Campus Santa Inês
Licenciatura em Geografia
III Semana de Geografia | Apresentação
Última atualização: 31/03/2021 - 22:01 horas | Data de publicação: 27/04/2020 - 19:08 horas

III Semana de Geografia   Corpo Editorial   Normas de Submissão


A 3ª edição da Semana de Geografia do IF Baiano foi realizada entre os dias 31/07 à 02/08/2019 no Campus Santa Inês. O evento, que contou com a participação de 152 inscritos, teve como tema central: “O Pensar e o Ser do/da professor/a de Geografia na atualidade”. A programação dessa edição do evento foi aberta com a mesa redonda: “A Conjuntura Atual e a Profissionalização Docente nas Ciências Humanas e na Geografia”.  A formação docente na instituição também foi tema de discussão através da realização da Roda de Conversa sobre “A Formação do Professor de Geografia e a Experiência no IF Baiano Campus Santa Inês”. Houve ainda, o lançamento da edição 2018 do Caderno Conflitos no Campo, que é uma publicação anual da Comissão Pastoral da Terra que torna público os dados de conflitos ocorridos no campo no Brasil, sendo de grande relevância para o conhecimento da situação do campo brasileiro diante do avanço expressivo do capital.

A Semana de Geografia do IF Baiano vem se constituindo como um espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de Geografia, além de propiciar compartilhamento de experiências ligadas à atuação docente visando o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes de licenciatura da instituição e dos professores que atuam na Educação Básica nas escolas do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá. A produção científica realizada pelos estudantes da licenciatura e pela comunidade externa foi socializada por meio dos 52 trabalhos que foram apresentados nos 4 eixos de discussão do evento: Geografia e Educação; Geografia Física; Geografia Humana; e Geografia, Raça, Gênero e Sexualidades. Esse conjunto de temas busca responder à complexidade que envolve o ambiente escolar e o fazer geográfico na educação básica. A seguir apresentamos os resumos expandidos que contém parte do conteúdo acumulado nos debates ocorridos durante o evento e das pesquisas realizadas.

Diante disso, esperamos que os debates ocorridos durante o evento bem como os trabalhos aqui apresentados contribuam para oferecer ao/a futuro/a e atual professor/a de geografia um domínio teórico-conceitual, pedagógico e prático de temas diversos. A grandiosidade deste evento direcionado especificamente à licenciatura é expressa também pela participação e envolvimento dos alunos, que se fizeram presentes de forma efetiva, seja como monitores e colaboradores para a organização logística, seja pela participação nas mesas redondas, rodas de conversa, ou ainda apresentando pesquisas e relatos por eles elaborados.

Desejamos uma boa leitura!

Comissão organizadora da III Semana de Geografia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br