Instituto Federal Baiano
PDI 2021-2025

Metodologia do PDI 2021-2025
Última atualização: 02/06/2021 - 7:38 horas | Data de publicação: 16/01/2019 - 13:01 horas

Para a elaboração do PDI 2021-2025, foram utilizados recursos presenciais e à distância.

A prioridade para a construção do PDI 2021-2025 foi a ampla participação da comunidade do IF Baiano: estudantes e seus responsáveis, professores, servidores técnicos, terceirizados e estagiários, egressos e comunidade externa.

Foram formadas as Comissões Central e Local e realizadas reuniões que abordaram a forma como os trabalhos seriam realizados e os enfoques que precisam ser dados para esta participação.

• Na primeira fase do processo de participação do público, em 2019, reuniões presenciais foram realizadas nos campi e reitoria, para levantar sugestões e definir diretrizes.
  • Os dados coletados nesta etapa serviram de suporte para a elaboração de um questionário, disponibilizado aqui portal para a contribuição da comunidade.
  • Nesta segunda etapa, a pesquisa online reuniu informações para avaliar as prioridades do IF Baiano e principais desafios a serem superados.
  • Na terceira etapa, finalizada em 2020, a minuta do documento foi disponibilizada para consulta pública e sugestões de alterações no texto da proposta, por meio de um formulário específico. Nesta fase, o público pôde acessar o documento e sugerir aprimoramentos nas diretrizes, valores, ações, iniciativas, indicadores e metas institucionais, bem como indicar pontos relevantes para adição ao Plano.

Os documentos institucionais necessários e demais informações foram disponibilizados nesta página.

Um dos grandes desafios foi o início da pandemia causada pelo coronavirus durante o processo. Após alguns ajustes, as atividades foram mantidas de forma remota.

O processo de construção do PDI, mediante os fóruns realizados, a consulta à comunidade, a criação de grupo de trabalho com representações de todos os segmentos, a participação dos(as) gestores(as), dos núcleos de planejamento e parcerias institucionais, foi uma ação cooperativa e relevante para a melhoria do planejamento institucional.