GPEC
Reunião GPEC – 07 de abril de 2021
Última atualização: 10/04/2021 - 2:30 horas | Data de publicação: 10/04/2021 - 1:43 horas

Na manhã de 07 de abril de 2021, a quinta reunião do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) contou com a apresentação da professora, Pós-doutora em ensino, Joana Fidelis da Paixão, abordando sobre a importância da utilização das QSC (questões sociocientíficas) nas perspectivas dos estudantes e dos docentes. Para estes últimos, verdadeira ressignificação de sua prática na sala de aula e extra-muros à instituição.

As argumentações com enfoque nas temáticas ambientais indicaram os benefícios oriundos da possibilidade de intercâmbio de ideais, pensamentos entre os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que conta com uma aprendizagem colaborativa, já que as QSC estão inseridas no contexto das metodologias ativas de ensino.

Por fim, a professora pontuou sobre a importância das sequencias didáticas, explanando que “devem estar alinhadas ao planejamento pedagógico bem definido e delineado visando atender aos objetivos educacionais que foram traçados”, complementando que “é importante que o professor selecione a metodologia ativa a ser utilizada, que defina roteiros de ações didáticas com base na relevância dos assuntos a serem debatidos e ensinados”.

A apresentação foi mediada pela mestranda do PROFEPT, campus Catu, Aline Martins Gomes e contou com a participação de professores e pesquisadores de especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorados. O tema abordado, em plena coerência com o grupo de pesquisa, tem como principal objetivo o desenvolvimento humano através da educação.

No dia 28 de abril, teremos a sexta reunião do GPEC com a participação da Profa. Dra. Silvia Figueroa (FAE-UNICAMP) palestrando sobre o tema “A História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências”. A reunião será mediada pela Profa. Dra. Maria Amélia Teixeira Blanco e pelo Prof. Ms. Daniel dos Anjos Silva.

Clique aqui e conheça toda programação do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) – Campus Catu.

CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA