Última atualização: 19/03/2019 - 14:20 horas |
Data de publicação: 03/03/2017 - 13:42 horas
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais capazes de planejar e gerenciar as atividades de cooperativas e seus respectivos negócios, além de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social por meio de sua atuação profissional como gestor de cooperativas. Dessa forma, o curso visa propor ao estudante conhecimentos acerca de sua responsabilidade social, considerando as especificidades de constituição e desenvolvimento das diversas formas organizacionais dentro do cooperativismo e associacionismo, suas necessidades na relação com o ambiente e suas estruturas internas através de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar formação humanista ao corpo discente de modo a promover o desenvolvimento de sua capacidade de compreensão da realidade e de sua habilidade para criar e implementar decisões;
- Proporcionar aos alunos conhecimento dos pressupostos, conceitos e princípios da Gestão de Cooperativas;
- Proporcionar condições para o desenvolvimento de empreendedores que sejam capazes de buscar novas fronteiras de atuação e contribuir para o avanço do desenvolvimento econômico e social através da criação e desenvolvimento de novos negócios;
- Fornecer conteúdos de formação tecnológica que permitam ao discente desenvolver, gerenciar e incentivar as diferentes atividades referentes ao associativismo.
- Formar profissionais capazes de desempenhar funções administrativas e gerenciais em organizações de natureza solidária, especialmente naquelas de características rurais.
- Formar profissionais para o desenvolvimento de perfil ético, atitude proativa e trabalho em equipe dentro dos valores do cooperativismo.
- Formar gestores capazes de elaborar e desenvolver projetos em comunidades rurais e urbanas, utilizando-se de instrumentos e conhecimentos relevantes acerca da comunicação social e das Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Formar profissionais capazes de avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
- Formar profissionais capazes de atuar em ambientes organizacionais primando pelos valores éticos, políticos e culturais, que valorize os direitos humano e a inclusão, a partir da compreensão da solidariedade como valor social.