No dia 19 de março os profissionais do Curso de Especialização em Práticas Educativas para a Aprendizagem Colaborativa participaram de Momento Formativo promovido pela instituição. Esse evento teve como objetivo promover reflexões introdutórias sobre concepções da Aprendizagem Colaborativa e o espírito da colaboração entre os seus profissionais, fazendo parte da constituição da identidade do curso. Essa formação contou com a participação de 15 profissionais, tendo representantes da gestão do campus, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE), assim como de docentes que ministrarão os componentes curricular do curso.
Nesse momento de formação foi promovida a oportunidade de vivência em Aprendizagem Colaborativa, com participação numa atividade em grupos denominada “A Ilha Perdida” que mexeu com a imaginação dos participantes, provocou muitas risadas, promoveu reflexões sobre a prática e possibilitou a introdução aos pensamentos de teóricos que contribuem para a aprendizagem colaborativa.
As reflexões sobre a participação evidenciaram os sentimentos que emergiram dos integrantes de cada grupo nos seu investimentos na realização da atividade Ilha Perdida. A partir de um jogo de cartas com desenhos aleatórios e do acesso as instruções sobre a atividade, foi possível acionar percepções de concepções e características da aprendizagem colaborativa. Expressões como “aprender com o outro”, “escuta sensível” e “comunicação horizontalizada” se constituíram como marcadores das percepções dos participantes.
Pensado no formato de co-formação esse evento faz parte do Plano de Qualificação do Curso e se estenderá por novas datas, aprofundando o pensamento e aprimorando as ações em Aprendizagem Colaborativa. Novas aventuras virão!