Campus Santa Inês
Licenciatura em Geografia
Critérios de Avaliação
Última atualização: 07/05/2020 - 16:12 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:44 horas

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Definimos o perfil dos egressos do curso, estabelecido coletivamente nesse PPC, e os objetivos de aprendizagem definidos em cada componente curricular como os parâmetros orientadores de critérios de avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O que implica no acompanhamento contínuo da construção de competências e habilidades essenciais ao exercício da docência no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.

O processo contínuo de avaliação, conforme orientações estabelecidas em regimento interno, poderá ser sistematizado e diluído em até três unidades avaliativas que devem ser autonomamente definidas e planejadas pelos docentes responsáveis por cada componente curricular sendo garantidas as especificidades de cada área e os objetivos da formação.

Além das avaliações escritas individuais (provas), a produção de textos científicos (fichamentos, resenhas, relatórios, papers e artigos científicos), a organização e apresentação de seminários, a realização de estudos diagnósticos, projetos de pesquisa e de intervenção e a elaboração de oficinas pedagógicas são alguns dos possíveis instrumentos avaliativos do processo de ensino-aprendizagem.

Dentre as ações previstas para atendimento mais individualizado de educandos que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas durante as aulas, destacamos além do suporte de uma equipe pedagógica e de assistência psicológica, a disponibilização de parte da carga horária docente, prevista no PIT (Plano individual de Trabalho), para orientação desses educandos.

Para realizar o acompanhamento a estudantes com necessidades específicas, o NAPNE(Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especificas) adota os seguintes procedimentos:

*   Está presente nas reuniões de planejamento, onde se escutam queixas dos docentes em relação às turmas, ou a alguns alunos especificamente;

*   Receber contribuições de estudantes que apontam haver na sala de aula algum caso incomum;

*  Orientar aos professores que fiquem atentos na sala de aula aos comportamentos e atitudes de alunos que fogem do que é comum entre eles; ou alguma dificuldade acentuada que chame a atenção dos colegas e do próprio professor;

*   Receber encaminhamentos feitos pelo setor de assistência ao educando, pelas coordenações de cursos e pelo setor psicossocial do Câmpus.

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