PODCAST

Instituto Federal Baiano

Episódio 03 – Os desafios para a aplicação da Lei 10.639/03
Última atualização: 10/02/2023 - 8:44 horas | Data de publicação: 10/02/2023 - 8:44 horas

Você já leu a Lei 10.639/03? Sabe do que se trata?

Pois bem, ela é a lei que obriga a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo da Rede de Ensino brasileira. Uma conquista necessária, mas que encontra várias barreiras dentro e fora das salas de aula.

Basta pensar em quantas vezes esse tema foi abordado na sua formação e o quanto de conhecimento tem a respeito. Você se sente preparado(a)?

No episódio do Papo Ciência de hoje, a professora Shauane Nunes e a psicóloga Laisla Rocha conversam com a jornalista Wanda Chase e destrincham os desafios para a aplicação da Lei 10.639/03. Repensar currículos e realidades pedagógicas, mobilizar a comunidade acadêmica e apontar para uma educação antirracista são alguns deles.

Shauane é docente do IF Baiano, doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e participa do grupo de pesquisa intitulado Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamento Territoriais (GPECT). Ela é líder do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa no Semiárido Baiano e coordenadora de Ensino no Campus Xique-Xique.

Laisla é psicóloga do IF Baiano, lotada no Campus Xique-Xique. Mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), ela é pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Anticolonialismo, Linguagens e Subjetividades e Técnica no Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias.