Em consonância com as Diretrizes Nacionais de Curso de Ciências Biológicas (BRASIL, 2001), busca-se formar profissionais que tenham o compromisso de atuar no contexto socioeconômico e político do município, da região e do país, comprometidos com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capazes de acompanharem a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
O profissional egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Guanambi deverá ter uma formação sólida e abrangente, pautada nos princípios da ética e da cidadania, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre os fundamentos da Biologia, seus aspectos históricos e suas relações com as diversas áreas, além da formação pedagógica que permitirá o domínio das estratégias necessárias à transposição didática dos conhecimentos científicos para a realidade dos educandos.
A principal atribuição do egresso é o exercício da docência na Educação Básica, por isso o curso está organizado de forma a dar-lhe condições de exercer a profissão de acordo com as exigências do Conselho Nacional de Educação e ser, fundamentalmente, um educador consciente do seu papel na difusão e construção do conhecimento, na formação de cidadãos críticos. Além de sua responsabilidade com a transformação da realidade visando à busca pela melhoria da qualidade de vida da população.
Para além do exercício em sala de aula, o profissional deve estar capacitado para desenvolver atividades de pesquisa e extensão usando o raciocínio lógico, interpretativo e analítico visando identificar e solucionar problemas por meio da prática investigativa com o apoio das tecnologias da informação e comunicação.
Assim, de acordo com o Parecer CNE/CES nº1.301/2001 (BRASIL, 2001), que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas, o licenciado em Biologia no decurso de sua formação e ao final do curso deverá consolidar as seguintes competências e habilidades:
I – pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
II – atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
III – portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
IV – entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
V – estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
VI – utilizar os conhecimentos das Ciências Biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
VII – desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
VIII – ter capacidade de contribuir para o avanço do conhecimento em Ensino de Ciências Naturais e Biologia, pautando sua prática na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
IX – estender seus conhecimentos e interesses a vários campos que dialoguem com as Ciências Biológicas;
X – fundamentar-se teoricamente para alicerçar ações competentes que incluam o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua sistematização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
XI – protagonizar um papel político-social com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e do manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente na busca de melhoria da qualidade de vida;
XII – empenhar na ampliação dos resultados de sua atuação, conduzindo sua carreira profissional guiada por critério humanístico, de compromisso com a cidadania e de rigor científico, bem como pelos referenciais éticos legais;
XIII – ser consciente de sua responsabilidade política e social como educador nos vários contextos de atuação profissional;
XIV – cumprir com plano de trabalho educativo e social, conforme proposta pedagógica deste projeto, colaborando com a articulação da escola em consonância com a família e a comunidade local;
XV – atuar pluri e interdisciplinarmente, mostrando flexibilidade com a dinâmica do mercado de trabalho e com as situações de mudança contínua da sociedade;
XVI – ter capacidade de elaborar e analisar materiais didáticos, como: livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem.
XVII – identificar, no contexto da realidade escolar, fatores constituintes do processo educativo, tais como: os condicionantes socioeconômicos, políticos e culturais, a organização dos sistemas de ensino escolar e dos processos de ensinar e de aprender em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), especialmente, em Ciências e Biologia.
XVIII – manter relacionamento interpessoal baseado no respeito, na ética e na dialogicidade, bem como socializar e publicizar os projetos e os resultados de pesquisa, na linguagem educacional, tanto de forma oral quanto escrita (textos, relatórios, pareceres, “posters” e internet) em idioma pátrio.