O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridades & Tecnologias
Pesquisa e Extensão (Em execução)
Última atualização: 08/07/2025 - 21:25 horas | Data de publicação: 30/10/2021 - 21:27 horas

Tecnologias para Qualidade de Vida

M-READER: Leitor Digital Autônomo de Baixo Custo Potencializado por Inteligência Artificial para a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência Visual no IF Baiano – Campus Catu

EDITAL PIBIC SUPERIOR Nº 40/2025 – O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Baiano (PIBIC-IF Baiano)

Resumo. A Inteligência Artificial (IA) pode desempenhar um papel fundamental na ampliação da inclusão sociodigital, especialmente para pessoas com deficiência visual. Com seus avanços, a IA permite a criação de soluções inovadoras que potencializam a acessibilidade e a autonomia desses indivíduos, tornando-se um componente essencial no desenvolvimento de tecnologias assistivas como o M-READER.

A integração da IA ao projeto possibilita melhorias significativas na eficiência e precisão do leitor digital autônomo. Modelos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) baseados em IA podem garantir uma leitura mais fiel e rápida dos conteúdos impressos, reduzindo erros e aumentando a acessibilidade de textos complexos.

Nesse contexto, e a partir dos relatos de alunos com deficiência visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, fundamenta-se este projeto. As dificuldades enfrentadas por esses discentes estão diretamente relacionadas às barreiras financeiras que dificultam o acesso a tecnologias essenciais, especialmente dispositivos computacionais que permitam a leitura de conteúdos em formato analógico ou impresso.

Dessa forma, este projeto caracteriza-se como uma pesquisa tecnológica voltada para a inclusão sociodigital de pessoas com deficiência visual, por meio do desenvolvimento de uma tecnologia assistiva: um leitor digital autônomo de baixo custo operado por inteligência artificial, denominado M-READER.

Para atingir os resultados esperados, a pesquisa será estruturada em três etapas principais: Grupo Focal, Pesquisa e Desenvolvimento, e Oficinas Temáticas. Essas fases têm, respectivamente, o objetivo de coletar dados diretamente dos sujeitos da pesquisa, desenvolver o protótipo do produto e realizar testes de funcionalidade e usabilidade. Durante a última etapa, serão realizados três ciclos de aprimoramento, buscando consolidar os avanços alcançados e aperfeiçoar os aspectos identificados como desafios ao longo do processo.

Ao término do projeto, espera-se que o M-READER esteja disponível para uso, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos alunos com deficiência visual. Com os resultados obtidos, almeja-se impacto positivo na inclusão social e tecnológica, além da inovação na criação dessa nova plataforma.

Assim, esta proposta busca não apenas fomentar a difusão da temática relacionada às tecnologias assistivas, mas também fortalecer a colaboração entre pesquisadores e profissionais técnicos da área. A iniciativa visa promover articulações estratégicas em prol das demandas da sociedade civil, especialmente das pessoas com algum tipo de deficiência.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE (Coordenador)
  • Prof. Dr. Társio Ribeiro CAVALCANTE
  • Gustavo Jesus da Silva COSTA
  • Isis Beatriz Souza Pereira

Iluminar para Transformar: Reutilização Solidária de Lâmpadas LED

EDITAL PIBIEX SUPERIOR Nº 38/2025 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO

Resumo. Este projeto propõe a coleta, recuperação e doação de lâmpadas LED descartadas à famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo sustentabilidade ambiental, inclusão social e capacitação técnica. Destarte, a gestão inadequada de resíduos de lâmpadas, especialmente fluorescentes e LED, representa riscos ambientais e à saúde pública, devido à presença de metais pesados como mercúrio, cobre e zinco. Embora as lâmpadas LED sejam mais sustentáveis, sua crescente obsolescência demanda estratégias eficientes de reaproveitamento. Dessa forma, esta iniciativa se fundamenta nos princípios da economia circular e logística reversa, atuando diretamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase para o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. A metodologia utilizada será a extensão tecnológica e inclui quatro etapas: captação e triagem de lâmpadas, reparo com baixo custo, distribuição solidária e avaliação dos resultados. Além de reduzir o lixo eletrônico e promover a conscientização ambiental, o projeto busca enfrentar a pobreza energética, garantindo acesso à iluminação adequada nas comunidades carentes beneficiadas. Além disso, será investido também na formação cidadã e técnica de estudantes, visto que o projeto estimula o engajamento acadêmico com problemas reais da sociedade, promovendo a sustentabilidade de forma prática. Espera-se coletar aos menos 100 lâmpadas, estimando um percentual de recuperação de 60% delas o que beneficiará cerca de 60 famílias. Os resultados serão divulgados por meio de eventos acadêmicos, mídias sociais, artigos, oficinas e registros audiovisuais, reforçando o potencial transformador da união entre tecnologia, solidariedade e educação.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR (Coordenador)
  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE
  • Prof. Dr. Társio Ribeiro CAVALCANTE
  • Profª. Drª. Vaniele Souza RIBEIRO
  • Vinicius Gabriel da Silva MONTEIRO
  • José Miguel Oliveira Pinheiro DIAS
  • Gabriel Nascimento Santos REIS

