O Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, ofertado pelo IF Baiano-Campus Guanambi criado em 2010, tem por finalidade formar profissionais qualificados para atuar nos diversos segmentos da cadeia agroindustrial, habilitando-os a exercer atividades de planejamento, execução e controle da qualidade das etapas do processo de produção agroindustrial contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais. Suas competências profissionais são fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética.
O tecnólogo em Agroindústria poderá prestar serviços de consultoria e assessoria, tanto no setor público como privado. Possui ainda, como campo de atuação as empresas de beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal, colaborando em estudos de implantação e desenvolvimento de projetos economicamente viáveis, em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias alternativas para o aproveitamento de produtos e subprodutos agropecuários. Contemplando, sobretudo, a responsabilidade social e ambiental.
O Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria tem duração de 03 anos e carga horária total de 2.855 horas. Foi devidamente reconhecido pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) através da Portaria N° 41 de 14 de fevereiro de 2013, obtendo conceito 4 (escala de 1 a 5) na avaliação de reconhecimento.
O colegiado do Curso conta atualmente com 30 professores, sendo 26,7% doutores; 60% mestres e 13,3% especialistas. Para o trabalho de articulação dos estudos teóricos com a prática, o Campus dispõe de 16 laboratórios didáticos, dentre os especializados da área de Agroindústria e os das demais áreas do conhecimento.
A forma de ingresso no curso é via ENEM/ SISU, com disponibilidade de 40 vagas anuais e as aulas são ministradas nos turnos matutino e vespertino.