O(a) Tecnólogo(a) em Gestão de Cooperativas deverá ser um(a) profissional com formação humanística, proativo(a) com visão estratégica, sistêmica e com espírito empreendedor. Deverá ser capaz de interagir nas especificidades regionais e locais, enfatizando empreendimentos com características rurais, em conexão ao contexto mundial, atuando como agente de mudança na gerência de sistemas organizacionais cooperativados, de forma inovadora e pautada nos princípios de justiça, equidade e ética profissional. Deverá articular métodos entre a teoria e a prática, mobilizando-os de maneira eficiente e eficaz para atender funções de natureza estratégica e tecnológica, requeridas nos empreendimentos, demonstrando sua formação intelectual, cultural, crítica, criativa, reflexiva e transformadora, nas ações de gestão de cooperativas ou outro empreendimento solidário.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Curso propiciará ao Tecnólogo(a) em Gestão de Cooperativas competências próprias ao empreendedor e profissional da área de gestão tais quais:
Fundamentar suas ações nos princípios do cooperativismo com responsabilidade social no processo de constituição e desenvolvimento de organizações solidárias;
Gerir e liderar iniciativas cooperativistas no plano da promoção humana e da transformação das estruturas sociais;
Planejar, controlar e organizar os processos de estruturação de uma cooperativa e seus cooperados;
Instrumentalizar as cooperativas a acessarem as políticas e os recursos públicos ou até mesmo privados a fim de prover apoio ao seu desenvolvimento;
Assessorar as organizações em estratégias de comunicação social;
Promover e articular o trabalho em equipes interativas e integrativas nas cooperativas;
Implementar estratégias para a utilização de novas tecnologias no ambiente de negócio;
Gerenciar os setores de uma cooperativa;
Planejar e operacionalizar o ciclo financeiro buscando eficácia e sustentabilidade das ações cooperativas;
Definir e implantar políticas de comercialização dos serviços ou produtos da cooperativa; analisando as tendências de mercado e oportunidades de negócios relacionadas a formas convencionais e não convencionais de comercialização;
Empreender projetos de implantação ou desenvolvimento de cooperativas;
Instrumentalizar a articulação com outras cooperativas ou empreendimentos solidários.