ADAPTSHAKER: Uma Solução para o Tratamento de Doenças Respiratórias

Edital 52/2024 – PIBIC – CNPq / CNPq-Af / FAPESB / IF Baiano – Edital de Pesquisa

Resumo. As doenças respiratórias crônicas são uma das principais causas de morte da atualidade e em 2017 foi a terceira maior causa de mortes no mundo, atrás apenas de doenças cardiovasculares e neoplasias. Para algumas dessas patologias, são necessários cuidados diários e uso de dispositivos de apoio, como, por exemplo o ShakerⓇ que é um dispositivo oscilatório de alta frequência, produzindo vibrações na caixa torácica para mobilizar as secreções e facilitar a expectoração. Contudo, por ser analógico não permite que o usuário controle a sua atividade e que o fisioterapeuta acompanhe a sua performance. Esta pesquisa utilizando da metodologia Design Science, propõe a criação de um artefato chamado Adaptshaker que fornecerá precisamente as medições de operação do ShakerⓇ permitindo uma melhor gestão dos dados fornecidos no uso do dispositivo.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR (Coordenador)
  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE
  • Ian Alvares FREITAS

Produção de dermocosmético (Shampoo) e desenvolvimento de software/aplicativo operado por Inteligência Artificial para acompanhar o tratamento de recuperação capilar ocasionada por Alopecia seborreica

Edital 52/2024 – PIBIC – CNPq / CNPq-Af / FAPESB / IF Baiano – Edital de Pesquisa

Resumo. A solução tecnológica objeto deste projeto será obtida a partir de duas perspectivas diferentes e complementares: A primeira será voltada a área da Biotecnologia e Sustentabilidade em que será desenvolvida em laboratório terceirizado um dermocosmético (Shampoo) a partir do extrato e leite da planta mangaba (Hancornia speciosa), que é um insumo natural proveniente da biodiversidade brasileira, visando auxiliar no tratamento de queda de cabelo ocasionada por Alopecia seborreica. A segunda tecnologia a ser obtida será um software/aplicativo baseado no processamento e reconhecimento de imagens utilizando Inteligência Artificial, no intuito de monitorar o processo de recuperação capilar produzido pelo biofármaco supracitado. Desse modo, os profissionais de saúde/estética ou pacientes, terão a oportunidade de realizar o registro fotográfico diário de um ferimento usando um smartphone ou tablet. As informações e as imagens de cada consulta estarão disponíveis num repositório baseado no conceito de computação em nuvem, permitindo indicar a progressão ou regressão da queda de cabelo.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE (Coordenador)
  • Prof. Dr. Saulo Luis CAPIM
  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR
  • Anízio Moreira dos SANTOS FILHO

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

Nomofobia: como esta patologia está inserida no IF Baiano?

Edital 190/2023 – Fluxo Contínuo – Projetos de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação – Edital de Fluxo Pesquisa/Inovação Contínuo

Objetivo. Analisar como a nomofobia está inserida nas categorias acadêmicas (discentes, docentes e técnicos administrativos) do IF Baiano.

Subprojeto em Andamento. Nomofobia: O vício no uso de dispositivos eletrônicos entre os discentes do IF Baiano agravado pela pandemia.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR (Coordenador)
  • Prof. Dr. Marcos Cajaíba MENDONÇA
  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE
  • Camila de Carvalho AGUIAR

Tecnologias em Educação

Projeto Ciência Itinerante: Popularizando o conhecimento no Nordeste Baiano

EDITAL PIBIEX SUPERIOR Nº 61/2024 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO – Edital de Extensão

Resumo. O Projeto Ciência Itinerante – PCI é um projeto que objetiva a popularização das ciências e do conhecimento nos âmbitos interno e externo ao IF Baiano. A organização é feita por grupos (estandes) que se reúnem periodicamente para desenvolver estudos e pesquisas voltados para uma área acadêmica definida. O resultado desse processo é socializado através da participação do Projeto em Feiras, Exposições e Encontros Acadêmicos. Além disso, o projeto visa à integração do IF Baiano com as comunidades de regiões de influência da instituição e do território brasileiro.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR
  • Ana Beatriz Reis ALVES

Tecnologias de Produção

Estufa Inteligente Automatizada para Cultivo Hidropônico

EDITAL PIBIC SUPERIOR Nº 40/2025 – O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Baiano (PIBIC-IF Baiano)

