Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
TCC ADS
Última atualização: 14/09/2023 - 0:16 horas | Data de publicação: 24/09/2018 - 14:10 horas

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, previsto na matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, consiste em um trabalho individual, com temática definida pelo discente e relacionada às atribuições profissionais.

Este componente curricular deve ser desenvolvido sob a regência de um professor orientador e o acompanhamento da coordenação do curso, e tem como pré-requisito os componentes de Metodologia de Pesquisa Científica e Tópicos de Pesquisa em Computação, que vão dar os fundamentos metodológicos para o desenvolvimento do trabalho. Ou seja, para cursar o componente TCC, o/a discente deve estar obrigatoriamente aprovado/a em Metodologia da Pesquisa Científica e Tópicos de Pesquisa em Computação, oferecidas em semestres anteriores.

O Trabalho de Conclusão de Curso visa propiciar aos estudantes a integração e a aplicação dos conhecimentos teóricos trabalhados no currículo e adquiridos no decorrer do curso com a realidade cotidiana na prática profissional, permitindo-lhes, assim, uma vivência contextualizada no mundo do trabalho, no qual estão envolvidos os aspectos técnicos, científicos, sociais e humanos da profissão.

Além de promover a consolidação das competências e habilidades, conduzindo ao fortalecimento da prática profissional, essa atividade tem também como objetivo facilitar o desenvolvimento do espírito crítico e empreendedor do estudante, possibilitando-lhe uma melhor atuação quando do seu ingresso no mundo do trabalho.

O desenvolvimento do trabalho ocorrerá conforme previsto na matriz curricular, sendo o cumprimento desta carga horária condição imprescindível para a obtenção do grau de Tecnólogo em ADS. A carga horária proposta para o componente curricular se refere ao tempo necessário para que o estudante possa realizar além das atividades acadêmicas ou laborais, quando for o caso, realizar aquelas atividades acadêmicas inerentes ao projeto.

O estudante em TCC dará continuidade aos trabalhos realizados na disciplina Tópicos de Pesquisa em Computação que se  baseou nos seguintes procedimentos:

  • Escolher um orientador para o Projeto;
  • Definir um tema em concordância com o orientador;
  • Estabelecer objetivos, metodologia do projeto e cronograma;
  • Apresentação dos artefatos produzidos para uma banca examinadora.

O componente Tópicos de Pesquisa em Computação, tendo um caráter temático metodológico e formalizador, dará ao estudante a oportunidade de escolher, revisar e aplicar os conteúdos aprendidos, iniciando ou dando continuidade ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa, tendo como base os critérios da metodologia científica, também vistos no componente curricular Metodologia de Pesquisa Científica.

Demais informações, bem como as normas a serem seguidas para o TCC, estão explicitadas nos documentos Regulamento de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) de Graduação Presencias do IFBAIANO e Regulamento para elaboração do trabalho de conclusão do curso tecnólogo em ADS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu, elaborado e revisado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Documentos envolvidos no TCC:

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Cursos de Graduação Presencias do IFBAIANO (2016)

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso Tecnólogo em ADS (2021)

*Obs.: Todos os documentos necessários, encontram-se nos anexos do Regulamento.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br