Coordenação de Extensão
Coordenação de Extensão - Campus Catu
Sobre

O QUE É EXTENSÃO?

As atividades de Extensão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), são desenvolvidas a partir das diretrizes definidas pela Resolução 7/2018, do Conselho Nacional de Educação e Regulamento de Extensão do IF Baiano, aprovado pela Resolução 46/2019, que define as ações de extensão como “processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico, que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local, regional e territorial”.

Além disso, as ações de extensão no âmbito do IF Baiano vislumbram “a necessidade de ação relacional e de diálogo com a sociedade, enfatizando demandas sociais, compactuando com um modelo inclusivo, para o qual o desenvolvimento deve ser igualitário, de modo que todos os cidadãos possam compartilhar do desenvolvimento científico e tecnológico” produzido pela instituição.


PARA QUE SERVEM AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO?


As atividades de extensão devem “primar pelo caráter emancipatório das comunidades que integram os territórios de identidade nos quais as unidades do IF Baiano estão inseridas” e devem estar diretamente relacionadas às atividades de ensino e pesquisa, priorizando o “caráter multidisciplinar que permita contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas pela instituição”.

Em síntese, podemos dizer que as ações promovidas pela Coordenação de Extensão buscam atingir três objetivos básicos:

  • aproximar a instituição da comunidade externa;
  • democratizar o conhecimento construído pela instituição e
  • contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Em outras palavras, a Extensão cria vínculos entre a instituição e a comunidade, promovendo a partilha de saberes e o desenvolvimento local e regional.


Coordenaçao de Extensão do Campus Catu

  • Kelly Cristina Oliveira da Silva  (Coordenadora de Extensão – Campus Catu)
  • E-mail: extensao@catu.ifbaiano.edu.br
  • Fernando Martins de Oliveira Neto  (Coordenador de Extensão Substituto)

O QUE É?

O Programa Ciência Itinerante é uma ação de extensão criada no Campus Catu em 1992, com a denominação de “Escola Móvel. Em 2013, esta ação foi institucionalizada e passou a ser chamada de “Ciência Itinerante”. Trata-se de um programa de divulgação e popularização das Ciências, desenvolvido por docentes, servidores e estudantes do IF Baiano – Campus Catu.

O programa se materializa por meio de apresentações de experimentos de cunho científico, demonstrações, painéis interpretativos e exposições implantadas em escolas públicas, feiras de ciências, exposições, museus, etc. A filosofia da divulgação científica e popularização das ciências de maneira lúdica é o ancoradouro teórico do programa.
O Ciência Itinerante é composto pelos grupos de estudos em Matemática, Física, Química, Suinocultura, Apicultura, Bovinocultura, Minhocultura, Agricultura, Avicultura, Robótica, Entomologia, Geociências, Linguagens, Alimentação Alternativa, Meio Ambiente e Tecnologia de Alimentos.


Quais são os principais objetivos do Programa Ciência Itinerante?


Incentivar, apoiar e promover iniciativas de diversos temas do conhecimento científico para propiciar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, oportunizando aos estudantes espaços para produzir conhecimento autoral, traduzido em linguagem simples e acessível, visando alcançar um público bastante heterogêneo que comparece às mostras.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br