Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Página do Processo de Ingresso
Processo de Ingresso de Estudantes 2018
Cursos ofertados (Subsequente)
Última atualização: 29/08/2017 - 10:19 horas | Data de publicação: 23/08/2017 - 16:53 horas

Agricultura

Saiba planejar, executar e monitorar etapas da produção agrícola;  acompanhar a colheita e pós-colheita das principais culturas e auxiliar na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola; identificar e aplicar técnicas para distribuição e comercialização de produtos.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas de consultoria agrícola. Instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Comércio do agronegócio. Indústrias de insumos agropecuários. Cooperativas e associações rurais. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

Campus: Guanambi

Agrimensura

Saiba realizar levantamentos e implantações topográficas e geodésicas. Executar, por meio de técnicas de mensuração e automatização, a coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis; aprenda a elaborar plantas, cartas e mapas georreferenciados e participar do planejamento de loteamentos e obras de engenharia e locação.

Atuação: Atividades de mapeamento e levantamento topográfico, de comercialização de equipamentos e instrumentos específicos da função, de aerolevantamentos, de logística e distribuição de cargas. Forças Armadas. Concessionárias de serviços públicos. Agências reguladoras. Atividade autônoma.

Campi: Catu  | Senhor do Bonfim  | Uruçuca

Agroindústria

Aprenda a operacionalizar o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Saiba também atuar na higienização e sanitização da produção agroindustrial, além de sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial.

Atuação: Agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas. Laboratórios de análises de alimentos. Consultorias. Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias. Instituições de ensino e/ou de pesquisa.

Campus: Alagoinhas

Agropecuária

Saiba como planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários e administrar propriedades rurais. Conheça os programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial e como fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais.

Campi: Catu  | Governador Mangabeira  | Itaberaba  | Itapetinga  | Serrinha  | Uruçuca  | Valença | Xique-Xique

Alimentos

Compreenda o processo de conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Saiba como auxiliar no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor; realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas; controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados.

Atuação: Indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas. Indústria de insumos para processos e produtos. Laboratórios de análises laboratoriais e controle de qualidade. Instituições e órgãos de pesquisa e ensino. Consultorias. Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias. Serviços de proteção ao consumidor. Entrepostos de armazenamento e beneficiamento. Serviços de alimentação. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

Campi: Governador Mangabeira  | Itapetinga  | Uruçuca

Informática

Aprenda a desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Saiba utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.

Atuação: Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresas de assistência técnica. Centros públicos de acesso à internet.

Campi: Santa Inês  | Senhor do Bonfim

Manutenção e Suporte em Informática

Aprenda a realizar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades, identificar as arquiteturas de rede e analisar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação.

Atuação: Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresa de assistência técnica.

Campus: Governador Mangabeira | Itapetinga

Meio Ambiente

Compreenda a coleta, armazenamento e interpretação de informações, dados e documentações ambientais, bem como a elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Entenda os programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem.

Atuação: Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresas de licenciamento ambiental. unidades de conservação ambiental. Cooperativas e associações.

Campi: Itaberaba  | Valença | Xique-Xique

 

Zootecnia

Compreenda a criação de animais domésticos e silvestres. Saiba elaborar, aplicar e monitorar programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade.

Atuação: Propriedades rurais. Empresas de nutrição e reprodução animal. Instituições de pesquisa, assistência técnica, fomento e extensão rural. Clínicas veterinárias. Cooperativas agropecuárias. Profissional autônomo. Empreendimento próprio.

Campi: Guanambi  | Senhor do Bonfim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento - E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br