Resumo. Este projeto apresenta o desenvolvimento de uma estufa hidropônica inteligente e automatizada para o cultivo de alface (Lactuca sativa), visando otimizar os processos agrícolas em ambientes com limitações de espaço, recursos naturais e humanos. A proposta é uma solução de baixo custo que integra tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT) e sensores de baixo custo, para monitorar e controlar parâmetros essenciais do cultivo, como temperatura, nutrientes e luz. O sistema automatizado de irrigação e controle da temperatura, umidade e iluminação foi projetado para reduzir a necessidade de intervenção humana, promovendo a eficiência no uso de recursos e a sustentabilidade. Utilizando a metodologia Design Science Research (DSR), o projeto segue um ciclo iterativo de design, desenvolvimento, avaliação e refinamento do protótipo. A avaliação de desempenho será realizada em um ambiente controlado, medindo indicadores como qualidade das plantas cultivadas, consumo de recursos e a autonomia do sistema. Os resultados esperados incluem a demonstração da viabilidade de um modelo acessível e escalável para a produção de alimentos, com o potencial de ser replicado em diferentes contextos. Este estudo contribui para a inovação em soluções tecnológicas aplicadas à hidroponia e à agricultura sustentável.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR (Coordenador)
  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE
  • Prof. Dr. Társio Ribeiro CAVALCANTE
  • Profª. Drª. Vaniele Souza RIBEIRO
  • Vinicius Gabriel da Silva MONTEIRO
  • José Miguel Oliveira Pinheiro DIAS

Extração, caracterização fisico-química e utilização do óleo da semente de estilosantes (stylosanthes spp.) na produção de cosméticos naturais

EDITAL PIBIC-EM/IF Júnior Nº 39/2025 – O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Baiano (PIBIC-IF Baiano)

Resumo. Estilosantes (Stylosanthes spp.) é uma cultura forrageira leguminosa dominante cultivada em áreas tropicais e subtropicais. É amplamente utilizada para a alimentação do gado e melhoria do solo. Devido à sua excelente adaptação a solos ácidos e inférteis, a semente de estilosantes tem demonstrado uma tolerância superior à deficiência de fósforo (P), toxicidade de alumínio (Al) e manganês (Mn). Na literatura existem várias pesquisas e artigos publicados com foco na utilização das sementes de estilosantes na recuperação de solos arenosos, bem como no aumento da fertilidade do solo, muito devido ao fato da semente influenciar na fixação de nitrogênio atmosférico, aumentando assim, a produtividade agrícola. Contudo, não existe nenhuma referência na literatura da composição química e aspectos físico-químicos do óleo extraído das sementes de estilosantes, bem como a sua utilização na produção de alimentos ou cosméticos. Desta forma, neste projeto objetiva-se realizar a extração, caracterização fisico-química e utilização do óleo da semente de Estilosantes (Stylosanthes spp.) na produção de cosméticos naturais sustentáveis e assim, apresentar uma alternativa na utilização do óleo desta semente, além de estimular o empreendedorismo, a relevância social e econômica na produção de produtos inovadores.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. Romero Mendes Freire de MOURA JÚNIOR (Coordenador)
  • Prof. Dr. Saulo Luis CAPIM
  • Ailla Maria Santos TEIXEIRA

Biosporothrix: Produção de um Gel-Creme a partir do extrato das folhas da (Hancornia speciosa) para auxílio na cicatrização de ferimentos ocasionados pela esporotricose felina.

EDITAL PIBIC-EM/IF Júnior Nº 39/2025 – O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Baiano (PIBIC-IF Baiano)

Resumo. Nos últimos anos a população de animais de estimação tem crescido exponencialmente. No Brasil são mais de 160 milhões de animais domésticos, com 30,8 milhões só de gatos. Infelizmente muitos desses animais são acometidos por feridas causados por doenças provenientes de bactérias e fungos, dentre elas a esporotricose felina. Esta doença é causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis, e trata-se de uma micose que acomete mamíferos e possui distribuição mundial. Sua ocorrência no Brasil está associada principalmente à transmissão zoonótica, por felinos domésticos infectados e, tanto, casos em animais quanto em humanos são diagnosticados em números crescentes e de forma grave no estado da Bahia e quando não tratada, transforma-se em ferimentos de difícil cicatrização, impactando negativamente na saúde e qualidade de vida dos infectados. Desta forma, o presente trabalho visa desenvolver o Biosporothrix, um gel-creme a partir do extrato das folhas da mangaba (Hancornia speciosa) no intuito de auxiliar na cicatrização de ferimentos ocasionados pela esporotricose em felinos. A metodologia do projeto envolverá a coleta, secagem, trituração e extração dos princípios ativos presente nas folhas da mangaba (Hancornia speciosa), realização de testes biológicos de viabilidade celular, citotóxicos com Artemia salina e antifúngicos contra cepas de fungos Sporothrix brasiliensis, além da produção do Biosporothrix, um gel-creme a partir do extrato das folhas de mangaba. A perspectiva é que após os testes em animais o produto Biosporothrix torne-se uma alternativa aos produtos sintéticos para tratar ferimentos ocasionados por esporotricose em gatos. Sendo assim, a pesquisa envolverá o aproveitamento do extrato das folhas de mangaba no combate a esporotricose felina, a possibilidade de diminuição dos custos com medicamentos sintéticos utilizados para tratar esta problemática e o atendimento das ODS 3, 9, 12 e 15.

Pesquisador(es)/Extensionista(s)

  • Prof. Dr. André Luiz Andrade REZENDE (Coordenador)
  • Prof. Dr. Saulo Luis CAPIM
  • Eloah Abrahem da ROCHA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.