Grupos de Pesquisa:
O principal coletivo de investigação vinculado ao Reafro é o Grupo de Pesquisa NEABI do IF Baiano (NEABI), o mais antigo do IF Baiano. Registrado desde 2010 no CNPq, reúne pesquisadores de diversos campi da instituição. Suas linhas de pesquisa são: Linguagens e Artes: corpo, lugar e identidade e Produção de Conhecimento, etnicidade e formação Profissional. Seja na Iniciação Científica ou na Extensão Tecnológica, o Neabi vem realizando diversos estudos nas unidades do IF Baiano, abrangendo todas as modalidades ofertadas pela instituição. No Campus Valença, o
grupo já realizou os seguintes projetos:
Caso queira mais informações sobre os Projetos de Pesquisa ou Extensão acima listados, acesse a página do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IF Baiano – Campus Valença.
Outros Grupos de Pesquisa do IF Baiano, cadastrados no CNPq, se vinculam ao Reafro através dos interesses e princípios da Educação das Relações Étnico-raciais e seus atravessamentos no Baixo Sul da Bahia. Eles, pelos integrantes que atuam nessa pós-graduação, têm a responsabilidade de potencializar os objetivos do curso através dos estudos e pesquisas realizadas. Os grupos são os seguintes:
Memórias do Baixo Sul
A página memoriasdobaixosul.com.br reúne, através do olhar das relações étnico-raciais, referências de pessoas importantes para as comunidades tradicionais, momentos históricos, mapas temáticos, lugares, aspectos do mundo do trabalho e da cultura, expressões artístico-culturais, entre outros temas imprescindíveis para a compreensão da costa sul baiana. O site é um subsídio para a implementação contextualizada do ensino da História da África e dos Ameríndios, das Culturas Afrobrasileira e Indígenas nas escolas (Leis 10.639/03 e 11.645/08). Nosso intuito é colaborar com a divulgação de investigações, pesquisas, projetos e estimular estudos e ações pedagógicas voltados para uma cultura anti-racista a partir de interpretações da Costa do Dendê.
O site memoriasdobaixosul.com.br é resultado do Projeto “Baixo Sul da Bahia: Território, Educação e Identidades”, desenvolvido no curso de especialização Lato Sensu em Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira (Reafro) e no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), do IF Baiano Campus Valença, com o apoio do Instituto Federal Baiano através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação / Programa de Apoio à Pós-Graduação, Edital Nº 103/2021, Chamada Interna PROPES Nº 05/2021 – PROAP.