PODCAST

Instituto Federal Baiano

Os NEABIs e a implementação da Lei nº 10.639/03
Última atualização: 02/09/2024 - 15:32 horas | Data de publicação: 02/09/2024 - 15:32 horas

Os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) são grupos de trabalho que atuam nos campi do IF Baiano, nos quais são desenvolvidos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com as temáticas afro-brasileiras e indígenas, estabelecendo relações estreitas com as comunidades em que atuam. Dentre outras atividades, os NEABIs vêm para assessorar a aplicação da lei nº 10.639/2003. Mas quais são as estratégias para que os estudos étnico-raciais, as questões históricas e culturais da população negra sejam plenamente contemplados em sala de aula, como previsto na Lei?

Os professores Bruno da Mata, Juracy Lima, Geovanio Nascimento e Ivo Ferreira, sob a mediação da apresentadora Wanda Chase, convidam-nos à reflexão sobre a importância dos NEABIs no âmbito do IF Baiano, nas discussões e na aplicação da Lei nº 10.639/2003. Toda essa reflexão você encontra aqui, no Papo Ciência Edição Especial – Episódio 11.

Prof. Bruno da Mata
Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004), mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2009) e atualmente é professor de filosofia no Instituto Federal Baiano. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Lógica, epistemologia, Filosofia da Ciência e Filosofia da Linguagem.

Prof. Juracy Lima
Bacharelou-se em Artes Plásticas Pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – EBA / UFBA em 1996. Desde 1994, atuando na área de Arte-Educação nos ensinos fundamental e médio, em escolas particulares e no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia- CEFET entre 2004 e 2006, como professor substituto para a disciplina de Arte. Desde 2010 trabalha como professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim. Entre 2011 e 2012 fez o curso de pós-graduação em artes, o Arteduca – Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, pelo Ida – Instituto de arte da UNB.

Prof. Geovanio Silva do Nascimento
Licenciado em Letras – dupla habilitação Vernáculas/Espanhol (UEFS-2009). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola (IBPEX-2012), Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com ênfase em Linguística de Corpus e Estudos da Tradução. Professor de Língua Espanhola no Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI/IF BAIANO-SANTA INÊS (2013 a 2016) – e o programa Idioma sem Fronteira e-TEC no IF Baiano (2014 a 2015). Coordenador da área de Língua Espanhola no Programa Portal: ensino-aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural da UEFS.

Prof. Ivo Ferreira de Jesus
Doutor em Letras (Literatura) pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – (2006 – 2008), pós-graduado em História e Cultura afrobrasileira pela Fundação Visconde de Cairu (2005), e em Comunicação (Radialismo). Graduado em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira (francês) pela Universidade Federal da Bahia – (UFBa) (1997). Atualmente é professor D.E. do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), professor voluntário (desde 1993) do Instituto Cultural Steve Biko e pesquisador e editor da revista Africanías do NGEAALC (Núcleo do Grupo de estudos africanos e afro-brasileiros de línguas e culturas) da Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Tem experiência de ensino nas áreas de Letras, (Disciplinas: Língua portuguesa, teoria da literatura e literatura brasileira), Biologia, Engenharia, Administração, Pedagogia ( disciplina: Comunicação), Direito (Disciplina: Português jurídico), Estudos sobre a África e os afro-brasileiros (pós-graduação), Educação Inclusiva (Disciplina: Identidade e língua – pós-graduação) e Gestão de pessoas (disciplina: metodologia da pesquisa – pós-graduação).