CORPO DOCENTE
O quadro efetivo de docentes no IF Baiano Campus Guanambi apresenta o quantitativo de 97 servidores ingressados mediante concurso público os quais atuam nos diversos cursos ofertados por essa Instituição. Estes docentes estão enquadrados na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com base na Lei 11.784 (BRASIL, 2008c), e suas alterações: Lei n° 12.771 (BRASIL, 2012c) e 8.745 Lei n° 12.863 (BRASIL, 2013). Além de atender ao disposto na Lei nº 8.112 (BRASIL, 1990) e na Constituição Federal (BRASIL, 1988), assim como a LDBEN nº 9.394 (BRASIL 1996).
TITULAÇÃO
No Curso de Ciências Biológicas, os professores exercem atividades de ensino, investigação científica, extensão e administrativas. Eles integram a comunidade acadêmica, devendo, no desempenho de suas funções, levar em conta o processo global de educação segundo as políticas e os objetivos da Instituição.
O quadro de docentes do Curso é composto por professores com doutorado, mestrado e especialização – titulações obtidas em pós-graduação stricto sensu, na área da disciplina pelas quais são responsáveis, comprovadas no endereço do Currículo Lattes, conforme descrição no Quadro 7.
Essa formação lhes possibilitam analisar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando sua relevância para a construção de um perfil de aluno voltado para o raciocínio crítico, que seja agente incentivador do seu envolvimento com a investigação científica como base para a produção ampliada do conhecimento e organização de grupos de estudo e de investigação científica.
O grupo de professores é, portanto, responsável também pela definição dos componentes curriculares e da respectiva bibliografia atualizada, visando identificar sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do aluno e estimulando seu acesso à investigação científica. Uma das suas principais responsabilidades é, pois, analisar e utilizar os dados desses processos para a melhoria contínua do planejamento e da gestão do curso com vistas a formar grupos de estudo e de investigação científica que possibilitem condições de elaborar e publicar trabalhos na sua área de conhecimento.
No contexto de melhorias da titulação docente, O Instituto Federal Baiano tem uma política de capacitação constante que funciona como forma de valorização, reconhecimento e qualificação do servidor.
Conforme preconiza a Lei nº 12.772/2012 (BRASIL, 2012f), os Decretos nº 5.824/2006 (BRASIL, 2006a) e nº 5.825/2006 (BRASIL, 2006b), além do disposto na LDB nº9.394/96 (BRASIL, 1996), no Plano Nacional da Educação-2014/2024 (Lei nº 13.005/2014) (BRASIL, 2014) e no PDI 2015-2019 (IFBAIANO, 2015d), o IF Baiano contemplou em seu planejamento estratégico 2015-2019, a elaboração de programa de capacitação e qualificação que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento dos servidores e para atendimento das demandas específicas aos cargos e aos ambientes organizacionais, buscando assim, implementar uma Política de Valorização e Formação Continuada de Servidores, que abrange o desenvolvimento de Programa de Apoio à Qualificação Profissional para Docentes Técnicos e o respeito ao Plano de carreira e o Regime de Trabalho Docente e Técnico Administrativo.
Nesse contexto, o Campus Guanambi, busca implementar a política da Instituição através das seguintes ações: Assegura em seu Plano de Ação Anual recursos financeiros para investir na valorização profissional de todos os seus servidores; oportuniza a participação dos servidores em programas de capacitação e viabiliza o afastamento para participação em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no País ou no Exterior, conforme as legislações pertinentes.
REGIME DE TRABALHO
Quanto ao regime de trabalho, o quadro é composto por professores que atuam em tempo de dedicação integral (TI), ou seja, 40 horas e dedicação exclusiva (DE), o que lhes permite atender integralmente a demanda existente, isto é, dedicação à docência, atendimento aos alunos, pesquisa, extensão e participação no Colegiado e no NDE, além do planejamento didático e preparação das avaliações de aprendizagem.
