Com o avanço na identificação dos riscos nos processos, aumentamos consideravelmente a possibilidade de mitigação, permitindo, entre outras coisas, tomar decisões de forma mais adequada, à implementação da gestão de riscos no IF Baiano continuou adotando iniciativas que permitiram obter segurança sistemática no cumprimento dos objetivos estratégicos.
O Comitê de Governança, Riscos e Controle (CGRC), instância responsável pela promoção, liderança e supervisão da gestão de riscos e dos controles internos no IF Baiano, desenvolveu trabalho de análise de riscos importante para o enfrentamento desse cenário de constantes incertezas e, consequentemente, para minimizar o impacto em relação aos objetivos e metas estabelecidas.
Foram realizadas 15 (quinze) reuniões desse Colegiado, mais que o triplo do ano de 2019, quando foram realizadas quatro, seguindo o crescimento ocorrido em 2020, sendo deliberadas, discutidas e avaliadas em torno de 25 ações e diretrizes, tais como:
Figura 01: Assuntos tratados pelo CGCR por áreas em 2021
Fonte: Elaborado pela PRODIN em 2022.
Avaliação dos principais riscos, oportunidades e geração de valor institucional em nível estratégico
Os quadros seguintes apresentam as ameaças e oportunidades que caracterizaram o ambiente de atuação do IF Baiano quanto ao alcance dos objetivos estratégicos.
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DO ENSINO:
2. OPORTUNIDADES E GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DO ENSINO
A extensão é uma das formas que a instituição de ensino tem de promover a sua função social para e com a comunidade, difundindo o conhecimento científico construído no ensino e na pesquisa. Assim, busca agregar às demandas regionais das localidades onde o instituto está inserido, por meio de cursos e atividades de capacitação e qualificação, projetos, dentre outros movimentos que visam a instrumentalizar a população local para a formação cidadã, o mundo do trabalho e a transformação da própria realidade. A seguir, apresentamos as principais fontes de oportunidades e de riscos enfrentados pela Extensão no ano de 2021.
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DA EXTENSÃO
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DA EXTENSÃO
A seguir, informações sobre atividades realizadas pela Proex em 2021.
Figura 02: PROEX em números
Fonte: elaborado pela PRODIN a partir de informações da PROEX em 2022.
Gráfico 01: Quantidade de beneficiários(as) atendidos(as) pelas ações de extensão nos últimos 3 anos
Fonte: elaborado pela PROEX em 2022.
Gráfico 02: Ações extensionistas por Campus em 2021
Fonte: elaborado pela PROEX em 2022.
A pesquisa é a área responsável por desenvolver e fomentar a produção científica na instituição. Sua área de atuação perpassa ações que vão desde a educação básica até a educação superior, por meio de projetos, cursos de pós-graduação, dentre outros. Os resultados de seus trabalhos se mostram estratégicos para o desenvolvimento e promoção da ciência e da tecnologia no país.
A seguir, apresentamos as principais fontes de riscos e oportunidades vivenciados pela pesquisa em 2021.
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DA PESQUISA
A área de gestão de pessoas é a área estratégica responsável por gerenciar a vida laboral dos(as) servidores(as) e atividades correlatas buscando o desenvolvimento da carreira, da condição de trabalho, da formação e capacitação, da saúde, etc.
A seguir apresentamos as principais fontes de riscos e oportunidades apresentados pela DGP em 2021.
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE PESSOAS
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE PESSOAS
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE TI
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE TI
Modelo de governança de TI
Os avanços da tecnologia no tratamento da informação colocam a área de TIC em uma posição de grande importância nas organizações. O seu papel é fundamental no planejamento e na implantação das estratégias institucionais, atuando como área de apoio essencial desde a execução das atividades rotineiras e operacionais até o apoio às decisões de natureza estratégica. Constata-se, nos últimos anos, uma tendência ao aumento da necessidade de mecanismos de governança de TI no setor público, em todas as suas esferas. Tais mecanismos devem estar voltados para o planejamento e para o controle das atividades dessa área, de modo a possibilitar decisões consistentes e efetivas com impacto em maior padronização dos processos, dos serviços e dos projetos organizacionais de tecnologia da informação.
Nesse processo, o PDTI é uma ferramenta organizacional de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação que visa a atender as necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou de uma entidade para um determinado período. O PDTI foi elaborado pelo Grupo de Trabalho, constituído através da portaria n.º 1.447/2019 – RET-GAB/RET/IFBAIANO, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em concordância com as orientações do Plano Diretor Institucional (PDI), do Guia do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) e as legislações vigentes que direcionam as ações de TI.O PDTI abrange as atividades relacionadas à tecnologia da informação para todas as unidades organizacionais do IF Baiano, compostas por Pró-Reitorias, Secretarias, Superintendências, Centros Acadêmicos, Unidades Acadêmicas Especializadas e Unidades Suplementares.
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
2. OPORTUNIDADES E GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL
A seguir apresentam-se os resultados da Pesquisa de Qualidade do Atendimento realizado em 2021:
Figura 02: Participantes da Pesquisa de Qualidade do Atendimento em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 03: Qualidade dos cursos ofertados em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 04: Pesquisas em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 05: Atividades de extensão em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 06: Política de assistência estudantil em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 07: Comunicação em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 08: Serviços administrativos em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 09: Acessibilidade em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 10: Instalações/acomodações em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Figura 11: Avaliação geral em 2021
Fonte: Prodin em 2022.
Parcerias
No exercício de 2021, os Núcleos de Planejamento e Parcerias Institucionais (NUPPI) nos Campi exerceram um papel relevante no apoio para concretização dos acordos. Para tanto, contaram com acompanhamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e da Coordenação de Parcerias Institucionais (Copin) que empreenderam capacitações online, criação e aprimoramento de instrumentos, documentos e fluxo de processos para a formalização de parcerias, todos disponibilizados no site do IF Baiano, aba Desenvolvimento Institucional/Parcerias, com fulcro na sustentabilidade das atividades institucionais, aqui entendido como efetividade na e da gestão. Para além disso, ressalta-se a inclusão na legislação que regulamenta as relações entre o IF Baiano e as fundações de apoio, da possibilidade de recebimento de bolsas pelos servidores da categoria de técnico-administrativos, por meio de programas e projetos promovidos por agências oficiais de fomento. Os quais possuem metas e resultados pré-definidos, situação que se consolida como mais uma ferramenta direcionada à melhoria da qualificação técnica, científica e acadêmica dos servidores, além de concorrer desta forma, para melhoria mensurável das condições do IF Baiano, na perspectiva de cumprimento eficiente e eficaz de sua missão.
Evidencia-se também, que apesar do contexto de pandemia provocado pela COVID-19, o IF Baiano, com toda a adversidade, implementou 21(vinte e uma) parcerias com diversos segmentos da sociedade e órgãos públicos, com os mais diversos objetos e objetivos, no prisma do ensino, pesquisa e extensão, além de possuir protocolos de intenção que se encontram em tramitação e/ou entendimentos.
Todos esses esforços foram empreendidos, no intuito de realizar otimização de recursos; aprimoramento da cadeia produtiva; geração de conhecimentos complementares, como: tecnologia e ferramentas que resultam na oferta de serviços inovadores para atender à missão do Instituto Federal Baiano, em especial, o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Número de Parcerias Formalizadas
Internacionalização
Em 2021, com a consolidação da reestruturação da internacionalização, criamos o Guia Institucional de Procedimentos e Parcerias do IF Baiano, com o objetivo de orientar servidores(as) e comunidade interna e externa sobre os procedimentos para seleção, formalização, celebração, acompanhamento, execução, fiscalização e finalização de parcerias institucionais nacionais e internacionais. Além disso, iniciamos as tratativas com instituições estrangeiras, formalizando dois acordos de cooperação técnica com instituições de educação em Portugal e no México, o que possibilitará as trocas de saberes e participações em ações de mobilidade de servidores(as) e estudantes, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem.
Ainda em contexto de pandemia, tivemos um aumento substancial de ações de internacionalização e destaque na produção e difusão de conhecimento produzido no IF Baiano em redes de cooperação internacional, com aumento superior a 100% no número de ações em relação ao ano de 2020. Para 2021, temos, portanto, 82 ações, divididas entre:
Publicações internacionais em 2021:
Planejamento estratégico
Realização das Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAEs)
As RAEs fornecem dados e fatos que asseguram uma gestão objetiva da estratégia. Dessa forma o IF Baiano vem ao longo dos últimos anos buscando incentivar e aumentar o número de reuniões realizadas, conforme demonstrado no gráfico abaixo, com o propósito de cada vez mais qualificar nosso caminho em busca da melhora dos índices e das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional.
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Principais fontes de riscos identificados pela gestão orçamentaria e financeira:
Oportunidades de geração de valor institucional identificados:
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