Resumo. As doenças respiratórias crônicas são uma das principais causas de morte da atualidade e em 2017 foi a terceira maior causa de mortes no mundo, atrás apenas de doenças cardiovasculares e neoplasias. Para algumas dessas patologias, são necessários cuidados diários e uso de dispositivos de apoio, como, por exemplo o ShakerⓇ que é um dispositivo oscilatório de alta frequência, produzindo vibrações na caixa torácica para mobilizar as secreções e facilitar a expectoração. Contudo, por ser analógico não permite que o usuário controle a sua atividade e que o fisioterapeuta acompanhe a sua performance. Esta pesquisa utilizando da metodologia Design Science, propõe a criação de um artefato chamado Adaptshaker que fornecerá precisamente as medições de operação do ShakerⓇ permitindo uma melhor gestão dos dados fornecidos no uso do dispositivo.
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Resumo. A solução tecnológica objeto deste projeto será obtida a partir de duas perspectivas diferentes e complementares: A primeira será voltada a área da Biotecnologia e Sustentabilidade em que será desenvolvida em laboratório terceirizado um dermocosmético (Shampoo) a partir do extrato e leite da planta mangaba (Hancornia speciosa), que é um insumo natural proveniente da biodiversidade brasileira, visando auxiliar no tratamento de queda de cabelo ocasionada por Alopecia seborreica. A segunda tecnologia a ser obtida será um software/aplicativo baseado no processamento e reconhecimento de imagens utilizando Inteligência Artificial, no intuito de monitorar o processo de recuperação capilar produzido pelo biofármaco supracitado. Desse modo, os profissionais de saúde/estética ou pacientes, terão a oportunidade de realizar o registro fotográfico diário de um ferimento usando um smartphone ou tablet. As informações e as imagens de cada consulta estarão disponíveis num repositório baseado no conceito de computação em nuvem, permitindo indicar a progressão ou regressão da queda de cabelo.
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Objetivo. O presente trabalho pretende desenvolver um fármaco para tratamento da papilomatose bovina (verrugas nos bovinos) com potencial comercial de baixo custo a partir da planta Calotropis procera conhecida como algodão de seda e desta forma, buscar soluções viáveis, naturais e com alto grau de eficácia para controle desta doença, já que os tratamentos presentes no mercado, muitas vezes, ficam acessíveis apenas para quem possui mais condições financeiras.
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Objetivo. A solução tecnológica objeto deste projeto será obtida a partir de duas perspectivas diferentes e complementares: A primeira será voltada a área da Biotecnologia e Sustentabilidade em que será desenvolvida em laboratório terceirizado uma biopomada cicatrizante a partir do extrato e leite da planta mangaba (Hancornia speciosa), que é um insumo natural proveniente da biodiversidade brasileira, visando auxiliar na cicatrização de feridas de vários tipos, inclusive úlceras diabéticas e queimaduras. A segunda tecnologia a ser obtida será um software/aplicativo baseado no processamento e reconhecimento de imagens utilizando Inteligência Artificial, no intuito de monitorar o processo cicatricial produzido pelo biofármaco supracitado.
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Objetivo. Analisar como a nomofobia está inserida nas categorias acadêmicas (discentes, docentes e técnicos administrativos) do IF Baiano.
Subprojeto em Andamento. Nomofobia: O vício no uso de dispositivos eletrônicos entre os discentes do IF Baiano agravado pela pandemia.
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Leitor digital autônomo de baixo custo M-Reader: tecnologia assistiva como possibilidade de inclusão sociodigital dos sujeitos com deficiência visual no IF Baiano – Campus Catu
Objetivo. Desenvolver um leitor digital autônomo para pessoas com deficiência visual que permita a leitura de conteúdos disponibilizados em formato analógico ou impresso.
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Objetivo. Analisar como a robótica educacional aplicada utilizando materiais recicláveis traz benefícios na habilitação/reabilitação de pessoas com deficiência.
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Objetivo. Construir uma proposta pedagógica mediada pela robótica educacional que, a partir de um design pedagógico socioconstrutivista imbricado a princípios emancipatórios, possibilite potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos educativos da EJA.
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Objetivo. O desenvolvimento de um software/aplicativo baseado nas mais atuais metodologias para Gestão de Ambientes Costeiro, utilizadas em praias de todo o mundo. Serão selecionados parâmetros-chave dos setores de recreação, proteção da linha de costa, saúde pública e conservação ambiental.
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Objetivo. Elaborar um modelo baseado na robótica e nas tecnologias móveis para auxiliar na qualidade de vida das aves de postura do aviário do campus Catu/IF Baiano por meio do monitoramento da temperatura, umidade e luminosidade com acesso remoto, via aplicativo, por parte dos responsáveis pelo ambiente.
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Objetivo. A RoboCup é uma competição internacional que busca promover o avanço da pesquisa em robótica e inteligência artificial, usando o futebol como um cenário desafiador. Destarte, nesta competição os robôs são equipados com sensores, câmeras e atuadores para perceber o ambiente, tomar decisões e interagir com a bola e outros robôs. Dentre as diversas categorias existe o futebol simulado 3D que é uma iniciativa ao qual combina inteligência artificial, robótica e simulação para criar uma competição de futebol entre robôs autônomos. Ressalta-se que esta simulação permite aos pesquisadores replicarem um campo de futebol, com todos os elementos necessários, como gramado, traves, bola e robôs para testar e aprimorar algoritmos de inteligência artificial, estratégias de jogo e sistemas de visão computacional, sem a necessidade de lidar com os desafios físicos e mecânicos dos robôs reais. Este projeto tem como objetivo a manutenção, desenvolvimento e aprimoramento de um time de futebol simulado 3D oferecendo aos pesquisadores e estudantes do IF Baiano a oportunidade de envolvimento com a robótica e inteligência artificial, mostrando o potencial dessas áreas e incentivando a participação de outros estudantes e entusiastas em projetos científicos e tecnológicos.
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