GPEC
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Última atualização: 25/03/2021 - 10:48 horas | Data de publicação: 10/09/2020 - 10:17 horas

O Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) é integrado por professores e estudantes que atuam em pesquisas científicas como princípio educativo, e que desenvolvem projetos de divulgação científica e popularização das ciências. O grupo congrega vários núcleos que desenvolvem projetos de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica (na educação básica, técnica e superior) e abrange a Educação Científica em diversas áreas do conhecimento (multidisciplinar), com o foco na construção de uma cultura institucional de popularização das ciências e no desenvolvimento acadêmico de seus integrantes. Para isto, promove e participa de vários eventos tais como Feira de Ciências, Mostras Científicas, Exposições, Fóruns e Congressos, além de publicar uma revista, com periodicidade anual, voltada para a produção discente da educação básica e superior e de professores interessados na educação científica e na popularização das ciências.

Linhas de Pesquisas

1) Ensino de Ciências e formação de professores.

Tem como eixos investigativos as concepções, as ideias, os imaginários e os processos de formação docente, inicial e continuada. Pressupõem a elaboração de estratégias de ensino que visem a elaboração e aplicação não só de projetos em espaços formais de educação, como também em espaços não formais de ensino tais como museus, centros de ciências e feiras de ciências, com vistas ao processo de elaboração e divulgação do conhecimento científico. Desenvolve estudos sobre o papel do professor relacionados à produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino em pesquisas de natureza participante, pesquisa-ação, educar pela pesquisa, para o repensar da prática pedagógica.

2) Práticas educativas e inovações educacionais.

Objetiva promover estudos em educação científica, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, além da produção de recursos pedagógicos, materiais didáticos e o desenvolvimento de projetos educacionais de intervenção em espaços formais e não formais de educação, tomando como referências o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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