GPEC
Última atualização: 20/11/2020 - 10:47 horas | Data de publicação: 20/11/2020 - 10:47 horas

Título da obra: Educação Científica e Popularização das Ciências: práticas multirreferenciais, Vol. II

Foco Tecnológico: Divulgação Científica e Tecnológica

Área do conhecimento: Ensino (Multidisciplinar)

Organizadores: Marcelo Souza Oliveira, Maria Matilde Nascimento de Almeida e Alexandra Souza de Carvalho

O objetivo desse livro é reunir reflexões teóricas, pesquisas e relatos de experiências dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC). Tratar-se-á do seu segundo volume de coletaneas (o primeiro foi publicado pela EDUFBA, em 2016). Os textos estarão obrigatoriamente vinculados a área de concentração do GPEC e a uma das Linhas de Pesquisa: 1- Ensino de Ciências e formação de professores e 2 – Práticas educativas e inovações educacionais. No ano em que comemora dez anos de existência, o GPEC decidiu revisitar e aprofundar suas bases teóricas em reuniões quinzenais ocorridas durante a pandemia. Nesse sentido, a obra trará, na sua primeira parte, estudos de alguns de seus pesquisadores sobre as conceções que nortearão as ações do grupo nos próximos anos.  Desde de o ano de 2010, pesquisadores, discentes e egressos (do Ensino Médio Integrado ao Mestrado Profissional) do GPEC, tem desenvolvido diversos projetos de ensino, de pesquisa e extensão com as comunidades internas e interna, gerando produtos e processos educacionais no campo da educação científica, tais como o Programa Institucional de Extensão Ciência Itinerante (PCI), Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica da Bahia (FEMMIC), Feira de Iniciação Científica de Catu (FICC), Programa Formação em Recursos Humanos (PFRH) da Petrobrás, Laboratórios e Clubes de Ensino de Ciências Naturais, Humanas e de Matemática, Revista Ciência Júnior e Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. Na segunda parte da coletânea estarão agregados os capítulos com reflexões sobre algumas dessas experiências. Em virtude de ter essa coletânea a autoria de autores de diversas áreas do conhecimento,  elegemos o conceito de multirreferencialidade para ilustrar a ideia de que a educação científica pode ser lida, praticada e entendida de maneira diversa, democrática e complexa, que contribui para o processo formativo de estudantes e professores da Educação Básica.

Os organizadores.

CNPJ: 10.724.903/0001-79