EDITAL PIBIC SUPERIOR Nº 40/2025 – O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Baiano (PIBIC-IF Baiano)
Resumo. A Inteligência Artificial (IA) pode desempenhar um papel fundamental na ampliação da inclusão sociodigital, especialmente para pessoas com deficiência visual. Com seus avanços, a IA permite a criação de soluções inovadoras que potencializam a acessibilidade e a autonomia desses indivíduos, tornando-se um componente essencial no desenvolvimento de tecnologias assistivas como o M-READER.
A integração da IA ao projeto possibilita melhorias significativas na eficiência e precisão do leitor digital autônomo. Modelos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) baseados em IA podem garantir uma leitura mais fiel e rápida dos conteúdos impressos, reduzindo erros e aumentando a acessibilidade de textos complexos.
Nesse contexto, e a partir dos relatos de alunos com deficiência visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, fundamenta-se este projeto. As dificuldades enfrentadas por esses discentes estão diretamente relacionadas às barreiras financeiras que dificultam o acesso a tecnologias essenciais, especialmente dispositivos computacionais que permitam a leitura de conteúdos em formato analógico ou impresso.
Dessa forma, este projeto caracteriza-se como uma pesquisa tecnológica voltada para a inclusão sociodigital de pessoas com deficiência visual, por meio do desenvolvimento de uma tecnologia assistiva: um leitor digital autônomo de baixo custo operado por inteligência artificial, denominado M-READER.
Para atingir os resultados esperados, a pesquisa será estruturada em três etapas principais: Grupo Focal, Pesquisa e Desenvolvimento, e Oficinas Temáticas. Essas fases têm, respectivamente, o objetivo de coletar dados diretamente dos sujeitos da pesquisa, desenvolver o protótipo do produto e realizar testes de funcionalidade e usabilidade. Durante a última etapa, serão realizados três ciclos de aprimoramento, buscando consolidar os avanços alcançados e aperfeiçoar os aspectos identificados como desafios ao longo do processo.
Ao término do projeto, espera-se que o M-READER esteja disponível para uso, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos alunos com deficiência visual. Com os resultados obtidos, almeja-se impacto positivo na inclusão social e tecnológica, além da inovação na criação dessa nova plataforma.
Assim, esta proposta busca não apenas fomentar a difusão da temática relacionada às tecnologias assistivas, mas também fortalecer a colaboração entre pesquisadores e profissionais técnicos da área. A iniciativa visa promover articulações estratégicas em prol das demandas da sociedade civil, especialmente das pessoas com algum tipo de deficiência.
Pesquisador(es)/Extensionista(s)