IF Baiano promove ações de prevenção ao coronavírus e pede apoio da comunidade acadêmica

Categoria: Sem categoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) vem se mobilizando e executando medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus)

Desde a segunda-feira, 16, até a próxima sexta-feira, 20, aulas e demais atividades acadêmicas estão suspensas em todos os 14 campi da instituição, com manutenção apenas das atividades essenciais. Além de seguir os protocolos dos órgãos como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o IF Baiano vem estimulando que a comunidade permaneça em suas residências, faça reuniões por videoconferência, cancele eventos, visitas técnicas e quaisquer atividades que envolvam aglomerações. 

Também foi editada, na última semana, uma instrução normativa, com orientações às unidades, a qual deverá ser reavaliada até sexta-feira, dia 20. “A partir disso, provavelmente, seguiremos o decreto do governo do estado, que também nos atinge”, adiantou o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte.  

Com o intuito de monitorar os encaminhamentos apresentados pelos órgãos oficiais nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e direcionar ações de enfrentamento à contaminação acelerada do novo coronavírus, foi criado, na última segunda-feira, 16, um Comitê Central de Acompanhamento a Ameaça do COVID-19, que vem atuando em conjunto com Comitês Locais de todos os campi do Instituto. 

Dentre as atividades executadas pelo Comitê até o momento, estão: participação em reunião com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para definição conjunta das medidas emergenciais a serem tomadas; elaboração de diretrizes e protocolos de atendimento; e elaboração de material informativo com orientações sobre  medidas de prevenção. 

Para o reitor do IF Baiano é hora de proteger uns aos outros. Ele espera, ainda, contar com todos os servidores para que as medidas protetivas sejam praticadas, chamando atenção para a situação de alunos com regime de internato pleno. “Nós temos mais de 70% de alunos que são de regime de internato parcial, ou seja, permanecem por volta de doze horas conosco e boa parte desses é de regime de internato pleno, e estes seriam uma problemática muito grande se nós chegássemos a uma situação de contaminação dentro das unidades. Seria uma situação muito grave. Não poderíamos mandar para a família e nem poderíamos manter no campus”, explicou o dirigente máximo da instituição. 

Para mais informações, entre em contato com o Comitê Central via comite.covid@reitoria.ifbaiano.edu.br (Geral) e com os comitês locais, utilizando o mesmo endereço de e-mail, mas substituindo “reitoria” pelo nome da unidade (ex: comite.covid@urucuca.ifbaiano.edu.br).

Acesse também:

Nota informativa sobre suspensão de atividades

Instrução Normativa 19/2020 – RET-GAB/RET/IFBAIANO, DE 13 de março de 2020

Apresentação do Comitê Central de Acompanhamento a Ameaça do COVID-19

Material de divulgação com medidas de prevenção