Licenciatura em Ciências Biológicas
Objetivo
Última atualização: 17/03/2021 - 13:02 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:42 horas

OBJETIVO GERAL

O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Guanambi objetiva formar e qualificar profissionais com amplo conhecimento técnico, científico e pedagógico, propiciando ao licenciado a capacidade de utilizar os conhecimentos das Ciências Biológicas pautados na valorização da diversidade, nos direitos humanos, na democracia e na pluralidade de ideias com vistas ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolução de problemas, dos processos investigativos, criativos e interdisciplinares a fim de compreender e intervir nos contextos social, político e ambiental para contribuir com a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contribuir para a superação da carência de professores para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio na área de Ciências Biológicas com vistas a promover a efetiva melhoria da qualidade da Educação Básica e da Educação Profissional da Microrregião de Guanambi, do Estado da Bahia e do Brasil.
  • Desenvolver competências e habilidades humanas numa perspectiva ética e democrática voltadas para o desenvolvimento sustentável da Microrregião de Guanambi, do Estado da Bahia e do Brasil de modo a enfrentar os desafios sociopolíticos, ambientais e culturais contemporâneos em suas relações com distintos grupos sociais e com a natureza.
  • Fornecer os pressupostos básicos, científicos e tecnológicos para a compreensão, desenvolvimento e manejo das linguagens e do processo holístico para a solução de problemas das Ciências Biológicas, no âmbito acadêmico e/ou profissional.
  • Potencializar a formação docente como uma profissão investigativa e socialmente referenciada, comprometidas com as metodologias inovadoras, com outras dinâmicas formativas e com uma prática educativa problematizadora e democrática.
  • Promover a articulação da estrutura curricular integrando teoria e prática de forma a antecipar novas e possíveis condições para a atividade profissional voltada às contínuas mudanças sociopolíticas mediante uma ação complexa e democrática da dignidade humana, do respeito à pluralidade social e aos princípios éticos da docência.
  • Estimular a conexão entre o ensino e a pesquisa promovendo o emprego pedagógico das linguagens digitais e das novas tecnologias educacionais de modo a contribuir com as mudanças e as transformações científicas, tecnológicas, sociais, políticas, culturais e ambientais.
  • Fomentar atividades laboratoriais cujos conhecimentos possibilitem a busca permanente para recriar alternativas mediante o uso adequado das riquezas naturais, materiais e culturais a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável local e regional.
  • Desenvolver atividades de extensão como parte da formação humana e profissional do licenciando sob a perspectiva integralizada, dialógica e dialética entre o conhecimento científico e a comunidade externa de forma a convergir os conhecimentos produzidos nas humanidades e nas ciências naturais a partir dos eixos estruturantes e do contexto social.
  • Propiciar ao futuro professor aprendizagens significativas e contextualizadas em uma abordagem didático-metodológica alinhada com a BNCC, visando ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolução de problemas, dos processos investigativos e criativos, do exercício do trabalho coletivo e interdisciplinar, da análise dos desafios da vida cotidiana e em sociedade e das possibilidades de suas soluções práticas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br