Abordagens do Mestrado Profissional em Produção Vegetal
Pretende-se abordar aspectos referentes à utilização dos recursos naturais do semiárido, solo e água, para produção e experimentação de culturas em condições de irrigação e sequeiro. Abordagem dos fundamentos socioeconômicos, botânicos, ecofisiológicos, de nutrição, de fertilidade do solo, genéticos e de melhoramento de culturas frutíferas (abacaxizeiro, bananeira, mangueira e maracujazeiro), culturas anuais (algodão, feijão vigna, sorgo), mandioca e culturas xerófitas (palma forrageira e umbuzeiro), com ênfase para o desenvolvimento sustentado, a resiliência e a segurança produtiva, de forma a promover um maior equilíbrio socioeconômico e ambiental em toda a cadeia produtiva do semiárido. Enfoque no uso de estratégias agroecológicas, mais aplicadas à agricultura familiar e biologicamente mais dependentes do ambiente natural e de soluções de engenharia no ambiente natural, mais aplicadas à agricultura empresarial pequena ou grande, como engenharia de água, solo e ambiência.
Linhas de Pesquisa:
Descrição da Linha de Agricultura Irrigada
Nesta linha de pesquisa a ênfase será no desenvolvimento de atividades voltadas para produção de culturas irrigadas; captação e uso racional de águas superficiais e subterrâneas; análise, projeto e gerenciamento de sistema de irrigação mais eficiente. Estratégias mais aplicadas à agricultura empresarial pequena ou grande, porém mais associadas a ações da engenharia no ambiente natural.
Descrição da Linha de Agricultura de Sequeiro
Nesta linha de pesquisa a ênfase será no desenvolvimento de atividades voltadas para exploração sustentável de culturas sob condição de sequeiro. Estratégias mais aplicadas à agricultura familiar e biologicamente mais dependentes do ambiente natural. Atividades relacionadas à coleta, armazenamento e uso de água da chuva; produção de culturas anuais e xerófitas.