PODCAST

Instituto Federal Baiano

Episódio 06 – As Artes e a Lei nº 10.639/03
Última atualização: 02/09/2024 - 15:12 horas | Data de publicação: 02/09/2024 - 15:12 horas

Quais são as suas referências artísticas? Já parou para pensar de onde vem a estética da arte que você consome? Durante muito tempo, aquilo ensinado como belo foi, e por vezes permanece, proveniente de uma elite branca e europeia.

Dificilmente, na história do Brasil, negros(as) e indígenas, por exemplo, puderam frequentar os espaços formais de arte. As implicações dessa realidade continuam sendo vistas na arte e cultura aceitas e repassadas.

No episódio do Papo Ciência desta semana, intitulado “As artes e a Lei nº 10.639/03”, os professores Tássio Ferreira e Nelma Barbosa destacam a importância dessa lei para que as expressões artísticas advindas de negros(as), indígenas e de várias comunidades tradicionais entrem em cena e sejam reconhecidas como arte.

Tássio Ferreira é produtor cultural e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é docente da Universidade Federal do Sul da Bahia e, entre várias atividades, lidera o Grupo de Pesquisa Aldeia: Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB/CNPq).

Nelma Barbosa é doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA e é docente do IF Baiano, Campus Valença. Nelma coordenou o Grupo de Projetos Especiais (GPE) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores da Bahia, da Secretaria Estadual de Educação. Atualmente, coordena o Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO).