PODCAST

Instituto Federal Baiano

Episódio 02 – Racismo Institucional
Última atualização: 10/02/2023 - 8:42 horas | Data de publicação: 10/02/2023 - 8:42 horas

Você sabia que, nos anos 1980, anúncios de emprego exigiam qualificação racial? É possível achar que isso está antigo e superado, mas não! O sistema se adapta e cria novos mecanismos de filtro racial. Até hoje, empresas pedem/exigem fotos dos(as) candidatos(as) nos currículos. Alguém sugere um dos motivos?

Provavelmente, você tem uma resposta imediata. Mas o nosso convite é para avançarmos na reflexão. E isso é o que Samuel Vida e Rafaela Melo, sob a condução de Wanda Chase, fazem no episódio de hoje – o segundo do Papo Ciência Especial!

Nele, os entrevistados abordam o racismo estrutural institucionalizado de diversas formas. Dentre elas, faz-nos pensar como o imaginário simbólico da competência e do mérito esteve [ou ainda está] associado a uma hierarquia desigual racial.

Samuel é professor de Direito e coordenador do Programa Direito e Relações Raciais na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutorando na Universidade de Brasília (UnB). Já Rafaela é professora de Sociologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no IF Baiano. Além disso, ela é presidente da Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas do Instituto, mestra pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutoranda na UFBA.