GPEC
Reunião GPEC – 24 de março de 2021
Última atualização: 25/03/2021 - 10:49 horas | Data de publicação: 24/03/2021 - 22:24 horas

Na quarta reunião do GPEC, o professor Me. Abílio Peixoto do IAT/SEC-BA, convidado pela Coordenação do Grupo, apresentou a palestra “As questões sociocientíficas e os clubes de ciências na educação científica”. Em sua explanação, pontuou três de suas várias experiências com Questões Sociocientíficas (QSC), dando ênfase a “Pesquisa que investigou se as atividades educativas realizadas em um Clube de Ciências (CC) de uma escola da Rede Pública do Estado da Bahia, localizada em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador, estavam em convergência com competências e habilidades exigidas para a vida escolar com reflexos na sociedade.

Momento da apresentação do Professor pela mediadora Alessandra Cerqueira.

Relacionadas à implementação de QSC, discutiu sobre a importância da abordagem QSC na educação básica enquanto prática educacional inovadora e relatou suas experiências.

Abordagem do Professor Abílio sobre Formação Docente e Propostas para os estudantes.

Apresentou também atividades envolvendo Clube de Ciências, reiterando a importância deste como uma ferramenta de incentivo a discussão de demandas da comunidade e suas problemáticas no contexto escolar.

Explanação sobre atividades envolvendo Clube de Ciências.

Ao final do debate afirmou “que trabalhar com QSC possibilita ao estudante articular diversos saberes, com vistas a explicar os vários fenômenos presentes em seu cotidiano, a partir de um olhar mais amplo”. Ressaltou ainda “a importância de estabelecer critérios para a construção de propostas em QSC” (professor).

No dia 07 de abril, teremos a quinta reunião do GPEC, com a participação da Profa. Dra. Joana Fidelis da Paixão (PROFEPT- IF BAIANO) palestrando sobre o tema “As questões sociocientíficas e as sequencias didáticas na Educação Científica.”. A reunião será mediada as discentes da Pós graduação, Aline Gomes e Gleide Guimarães.

Clique aqui e conheça toda programação do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) – Campus Catu.

CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA