Campus Santa Inês
Licenciatura em Ciências Biológicas
Perfil do Curso
Última atualização: 31/08/2017 - 14:21 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:43 horas

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano, Campus Santa Inês, é composto por docentes com experiência em diferentes níveis de ensino e modalidades, bem como em atividades de pesquisa e extensão, o que favorece a efetivação de seus objetivos. Além disso, o curso possui infraestrutura e materiais de ensino adequados para a formação de recursos humanos competentes, capazes de mobilizar os saberes acadêmicos adquiridos e aplicá-los em diferentes contextos.

As diretrizes curriculares nacionais para a Licenciatura em Ciências Biológicas indica que o curso deve ter um perfil direcionado para a constante consolidação do seu objeto de estudo, a partir do conhecimento das variadas interações entre o binômio sociedade-natureza. Logo, seu caráter teórico-metodológico deve considerar o importante diálogo com outras áreas do conhecimento, com o objetivo de compreender a complexidade dos fenômenos naturais e humanos de forma orgânica, a fim de constituí-lo em uma totalidade dinâmica.

Desta forma, o licenciado que atua no ensino fundamental e médio deve manter-se atualizado e apto a acompanhar as transformações teórico-práticas da sua área de atuação, considerando sempre as necessidades contemporâneas. Trata-se de um desafio constante a inserção desse profissional nos diferentes espaços ambientais e sociais, nos quais as situações instantâneas afetam diretamente o cotidiano dos indivíduos. Assim, o profissional licenciado, além de lecionar na Educação Básica, está apto a participar e coordenar equipes de estudos voltados para o planejamento do ensino, tendo, portanto, um papel relevante na constituição da educação do país.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br