OBJETIVO GERAL
Habilitar profissionais em Geografia para o exercício do magistério na Educação Básica, com perfil ético, crítico e capaz de contribuir para melhoria da qualidade ambiental e social. Essa formação é embasada nos princípios e fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores (CNE/CP 01/2002), nas Diretrizes Curriculares da Reforma da Educação Básica e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores concebem a formação de profissionais que articulem o saber, o saber pensar e intervir, ou seja, indivíduos que dominam os conteúdos de sua formação específica e docente e refletem sobre a prática em função da teoria e são capazes de transformar sua práxis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar licenciados em Geografia para o exercício do magistério na Educação Básica, competentes e comprometidos com melhoria da educação e das condições socioambientais da comunidade escolar e de seu entorno;
Construir uma sólida base de conhecimentos, de maneira a capacitar o estudante para resolver uma gama de problemas no contexto da Geografia, articulando as relações sociopolíticas e culturais com suas práticas educativas em diferentes contextos;
Promover a autonomia intelectual, a capacidade crítica, reflexiva e criativa do estudante, capacitando-o para atuar em diferentes contextos, especialmente escolares;
Formar profissionais capazes de analisar, explicar e propor alternativas e soluções para problemas educacionais e socioambientais dos contextos onde estão inseridos;
Formar profissionais capazes de compreender e explicar o processo de produção do espaço geográfico em diferentes escalas;
Estimular o desenvolvimento do senso-crítico do estudante, a partir da construção de conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar, cooperativa e colaborativa, fundamentados em estudos teóricos e práticos;
Sensibilizar o aluno para problemas locais, regionais e globais referentes ao meio natural e ao construído, estimulando-o a desenvolver atitudes de conservação e preservação do meio ambiente.
Estimular o aluno a desenvolver projetos científicos e/ou de extensão, contando com o apoio do corpo docente.
Desenvolver nos educandos a capacidade de compreender e intervir na realidade através da utilização de conceitos e categorias de análise da Geografia;
Enfatizar a articulação teoria-prática como eixo formador do conhecimento e das atividades de estudo, estágio, práticas educativas e diferentes atividades acadêmicas e profissionais;
Desenvolver competências que conduzam à proposição de soluções para os problemas vivenciados em sala de aula, numa perspectiva interdisciplinar;
Desenvolver a capacidade de reflexão permanente quanto ao exercício da práxis pedagógica nos diferentes níveis de ensino;
Proporcionar o uso, a aplicação e adequação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino-aprendizagem da Geografia;
Formar profissionais capazes de compreender e aplicar diferentes técnicas e linguagens cartográficas, gráficas e matemático-estatísticas na representação do espaço geográfico;
Desenvolver competências que conduzam à transposição didática adequada e inovadora dos conhecimentos teóricos e práticos da Geografia em diferentes níveis de ensino;
Formar profissionais licenciados em Geografia capazes de identificar, descrever, compreender, analisar e representar espacialmente fenômenos naturais e sociais em diferentes escalas;
Formar profissionais capazes de trabalhar de maneira interdisciplinar, cooperativa e colaborativa, respeitando os diferentes saberes;
Formar profissionais sensibilizados para compreensão e respeito às diversidades, abertos para o diálogo e incorporação de novos olhares.