Os professores mantêm atualizada a documentação a respeito de suas atividades docente que são utilizadas no planejamento e gestão atualizados a cada semestre letivo, com base nas necessidades apontadas no próprio curso e nas expectativas da Instituição.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
A experiência profissional do corpo docente auxilia em seu desempenho em sala de aula, de modo a caracterizar sua capacidade para apresentar exemplos contextualizados com relação a problemas práticos, de aplicação da teoria ministrada em diferentes unidades curriculares em relação ao fazer profissional.
EXPERIÊNCIA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a experiência no exercício da docência na educação básica do corpo docente previsto e seu desempenho em sala de aula.
Isso promove a capacidade dos docentes para promoverem ações que permitem identificar as dificuldades dos alunos, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares, para redefinição de sua prática docente.
EXPERIÊNCIA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Os professores do Curso de Ciências Biológicas são experientes na docência superior, pois o Campus iniciou as atividades dos Cursos Superiores em 2010, e desenvolvem as atividades de ensino, de iniciação científica e extensão.
São incentivados e preparados para desenvolver habilidades didático pedagógicas, isto é, a terem domínio de técnicas, de formato de avaliação e de instrumentos de apoio pedagógico, além da capacidade de diagnosticar as desigualdades entre alunos da mesma turma e adequar instrumentos e técnicas pedagógicas frente a essa situação, com o apoio do Colegiado e dos profissionais competentes.
Sua formação, sempre atualizada por meio da participação em cursos e congressos, lhes permite adquirir e ampliar competências para analisar os componentes curriculares e liderar os alunos nas diferentes atividades correlacionadas para promover sua aprendizagem, associando-os a exemplos da vida profissional e, dessa forma, atender o que preconiza o perfil do egresso do Curso.
Os professores são capacitados para utilizar os resultados das avaliações diagnósticas, formativas ou somativas para, se necessário, redefinir sua prática docente.
METODOLOGIA DO TRABALHO DOCENTE
Diferentes abordagens metodológicas serão valorizadas e propostas; os docentes e os discentes do Curso as utilizarão de acordo com o conteúdo da aula planejada sendo que todas elas se coadunam com práticas pedagógicas que estimulam a relação teoria-prática, promovem a autonomia do discente e respeitam as diferenciadas formas de aprender. São utilizadas de acordo com o planejamento do docente para atingir os objetivos planejados.
As principais formas de atuação dos docentes/discentes são:
I – abordagem teórico-prática – vivências práticas que permitem aplicar conhecimentos teóricos. Tais atividades têm como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades do saber-fazer, ou seja, promover a interação entre os discentes, analisar situações de conflito; mobilizar recursos cognitivos como análise e reflexão sobre situações-problemas; praticar a tomada de decisão; formular ideias; criar soluções; e ordenar proposições;
II – propostas de aprendizagem sociointeracionista – dinâmicas de grupo como mesa redonda, seminário, simpósio, painel, diálogo e entrevista que promovem discussões e trocas de experiências;
III – visitas técnicas – atividades acadêmicas realizadas fora das dependências da Instituição, com o objetivo de proporcionar ao discente a possibilidade de vivenciar na prática os conteúdos teóricos trabalhados nas diversas disciplinas do curso;
IV – interdisciplinaridade: Interação entre as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento – trabalho em equipe formada por docentes e discentes.
PRODUÇÃO CIENTIFICA, CULTURAL, ARTISTICA OU TECNOLÓGICA
Os professores envolvidos no Curso possuem produção científica, cultural, artística ou tecnológica suficiente para qualificar sua atuação junto aos alunos.
O Instituto incentiva por meio das Coordenações de Pesquisa e Extensão com lançamentos de editais em que os trabalhos selecionados, depois dos dados e resultados obtidos, são produzidos trabalhos científicos (artigos científicos, resumos expandidos ou resumos simples) para divulgação em congresso e simpósios, com abrangência regional, nacional ou internacional, também gerar artigos para publicação em revistas ou capítulos de livros.