Ministério da Educação
Relatório de Gestão 2021

Mensagem do Reitor
Última atualização: 16/05/2022 - 13:20 horas | Data de publicação: 26/04/2022 - 16:04 horas

Aécio José Araújo Passos Duarte
Reitor do IF Baiano

Estimada comunidade,

O ano de 2021 se caracterizou, prioritariamente, pela renovação das nossas esperanças de fortalecimento das nossas atividades institucionais no contexto de pandemia. Nunca deixamos de acreditar que, junto às instâncias colegiadas, iríamos reconstruir nosso planejamento para o retorno gradual e seguro de nossas ações presenciais. A manutenção dos espaços de diálogo, aliada aos índices de queda de contaminação pela COVID-19, nos propiciou visualizar que cada um(a) de nós teria papel ativo(a) na reconfiguração institucional.

Dessa maneira, o IF Baiano precisou restabelecer sua forma de atuar junto às comunidades interna e externa. Saímos forçosamente dos espaços físicos do nosso Instituto, e o IF Baiano adentrou as nossas casas a partir da forma remota de trabalho, delineando novas rotinas. O ambiente acadêmico foi adaptado a novos métodos de atividade para disponibilizar, da melhor forma possível, as ações de ensino, de pesquisa e de extensão com as exigências do momento, sempre defendendo a preservação da vida e a integridade de nossos(as) estudantes e servidores(as).

Trabalhamos em ações voltadas ao desenvolvimento de projetos que contribuíram para o enfrentamento da pandemia, como a produção de equipamentos de proteção individual, que distribuímos para diferentes instituições. Nossos(as) estudantes e servidores(as) desenvolveram diferentes soluções técnicas com o intuito de ajudar as pessoas no atual contexto. Um grande exemplo é o projeto “PROEJA em Movimento”. Buscamos ampliar e inovar as estratégias de permanência dos(as) estudantes, através da nossa Política de Assistência Estudantil, com distribuição de kits de alimentação para os(as) nossos(as) estudantes de maior vulnerabilidade social, além termos adquirido soluções para acesso à internet, com a aplicação do projeto “Alunos conectados”, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).

Outras ações realizadas pelo IF Baiano merecem destaque. A instituição se mobilizou para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que devastaram o Sul e o Sudoeste da Bahia. Algumas de nossas unidades, mediante o recebimento e o transporte de doações arrecadadas na Reitoria e nos campi, encaminharam, às cidades fortemente atingidas pelas enchentes, donativos arrecadados pela “Chamada Solidária”, em Salvador, que foram entregues em Valença, Itapetinga, Uruçuca, Ubaíra e Santa Inês.

Também fomos premiados em projetos apresentados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e executamos obras (como a construção da quadra poliesportiva e do refeitório nos Campi Xique-Xique, Itaberaba e Guanambi). Além disso, foram realizadas intervenções nas outras unidades do IF Baiano.

Reforçamos o nosso compromisso de construir e de consolidar a internacionalização, por meio do constante diálogo, que visou ao fortalecimento de laços bilaterais internacionais. Formalizamos parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, que irá promover conosco ações de mobilidade e de intercâmbio de estudantes e de servidores(as), bem como iniciamos as tratativas necessárias para verticalizarmos essa parceria e para desenvolvermos outras, visando, especialmente, à dupla titulação de nossos(as) estudantes.

Ressaltamos que não abrimos mão dos nossos maiores eventos institucionais, como o Festival de Arte e Música (FamIF Baiano Digital), a Feira dos Municípios, a Mostra de Iniciação Científica da Bahia (FEMMIC), o II Congresso do IF Baiano, destacando-se o II Simpósio de Internacionalização (Sinter), além da termos realizado diferentes eventos nos nossos campi, de modo a promover ações de formação para a cidadania que propiciem o desenvolvimento socioeconômico, ambiental, cultural e político da comunidade.

Aprovamos em 2021, a Política de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental (Pirapora), que tem como demanda principal a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, bem como a capacitação de gestores(as), de servidores(as) e da comunidade escolar para a educação ambiental. Trata-se, sem dúvida, de mais uma política importante para incentivar o desenvolvimento sustentável em nossa instituição.

Portanto, o êxito institucional conquistado em 2021 evidenciou os esforços e a dedicação de todos(as) que, juntos(as), mesmo com o contingenciamento orçamentário, continuamos a realizar nossas atividades finalísticas de ensino, de pesquisa e de extensão com a mesma dedicação de sempre.

Mais uma vez, asseguramos o processo democrático no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Conseguimos informatizar as eleições para Diretor(a) Geral e para Reitor(a), com um sistema que garantiu a integridade do processo eleitoral, tendo como premissa inalienável a manutenção da vida e a segurança da nossa comunidade. Isso tudo graças ao empenho das pessoas envolvidas.

Continuamos o nosso trabalho com o zelo de sempre, prezando pela qualidade dos serviços prestados e pela responsabilidade social. Desejamos saúde e perseverança a todos(as), tendo plena certeza de que, com a nossa união, continuaremos a avançar e a caminhar com diálogo franco, honesto e comprometido. Vamos superar os obstáculos e seguir em frente!

Por fim, asseguro a integridade deste Relatório, construído com a participação das diversas áreas do nosso Instituto e aprovado pelo Conselho Superior como parte da prestação de contas relativa ao exercício de 2021.