Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco (1999) e Licenciatura em Física na Faculdade Única de Ipatinga (2021). Atualmente é Professor Efetivo (DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/IF Baiano, campus Xique-xique e campus Valença. No IF Baiano ainda, esta como Assessor Especial do Gabinete do Reitoria. Possui experiência no ensino médio/técnico, superior e pós-graduação, nas disciplinas de: Fundamentos de Matemática, Cálculo, Estatística, Álgebra Linear, Geometria Espacial, Educação Matemática, Administração da Produção, Custos, Logística, Administração de Sistemas de Informação, Informática Aplicada, Desenvolvimento, Extensão Rural dentre outras. Já atuou como Diretor Administrativo e Financeiro do IF Baiano (campus Teixeira de Freitas); Coordenador dos cursos Superiores de Matemática, Normal Superior, Engenharia de Produção, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Civil; Coordenador de Pós-graduação, Consultorias para credenciamento e abertura de IES, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores; Elaboração e reformulação de PPC, PPI, PDI e Avaliação Institucional; Assessoria contábil e financeira. É Parecerista ad hoc e membro do conselho editorial de revistas cientificas. Membro do Grupo de Pesquisa em Administração e Extensão Rural da UFV e Líder do Grupo de Pesquisa em Politicas Publicas, Arranjos Produtivos e Educação. Linhas de pesquisa: Fomento Florestal, Desenvolvimento, Educação e Engenharia de Produção.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Situação funcional: Professor EBTT
Disciplina: Fundamentos da Matemática
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6696358901158447

Me. Scyla Pinto Costa Pimenta

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2008) e bacharel em Sociologia pela mesma instituição (2002). Possui especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2016) e licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1996). Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano / campus Valença, onde atua como professora de Sociologia, integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e vice coordenadora da Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação (REAFRO). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidade, etnicidade, trajetória e cultura.
Regime de trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Coordenadora NEABI
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica III
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/074209767495881

Dr. Tasso Meneses Lima

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano. Possui doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, e mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia. Seus interesses de pesquisa são o ensino de evolução, a avaliação de conceitos dessa temática em livros didáticos e na prática docente. Tem também como objeto de investigação a abordagem da biodiversidade – especialmente a conservação de répteis e aves brasileiras – no Ensino de Biologia, na formação docente e na popularização da ciência.
Regime de Trabalho: Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Coordenador do curso Licenciatura em Ciências Biológicas/ Campus Valença.
Disciplina: Zoologia II; Evolução.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4141363282654670

Dra. Thécia Alfenas Silva Valente Paes
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e Coordenadora de Ensino (campus Valença), integrante do corpo docente permanente do Mestrado em Ciências Ambientais (IF Baiano, campus Serrinha). Orientadora no Programa Residência Pedagógica. Foi Coordenadora de Extensão e Coordenadora de Estágio Curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas (IF Baiano, campus Santa Inês). Possui mestrado (UFOP) e doutorado (UFMG) na área de Ecologia. Atua principalmente nas linhas de pesquisa: Ecologia de Ecossistemas Aquáticos; Educação; Educação Ambiental.
Dedicação exclusiva (40h)
Situação funcional: Docente EBTT
Disciplinas: Biologia de Algas, Briófitas e Pteridófitas.
Currículo lattes:http://lattes.cnpq.br/5413570405307035

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br