Bacharelado em Sistemas de Informação
Critérios de Avaliação
Última atualização: 31/07/2024 - 15:38 horas | Data de publicação: 14/03/2024 - 10:39 horas

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é contínua, diagnóstica, cumulativa, sistemática e compartilhada, permitindo identificar dificuldades e reorientar o planejamento educacional. O objetivo é garantir a construção e reconstrução do conhecimento e desenvolver hábitos e atitudes coerentes com a formação integral do profissional-cidadão. Para isso, são utilizados diversos instrumentos de avaliação que abrangem os conteúdos dos componentes curriculares do curso.

Cálculo da Avaliação

1. Proporcionalidade das Avaliações: As avaliações são realizadas deacordo com a carga horária das disciplinas. Cada componente curriculardeve ter no mínimo dois instrumentos de avaliação ao longo do períodoletivo.

2. Média Aritmética: A aprovação nos componentes curriculares é baseadana obtenção de uma média aritmética mínima de 7 (sete) a partir doconjunto das avaliações realizadas.

3. Avaliações Diversificadas: Os instrumentos de avaliação devem serdiversificados e incluir:o Provas escritaso Trabalhos práticoso Seminárioso Projetos interdisciplinares

4. Desenvolvimento das Capacidades: As avaliações são elaboradas demodo a desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio, interpretação earticulação entre teoria e prática, considerando suas experiências econhecimentos prévios.

5. Critérios de Avaliação:

Interação Dialógica: Envolver a interação dos sujeitos noprocesso de construção do conhecimento.

Formação Integral: Promover a formação integral do cidadão comuma visão crítica sobre diversos aspectos como sociedade,educação e cultura.

Perspectiva Interdisciplinar: Compatibilizar métodos e técnicasde ensino, pesquisa e extensão.

Diversidade Sociocultural: Utilizar a diversidade sociocultural como premissa para a construção do conhecimento.

Estas orientações garantem que o processo avaliativo seja justo, inclusivo e orientado para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem


AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

Os processos de avaliação na Instituição serão permanentes e conduzidos sob a responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com periodicidade estabelecida, tendo por base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os princípios da avaliação do curso serão pautados no respeito à diversidade e ao desenvolvimento integral do cidadão, buscando verificar os elementos que compõem a Instituição e a proposta de uma educação de qualidade. A avaliação dos cursos superiores e de qualificação será realizada através de avaliação interna (autoavaliação) e externa, desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional do Ministério da Educação (SETEC/MEC). A avaliação dos cursos aborda dimensões e indicadores levando em consideração aspectos relativos ao desenvolvimento pedagógico e administrativo, tendo como objetivos específicos identificar pontos relevantes e críticos que interferem na qualidade do curso, avaliar o desenvolvimento didático-pedagógico e verificar o envolvimento do corpo docente.


AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO

Visando garantir a qualidade dos cursos ofertados, é levada em consideração a necessidade de identificar constantemente as condições de ensino dos cursos, mediante avaliação das dimensões do currículo, corpo docente e infraestrutura física e material. As orientações relacionadas à avaliação poderão ser adequadas em consequência da necessidade de atendimento à legislação vigente, principalmente as definidas por meio da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. A autoavaliação do curso é uma prática contínua que busca não apenas verificar o cumprimento dos objetivos educacionais estabelecidos, mas também aprimorar constantemente a qualidade do ensino oferecido, adaptando-se às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br