PODCAST

Instituto Federal Baiano

Episódio 07 – O ensino da Matemática e a Lei nº 10.639/03
Última atualização: 02/09/2024 - 15:18 horas | Data de publicação: 02/09/2024 - 15:18 horas

A Lei n. 10.639, muitas vezes, só é abordada em eventos pontuais, como o Dia da Consciência Negra, o 2 de Julho e a Revolta dos Malês. Mas você já parou pra pensar como ela pode [e deve] ser inserida quando o assunto é Matemática?!

No episódio do Papo Ciência desta semana, os professores Simone Moraes (UFBA) e José Carlos Ferreira (IF Baiano) nos levam a repensar conceitos matemáticos e formas de produzir conhecimento, introduzindo a possibilidade de questionar o próprio currículo escolar.

Simone compartilha suas experiências com o ensino da Matemática por meio dos jogos africanos, além de atividades e oficinas criadas com elementos que ressaltam as riquezas das culturas africanas. José Carlos também defende a introdução de saberes afrodiaspóricos na prática curricular e, entre outros assuntos, divide sua vivência no Laboratório Afrolan.

É a ciência vivendo o continente africano!

Simone Moraes é doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fez estágio pós-doutoral na Universidade de Valência, na Espanha. Ela é professora Associada IV do Departamento de Matemática da UFBA. Desde 2018, a docente tem desenvolvido o projeto de extensão Jogos Africanos e Matemática, que possibilita a abordagem do tema transversal: cultura africana nas aulas de Matemática dos ensinos fundamental e médio.

José Carlos Ferreira é mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ele é professor do IF Baiano, Campus Uruçuca, e atualmente está licenciado para doutoramento. O docente tem experiência em temas como jogos africanos, afroetnomatemática e se destacou como coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (IF Baiano | Neabi-Campus Uruçuca) e membro do Grupo de Estudo Matemática e Cultura (UESC).

Venha participar desse Papo Ciência!