“Território, Ancestralidade e Educação” foi a temática desenvolvida pelo Táta Sobodê (Jefferson Brandão) do Terreiro Caxuté, na Aula Inaugural do REAFRO, em 16/08/2019.
Táta Sobodê tem uma trajetória ímpar na defesa dos povos e comunidades tradicionais no Baixo Sul baiano. É membro do Teia dos Povos, coletivo que reúne indígenas, quilombolas, sem-terra, pequenos agricultores e instituições que lutam para uma sociedade justa. Natural de Valença-BA, é técnico em Agropecuária pela antiga EMARC, onde, como estudante, militou em favor da Agroecologia e da Agricultura familiar.
Graduou-se em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar na Universidade da Integração da América Latina (UNILA), no Paraná, e se aproximou política e academicamente de mecanismos de resistência à colonialidade no território latinoamericano. Pesquisador da etnoecologia, candomblé e movimentos sociais, elaborou a sua dissertação de Mestrado em Educação do Campo : “A práxis camponesa nos terreiros da nação Kongo-Ngola: memorial biocultural como defesa do território ancestral da Comunidade de Terreiro do Campo Bantu-Indígena Caxuté” na UFRB. É especialista em “Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais” pela UFBA.
Agricultura, Escravidão e Indústria: uma abordagem da economia do Baixo Sul no século XIX – Dra. Silvana Andrade dos Santos
Arquitetura Afro-brasileira – Dra. Maria Estela Ramos-Penha
O Teatro experimental do Negro e Abdias do Nascimento – Dra. Evani Tavares de Lima
Reafro Conecta Baixo Sul
O seminário virtual REAFRO CONECTA – Baixo Sul: Território, Educação e Identidades aconteceu em 2020, voltado especialmente para educadores, pesquisadores e interessados na História e Cultura do Baixo Sul. Temas abordados:
Os vídeos do Seminário estão disponíveis no Youtube, no canal Reafro Conecta.